BrasilSurfPro – Jean da Silva é eliminado por Caio Ibelli

Franklin Serpa Brasil Surf Pro. FotoSurf: Fabio Minduim

A primeira etapa do Brasil Surf  Pro que acontece na Praia do Cupe, em Ipojuca, Pernambuco, teve suas baterias realizadas nesta sexta-feira.  Dos 16 cabeças-de-chave, apenas 5 conseguiram parar os surfistas que vieram das fases anteriores. O catarinense Jean da Silva, campeão brasileiro foi eliminado pelo paulista Caio Ibelli de apenas 17 anos campeão brasileiro pró-júnior, que venceu por 14,33 a 7,93.

Neste sábado, está prevista a realização das oitavas-de-final masculina e as semifinais femininas, a partir de 7h30min, quando será decidida qual categoria entrará na água primeiro.

“Eu não estava ligando muito para o fato de competir contra o atual campeão brasileiro. Eu estava mais ligado nas ondas mesmo, e decidi cair mais do lado direito do palanque, e ainda bem que deu certo. Apesar de confiante no meu surfe, já estava com passagem marcada para este sábado, para disputar o WQS de Portugal. Agora, se eu continuar avançando certamente vou pedir para o patrocinador adiar esse vôo”, disse Ibelli, de 17 anos e mais jovem competidor no Cupe.

Para superar o campeão brasileiro, Ibelli entrou na lista de surfista verdes do Brasil Surf Pro 2011, ao marcar um oito, pois toda nota igual a maior que oito representa o plantio de cinco árvores no final da temporada. E nesta sexta mais dois surfistas entraram na lista: Alan Jones e John Max, ambos do Rio Grande do Norte.

O defensor do título da etapa de Cupe, Alan Jones marcou 8,17 pontos na sua vitória sobre o cearense Arthur Silva, para fazer o maior somatório até agora da competição, com 15,84. John Max, por sua vez, igualou o oito de Ibelli na onda que surfou no último segundo para derrotar o paulista Hizonomê Bettero por 13 a 10,34.

Até agora, foram seis ondas com notas oito ou maior, com a garantia de mais trinta árvores plantadas, além de toda a neutralização de carbono que já seria realizada no evento.

Brasil Surf Pro 2011, praia do Cupe, Ipojuca (PE). Foto: Fábio Minduim

“Mesmo sendo o defensor do título desta etapa, estou bem tranquilo, me sentindo bem à vontade aqui nesta onda do Cupe. Venho treinando muito desde segunda-feira, e inclusive no mês passado fiquei cinco dias aqui, surfando pensando nessa etapa. Eu observei a bateria do Halley Batista e resolvi fazer como ele e atacar as direitas, que estavam com melhor formação e se encaixam melhor com meu surfe”, disse Alan Jones.

O local Halley Batista continuou a levantar o público com mais uma atuação segura para superar o paulista Ricardo Pereira por 13,5 a 6,83.

O feminino já está na reta final e neste sábado acontecerão as semifinais, Na primeira, Tita Tavares enfrentará a catarinense Gabriela Leite, enquanto na segunda Luana Coutinho, de São Paulo, terá pela frente a Diana Cristina.

Por Diogo Mourão