E se você pudesse acessar a internet e verificar as previsões de ondas enquanto surfa?

Intel Surfboard

Duncan Scott acessa a internet com a Intel Surfboard. FotoSurf: Divulgação Intel

Irmãos Padaratz testam prancha da Intel com computador

Com tecnologia móvel Intel Centrino, agora já é possível surfar literalmente na Internet nas ondas do mar. A Intel, maior fabricante do mundo de processadores para computadores, criou a primeira prancha de surfe equipada com laptop com conexão wireless e a novidade foi testada pelos irmãos Teco e Neco Padaratz na Praia da Joaquina, em Florianópolis (SC).

Confira mais fotos

O objetivo da Intel é demonstrar o novo conceito de mobilidade sem barreiras da tecnologia Intel Centrino, que envolve um melhor desempenho, formato e peso reduzidos, bateria de duração prolongada, além de uma conexão pronta para ser utilizada nos padrões da plataforma wireless.

A prancha foi desenvolvida para o Intel Gold Coast Oceanfest 2004, evento de esporte e música realizado na Inglaterra e patrocinado pela Intel. Foram produzidas cinco pranchas e uma delas ficará no Brasil até o final do ano. Os irmãos Teco e Neco Padaratz surfaram com a prancha e vislumbraram grandes oportunidades dessa inovação para as competições de surfe.

“A idéia é fantástica. Estar no mar e de repente receber um e-mail ou mandar um e-mail para um amigo falando que tem altas ondas e até enviar a imagem via internet da gente dentro de um tubo era uma coisa inimaginável para nós. Mas, a tecnologia avança tanto e tão rápido que a Intel hoje nos apresenta esse primeiro modelo que pode no futuro ser muito importante para o nosso esporte”, falou Teco Padaratz, o primeiro a entrar no mar com a prancha equipada com laptop wireless na Praia da Joaquina.

“Fico imaginando uma competição num lugar onde a gente não consiga ouvir as notas passadas pela locução e poder ver as notas da onda que a gente acabou de surfar num computadorzinho menor que esse, acoplado na prancha com a planilha dos juízes, com as informações das notas dos adversários e de quantos pontos a gente precisa para vencer. Essa evolução tecnológica a Intel mostra hoje aqui que é possível se tornar realidade logo logo”, acredita Teco Padaratz.

Com conexão wireless, a novidade foi testada pelos irmãos Teco e Neco Padaratz, na Praia da Joaquina

Com conexão wireless, a novidade foi testada pelos irmãos Teco e Neco Padaratz, na Praia da Joaquina

 

Seu irmão mais jovem e também bicampeão mundial do WQS, Neco Padaratz, igualmente aprovou a novidade trazida pela Intel para o Brasil. “Isso é mais uma prova do quanto o nosso esporte ainda pode evoluir em relação ao material que utilizamos. Isso será muito importante nas competições num futuro bem próximo e a prova está aqui. Poderemos até ficar trocando informações com os amigos nos momentos de espera pelas ondas lá dentro do mar”, falou Neco Padaratz, que também pensa no quanto seria importante essa evolução para as competições de surfe.

Os irmãos Neco e Teco Padaratz apresentando a prancha da Intel equipada com um laptop wireless na Praia da Joaquina, em Florianópolis (SC).

Neco (de toca) e Teco Padaratz apresentam prancha com laptop na Joaquina. FotoSurf: Nilton Santos / JBC Notícias

“Facilitaria tanto para nós como para os juízes a nossa comunicação numa bateria, por exemplo. Aqui temos um produto bruto que pode ser lapidado para as nossas necessidades, com um computador menor para encaixar mais facilmente nas pranchas. A gente vendo ali as notas, é uma maneira de se auto analisar sem precisar fazer gestos, principalmente quando a gente está concentrado na bateria. Não precisaríamos ficar tentando ouvir a nota pela locução, olhando para a praia, tirando nossa atenção do mar, da entrada das séries, seria bom tanto para nós como para os juízes também, opinou Neco Padaratz.

Neco Padaratz surfando com a prancha equipada pela Intel com um laptop wireless na Praia da Joaquina, em Florianópolis (SC).

Neco Padaratz. FotoSurf: Sergio Moraes / Reuters

 

Para poder entrar na água, o desafio da Intel foi fazer um abrigo impermeável para acondicionar o laptop. Para funcionar na praia, a prancha utiliza tecnologia móvel Intel Centrino com bateria solar, só necessitando de um área com wireless disponível por meio de um hotspot. A novidade permite conexão com a Web e até mesmo tirar fotos e transmitir imagens durante a prática do surfe.

A novidade tem como objetivo demonstrar o novo conceito de mobilidade sem barreiras da tecnologia Intel Centrino que envolve um melhor desempenho, formato e peso reduzidos, bateria de duração prolongada, além de uma conexão pronta para ser utilizada que respeita os padrões da plataforma wireless e é testada regularmente pela empresa para validação.

Por: João Carvalho