Primeira Etapa do Circuito ASN de Surf 2011.

Depois do sucesso da primeira etapa do Circuito Nova Geração, a Associação de Surf de Niterói se prepara para a realização da Primeira Etapa do Circuito ASN de Surf 2011.

Nos dias 28 e 29 de maio as potentes ondas da praia de Itacoatiara formarão o cenário para as disputas, que prometem mobilizar a comunidade do surf niteroiense e do estado do Rio de Janeiro.

A ASN traz novidades para esse ano, mantendo e ampliando sua parceria com os patrocinadores e apoiadores deste trabalho, que entra em seu trigésimo primeiro ano.

As empresas patrocinadoras ampliaram sua atuação, oferecendo três passagens aéreas para o Peru, para os campeões dos rankings das categorias Open Interno (aberta apenas para os locais), Master (acima de 35 anos) e Junior (até 18 anos).

Mudanças também ocorrerão na estrutura das disputas. Ao invés de oito categorias, em 2011 teremos sete. Não serão oferecidas as categorias Senior e Mirim, e a novidade é a volta da Gran Master (acima de 40 anos), que foi disputada apenas em 2003, e teve como campeão Fernando Cunha, também conhecido como “Tio Gal”. Com isso as categorias serão: Iniciante (sub-14), Junior (sub-18), Feminino, Open UFF (para a comunidade universitária da Federal Fluminense), Open Interna, Master (acima de 35), e Gran Master (acima de 40).

As inscrições custam R$40,00 e podem ser feitas nas lojas da Hot Buttered do Plaza Shopping, e TSN, na Estrada de Itaipu. Ou então diretamente com o presidente da ASN, Renato Mundongo, através dos telefones 21 8409-3822 e 7741-3221.

Após a chegada das primeiras grandes ressacas do ano, o fundo de areia já acertou em Itacoatiara, e boas ondas voltaram a quebrar em toda a praia. Outras ressacas estão previstas para entrarem nos próximos dias, o que garantirá a boa qualidade das ondas para a abertura do circuito.

A competição acontecerá na mesma data do Evento Limpando e Reciclando no Dia Mundial do Meio Ambiente, 28 de maio, que é organizado no estado do Rio pelo Instituto Aqualung. A ASN dará todo apoio e suporte para essa mobilização ecológica que tem como objetivo a retirada de resíduos e microlixos das praias.

Também será feita uma homenagem ao Sidnei, ex-funcionário da Compão, que há seis anos trabalhava na tenda de frutas dos campeonatos, e faleceu no dia 11 de março.

Os olhos da comunidade do surf mundial estão todos voltados para o Rio de Janeiro, e uma ação social teve destaque na mídia especializada antes do início do WT na Cidade Maravilhosa: a visita dos tops da elite mundial no projeto Favela Surf Club, no morro do Cantagalo, que trabalha pela inclusão social de jovens da comunidade.

A ASN esteve representada pelo presidente Renato Bastos e também pelo surfista profissional Bruno Santos.

“É um choque para os moleques, acho que não temos ideia de quanto é importante para eles terem a presença dos ídolos do esporte”, comentou Bruninho. Renato levou alguns cartazes de divulgação do campeonato, que despertou a curiosidade de alguns tops, como Mick Fanning.
Por João José Macedo