Tom Curren é confirmado, nas ondas do Arpoador

Tri-campeão mundial Tom Curren

Os primeiros ídolos do surfe mundial serão as grandes atrações do SuperSurf ASP World Masters Championship nos próximos dias 26 a 31 de julho no Rio de Janeiro.  Depois do retorno triunfal da etapa brasileira do ASP World Tour, com a vitória emocionante do novo número 1 do mundo, Adriano de Souza, a capital carioca agora vai sediar o evento especial para os surfistas que já fizeram história no esporte. Os títulos mundiais Master e Grand Master voltarão a ser disputados depois de longos dez anos e o palco da decisão será a igualmente histórica Praia do Arpoador.

O berço do surfe brasileiro participou do início do Circuito Mundial na década de 70, com alguns campeões da etapa brasileira na época já estando confirmados no SuperSurf ASP World Masters 2011. A Abril Midia adquiriu os direitos de realização do Mundial Masters da Association of Surfing Professionals (ASP) pelos próximos três anos no Brasil e vai oferecer uma premiação recorde para a categoria nesta primeira edição no Rio de Janeiro.

A competição distribuirá um total de 220 mil dólares com patrocínio da Peugeot e da Hang Ten, uma das pioneiras na confecção de roupas e acessórios para a prática do surfe no mundo. Foi criada em 1960 no Sul da Califórnia (EUA) por Duke Boyd e pela costureira Doris Boeck, que bordou dois pés dourados na frente dos primeiros calções fabricados especialmente para surfistas. O desenho simboliza a clássica manobra dos dez dedos dos pés no bico dos pranchões da época, que é utilizada até hoje pelos surfistas em competições de Longboard.

MASTER NO BRASIL – No final daquele ano, o Mundial Masters de 2002 foi anunciado pela primeira vez para o Brasil, na data de 28 de abril a 04 de maio na mesma cidade do Rio de Janeiro, mas na Prainha. E só agora, dez anos depois, a torcida brasileira poderá rever as estrelas que brilharam nos primeiros anos do Circuito Mundial durante as décadas de 70 a 90. Eles voltarão a competir nas mesmas ondas do Arpoador das etapas da extinta IPS (*), entre 1976 e 1982.

Dois australianos que venceram esse campeonato naquela época vão competir na categoria dos 50 anos ou mais do SuperSurf ASP World Masters Championship. Terry Richardson ganhou a última edição em 1982 e Cheyne Horan foi o único bicampeão no Arpex, repetindo a vitória de 1978 em 1981. Eles também já foram campeões mundiais Master da ASP. Richardson faturou o primeiro título da história, em 1997 nas Ilhas Fiji. E Horan levou o de 1999 na França, sendo forte candidato para conquistar o feito inédito de ser campeão mundial na Grand Master também.

Tom Curren com a familia em 2005

 

TOM CURREN – Na Master, um verdadeiro mito do esporte já está confirmado, o tricampeão mundial Tom Curren. Detentor de vários recordes da ASP quando abandonou o circuito em 1992, todos batidos por Kelly Slater na Era do ASP World Championship Tour iniciada no mesmo ano, o californiano ainda é o único da história a festejar títulos nas categorias Junior e Open do Mundial Amador antes de ser campeão do Circuito Profissional da ASP.

Falta o Master para Tom Curren continuar o seu ciclo de conquistas e ele chegou bem perto disso em 2000 na França, mas perdeu a grande final para o australiano Gary Elkerton, outro que já está garantido no Rio de Janeiro. O Brasil também vai disputar o título no SuperSurf ASP World Masters Championship 2011. Fábio Gouveia, Teco Padaratz, Peterson Rosa e Victor Ribas, já fazem parte da lista principal dos vinte selecionados pela ASP para a categoria Master, de acordo com as participações no Circuito Mundial.

(*)- IPS – International Professional Surfers, entidade que organizou o Circuito Mundial entre 1976 e 1982 e foi extinta com a criação da Association of Surfing Professionals (ASP) a partir de 1983.

CAMPEÕES MUNDIAIS MASTER (35 a 44 anos) E GRAND MASTER (45 ou mais):

2001: Gary Elkerton (AUS) e Mark Richards (AUS) em Bundoran – IRLANDA

2000: Gary Elkerton (AUS) e Michael Ho (HAV) em Lafitenia – FRANÇA

1999: Cheyne Horan (AUS) e Wayne Bartholomew (AUS) em Lafitenia – FRANÇA

1998: Joey Buran (EUA) e Buzzy Kerbox (HAV) em Puerto Escondido – MEXICO

1997: Terry Richardson (AUS) foi o primeiro campeão em Cloudbreak, Tavarua Island – FIJI

Por: João Carvalho