Boas ondas no Billabong ISA World Surfing Games

O Billabong ISA World Surfing Games começou nesse sábado com ondas perfeitas de 1m a 1,5m na Playa de Venao, no Panamá.
No round 1, que foi disputado em dois palanques simultâneo, as seleções da Austrália, Brasil, Nova Zelândia e África do Sul foram as únicas que passaram para a próxima fase sem perderem nenhum dos seus atletas para a fase das repescagens. O mesmo não aconteceu à atual campeã, a equipa peruana, aos EUA e à França, também fortes candidatos ao título.

Na categoria open masculina, o sul-africano Llewellyn Whittaker foi o melhor surfista do dia após ter obtidos notas de 15.83 em 20 possíveis. O costa-riquenho Anthony Fillingim, Drew Courtney (AUS), Hugo Savalli (FRA), Michael Campbell (AUS), Martín Jerí (PER), Chris Waring (USA) também estiveram em bom plano, destacando-se também o atual campeão nacional, Justin Mujica, que neste evento compete pela seleção da Venezuela, país onde nasceu.

A grande surpresa do dia foi a vitória de uruguaio Marco Giorgi que enfrentou o francês Jeremy Flores que integra o Wold Tour da ASP estando atualmente na 11ª posição.
No feminino, a peruana Analí Gómez foi a melhor surfista do dia realizando um score de 15.00 pontos.
No Longboard, o norte-americano Tony Silvagni foi o melhor atleta do dia, seguido pelo bicampeão mundial da ISA, o sul-africano Matthew Moir, o australiano Harley Ingleby, o norte-americano Taylor Jensen e o francês campeão mundial em 2009, Antoine Delpero.