Billabong Rio Pro muda pro Arpoador nesta terça-feira

O Billabong Rio Pro, terceira etapa da ASP World Tour, deve começar nesta terça-feira na Praia do Arpoador. O início da competição sofreu mais um adiamento nesta segunda-feira, por causa das más condições do mar, mas as previsões para terça-feira são bastante otimistas. A decisão de trocar a Barra pelo Arpoador foi sugerida pelos próprios surfistas, como Kelly Slater, Mick Fanning e Kieren Perrow, representante dos atletas perante a direção de prova, que treinaram no local nesta segunda-feira. Desta forma, a chamada para a competição acontecerá às 7h, já no Arpoador.

Praia do Arpoador em um dia de Sol. Foto: Tony D´Andrea

Berço do surf brasileiro, o Arpoador recebeu também as primeiras etapas do Circuito Mundial no país, já em 1976, ano de seu surgimento. O histórico Waimea 5000 foi vencido lendário Pepe Lopes, que superou nomes consagrados e conquistou o título. Na última vez que o o Rio recebeu uma etapa do Circuito Mundial, em 2001, a final foi disputada em ondas pequenas mas perfeitas no Arpoador, com vitória de Trent Munro.

Por enquanto, só as meninas competiram na capital carioca. No belo domingo de sol, boas ondas e praia lotada na Barra da Tijuca, foi finalizado o Billabong Girls Rio Pro, com vitória da havaiana Carissa Moore sobre a australiana Sally Fitzgibbons. As duas são as únicas concorrentes ao título mundial da temporada, que será decidida nas duas últimas etapas, em julho, na França, e em agosto, nos Estados Unidos.

A etapa masculina do Billabong Rio Pro vem sendo adiado desde a quarta-feira da semana passada, data que marcou o início da janela da competição, que deve ocorrer até domingo 22 de maio. Nove brasileiros aguardam para competir e o cearense Heitor Alves está escalado na primeira bateria, com o australiano Owen Wright e o americano Bobby Martinez.

Esta primeira fase é classificatória. Os vencedores das baterias avançam diretamente para a terceira fase, mas os perdedores têm uma nova chance na primeira das duas repescagens do campeonato. Na terceira bateria, os catarinenses Alejo Muniz e Ricardo Santos enfrentam o australiano Taj Burrow. Na quarta, o carioca Simão Romão encara o bicampeão mundial Mick Fanning e o havaiano Dusty Payne.

Na quinta, entra outro carioca classificado na triagem, Igor Morais, junto com o vice-campeão mundial Jordy Smith, da África do Sul, e o americano Patrick Gudauskas. Na sexta, a aguardada estreia do dez vezes campeão mundial Kelly Slater será contra os jovens Julian Wilson, da Austrália, e o brasileiro Peterson Crisanto, convidado da Billabong para esta etapa.

Na sétima bateria, o potiguar Jadson André faz a sua primeira defesa do título da etapa brasileira do ASP Tour contra o australiano Bede Durbidge e o americano Gabe Kling. Na nona, o carioca Raoni Monteiro pega o americano Damien Hobgood e o português Tiago Pires. E na décima-primeira o paulista Adriano de Souza fecha a participação brasileira enfrentando os australianos Kieren Perrow e Daniel Ross.

PRIMEIRA FASE DO BILLABONG RIO PRO – 1.o=Terceira fase / 2.o e 3.o=Repescagem:
1.a: Owen Wright (AUS), Heitor Alves (BRA), Bobby Martinez (EUA)
2.a: Adrian Buchan (AUS), Adam Melling (AUS), Kai Otton (AUS)
3.a: Taj Burrow (AUS), Alejo Muniz (BRA), Ricardo Santos (BRA)
4.a: Mick Fanning (AUS), Dusty Payne (HAW), Simão Romão (BRA)
5.a: Jordy Smith (AFR), Patrick Gudauskas (EUA), Igor Morais (BRA)
6.a: Kelly Slater (EUA), Julian Wilson (AUS), Peterson Crisanto (BRA)
7.a: Bede Durbidge (AUS), Jadson Andre (BRA), Gabe Kling (EUA)
8.a: Jeremy Flores (FRA), C. J. Hobgood (EUA), Josh Kerr (AUS)
9.a: Damien Hobgood (EUA), Tiago Pires (PRT), Raoni Monteiro (BRA)
10: Michel Bourez (TAH), Chris Davidson (AUS), Cory Lopez (EUA)
11: Adriano de Souza (BRA), Kieren Perrow (AUS), Daniel Ross (AUS)
12: Joel Parkinson (AUS), Matt Wilkinson (AUS), Taylor Knox (EUA)