Em junho tem o FESTIVALMA 2010, que exibi ao público a grande obra de Oscar Niemeyer

Bienal do Ibirapuera, São Paulo (SP). Foto: Divulgação

 

O Pavilhão da Bienal do Ibirapuera recebe neste ano o FESTIVALMA 2010, que pela quarta vez escolhe um dos maiores ícones paulistanos e do Brasil como palco do maior encontro do segmento surf, que comporta cinema, arte e música, mercado e agora arquitetura e decoração.

A Bienal também é considerada o maior pólo artístico da America Latina, que já recebeu obras de nomes como Pablo Picasso, Lasar Segall, Victor Brecheret, Ivan Serpa, Jackson Pollock, Alfredo Volpi, entre outros. A Fundação da Bienal do Ibirapuera tem link direto com os mais conceituados museus do mundo, tais como o MOMA de Nova York, o Museu de Arte Contemporânea de Barcelona, Museu do Louvre na França, e o London Museum, na Inglaterra.

Construída no Parque Ibirapuera, mais famoso e importante parque urbano do país, que está incrustado no coração da cidade de São Paulo, em uma das áreas mais nobres e centrais da capital paulista, exibi formas moldadas inteiramente em concreto, aço e vidro, uma das marcas do criador Niemeyer.

Bienal do Ibirapuera, São Paulo (SP). Foto: Divulgação

Bienal do Ibirapuera, São Paulo (SP). Foto: Divulgação

 

A beleza arquitetônica e o endereço fazem da Bienal um lugar privilegiado, motivo para comporta os acontecimentos de maior sucesso do calendário paulistano: as Bienais de Arte e Arquitetura, São Paulo Fashion Week, a SP-ARTE, além das maiores feiras e congressos do continente, além do próprio FESTIVALMA, que neste ano ocupará o piso térreo, mezanino e 1º andar da estrutura criada por Niemeyer. O evento acontece nos dias 1, 2 e 3 de julho, e faz parte definitivamente do calendário cultural da cidade. Aliás, vale ressaltar que a I Mostra Internacional da Arte e Cultura Surf foi realizada na Bienal, depois migrou ao MIS – Museu da Imagem e do Som, a Oca do Ibirapuera, outra obra de Niemeyer, e voltou a casa da Bienal, em 2010 pelo terceira vez consecutiva.

Conhecido mundialmente por suas obras, Oscar Niemeyer no Brasil é uma referência principal de nossos símbolos, como a construção de Brasília, nossa capital federal que comporta o Palácio do Planalto, o Congresso nacional e o Palácio da Alvorada, entre outros. O brasileiro também assina a Passarela do Samba no Rio de Janeiro, e o Memorial da America Latina em São Paulo.

Em 2007 foi comemorado o centenário de nascimento do arquiteto, que entre diversas comemorações, recebeu em mãos do Presidente Lula, a medalha do Mérito Cultural, em reconhecimento à sua contribuição à cultura brasileira.

Niemeyer é fã desenhos polidos e limpos, rabiscados para construções em grandes espaços e proporções. Confira a linha de raciocínio do mestre, em depoimentos do próprio. “Não é o ângulo reto que me atrai, nem a linha reta, dura, inflexível, criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual, a curva que encontro nas montanhas do meu país, no curso sinuoso dos seus rios, nas ondas do mar, no corpo da mulher preferida. De curvas é feito todo o universo, o universo curvo de Einstein.”

www.niemeyer.org.br
www.festivalma.com.br