Patrick Tamberg vence a primeira bateria do sábado

O surfista de Fernando de Noronha, Patrick Tamberg, fala sobre a vitória na primeira bateria do SuperSurf no sábado de grandes ondas em Xangri-Lá, com séries de 6-8 pés quebrando atrás da Plataforma de Atlântida. Ele enfrentou as difíceis condições do mar duas vezes, pois na primeira a bateria foi cancelada por falta de uma melhor visibilidade dos juízes para a avaliação dos surfistas.

“Realmente está bem difícil, não pelo mar e mais pela correnteza porque lá dentro tem altas ondas. Quem se posicionar bem, estiver no lugar certo, vai pegar boas ondas”, falou Patrick Tamberg, após a vitória sobre Charlie Brown, Vicente Romero e Felipe Teixeira, com os dois últimos sendo eliminados da disputa pelo prêmio de 16.000 dólares e os 2.000 pontos oferecidos ao campeão do SuperSurf Internacional em Xangri-Lá.

Patrick recebeu uma nota 9,17 num expresso de direita, escalando o paredão d´agua para fazer uma série de três manobras no crítico das ondas. Ele também comentou sobre a experiência que viveu logo cedo, quando entrou no mar e a bateria foi cancelada.

“Foi bem complicado, estava dificil mesmo, os juizes não conseguiam distinguir a cor da lycra, quem estava surfando a onda, então acho que eles fizeram certo. O mar agora já está bem diferente, melhorou e a dificuldade maior é a correnteza no outside. Mas os jetskies estão ajudando muito, parabéns aos caras que estão pilotando e o campeonato está de parabéns”.

PROGRAMAÇÃO PARA O SÁBADO E DOMINGO – E as ondas vão continuar grandes, com séries pesadas para os surfistas o dia todo. Como a competição só foi reiniciada as 10 horas, o formato foi alterado e todas as baterias serão de quatro competidores até a final no domingo. No sábado, além da rodada dos 48 está confirmada a realização de metade das oito baterias da fase dos 24 melhores, já valendo vagas para as quartas de final.

A previsão para o domingo é iniciar a quinta bateria do round 24 as 8 horas, com as quartas de final devendo começar as 09:40 horas, semifinais as 11:20 horas e a grande final as 12:40 horas na Praia de Atlântida, com as fases decisivas também passando ao vivo pelo canal ESPN Brasil.

BEACH GIRLS E FESTA DO SUPERSURF – Também está programado para o sábado o concorrido concurso Beach Girls e a Festa Oficial do SuperSurf de Xangri-Lá no Bali Hai, famoso bar do litoral gaúcho em Atlântida.

O SuperSurf Internacional 2011 é produzido pela Editora Abril com patrocínio da Peugeot e esta etapa do ASP World 5-Star também conta com o apoio da marca Nicoboco, Prefeitura Municipal de Xangri-Lá, Federação Gaúcha de Surf e da Associação de Surf e Proteção de Atlântida. O evento é homologado pela ASP South America, oferece premiação de 120.000 dólares, vale 2.000 pontos para o ASP World Ranking e pode ser acompanhando pelo www.aspsouthamerica.com.br com as finais no domingo também sendo transmitidas ao vivo pela ESPN Brasil.

FOTO: Patrick Tamberg. (Foto: Daniel Smorigo / ASP South America)

TERCEIRA FASE – 48 MELHORES DO SUPERSURF INTERNACIONAL DE XANGRI-LÁ:

1.a: Charlie Brown (BRA), Patrick Tamberg (BRA), Vicente Romero (BRA), Felipe Teixeira (BRA)

2.a: Tomas Hermes (BRA), Tanio Barreto (BRA), Alvaro Bacana (BRA), Vitor Valentim (BRA)

3.a: Peterson Rosa (BRA), Alex Ribeiro (BRA), Ricardo Ferreira (BRA), Adilton Mariano (BRA)

4.a: Caetano Vargas (BRA), Gustavo Fernandes (BRA), Luel Felipe (BRA), Fábio Carvalho (BRA)

5.a: Robson Santos (BRA), Bruno Galini (BRA), Franklin Serpa (BRA), John Max (BRA)

6.a: Alan Jhones (BRA), Diego Rosa (BRA), Ulisses Meira (BRA), Gabriel Galdino (BRA)

7.a: Renato Galvão (BRA), Odirlei Coutinho (BRA), Sidney Guimarães (BRA), Leandro Usuña (ARG)

8.a: Simão Romão (BRA), Michel Roque (BRA), Jorge Spanner (BRA), Dennis Tihara (BRA)

9.a: Magno Pacheco (BRA), Halley Batista (BRA), Dunga Neto (BRA), Stefano Dornelles (BRA)

10: Vincent Duvignac (FRA), Jano Belo (BRA), Marco Fernandez (BRA), Marthen Pagliarini (BRA)

11: Chris Waring (EUA), Manuel Selman (CHL), Bernardo Lopes (BRA), João Paulo Abreu (BRA)

12: Jihad Khodr (BRA), David do Carmo (BRA), Rudá Carvalho (BRA), Peterson Crisanto (BRA)

João Carvalho –