Brasileiros brilham nas grandes ondas de Ballito

Os brasileiros brilharam mais uma vez no ASP World Prime da África do Sul, agora em grandes ondas de 10-12 pés sólidos trazidas por uma nova frente fria que atingiu a região de KwaZulu-Natal na quarta-feira. O cearense Pablo Paulino e o paulista Gabriel Medina fizeram os maiores placares do dia, 16,86 e 16,00 pontos, respectivamente. Além deles, mais cinco se classificaram para a rodada dos 24 melhores do Mr. Price Pro Ballito no mar desafiador da quarta-feira em Surfers Beach.

“As ondas estavam muito pesadas lá fora hoje (quarta-feira)”, disse Pablo Paulino, após a vitória sobre o australiano Nic Muscroft, o irlandês Glenn Hall e o sul-africano Rudy Palmboom na terceira bateria do dia. “Eu tentei ficar em sintonia com as difíceis condições do mar e acho que tive sorte de achar bons tubos para vencer”.

Antes dele, Junior Faria (Foto: Kirstin Scholtz / ASP) já havia conquistado a primeira vitória brasileira na quarta-feira e Wiggolly Dantas avançado em segundo na bateria que abriu o dia de grandes ondas em Ballito. E outro paulista, Jessé Mendes, também passou em segundo depois da brilhante apresentação de Pablo Paulino.

Com a combinação dos resultados destas primeiras baterias da quarta-feira, os quatro terão que se enfrentar nos duelos homem-a-homem da rodada dos 24 melhores do Mr. Price Pro. Wiggolly Dantas e Junior Faria acabaram escalados juntos na segunda bateria e Pablo Paulino e Jessé Mendes disputarão a terceira vaga para a fase dos 12 que seguirão na briga pelo título do ASP Prime da África do Sul, que vale 40.000 dólares e 6.500 pontos.

Na chave de baixo ficaram os outros três brasileiros. O paraibano Jano Belo completou uma dobradinha verde-amarela na quarta-feira com o paulista Gabriel Medina, sobre o francês Joan Duru e o sul-africano David Van Zyl. Medina é franco favorito contra o australiano Heath Joske na nona bateria da terceira fase e Jano Belo enfrenta o neozelandês Richard Christie na disputa seguinte.

Depois da dobradinha, veio a única baixa do Brasil na quarta-feira e justamente de quem mais precisava avançar para sair da rabeira da lista dos 32 surfistas que disputarão a segunda metade do ASP World Title Race 2011. O catarinense Willian Cardoso foi barrado pelos dois adversários dos brasileiros acima citados e permanece na perigosa 32.a posição no ranking. O bom é que seus principais concorrentes também já estão fora da competição.

MAIORIA BRASILEIRA – Mas, para fechar o ótimo dia dos brasileiros nas ondas gigantes de Ballito, o cearense Messias Felix garantiu maioria verde-amarela conquistando a última vaga disputada na quarta-feira. Entre os 24 classificados, sete são do Brasil, contra seis surfistas da Austrália, cinco da África do Sul, dois do Havaí, um dos Estados Unidos, um da França, um da Espanha e um da Nova Zelândia.

TERCEIRA FASE – 24 melhores – 2.o=13.o lugar – US$ 3.000 e 1.200 pontos:

1.a: Patrick Gudauskas (EUA) x Brandon Jackson (AFR)

2.a: Wiggolly Dantas (BRA) x Junior Faria (BRA)

3.a: Pablo Paulino (BRA) x Jessé Mendes (BRA)

4.a: Nic Muscroft (AUS) x Kieren Perrow (AUS)

5.a: Shaun Joubert (AFR) x Kiron Jabour (HAV)

6.a: Jordy Smith (AFR) x Sean Holmes (AFR)

7.a: Maxime Huscenot (FRA) x Blake Thornton (AUS)

8.a: Julian Wilson (AUS) x Brendon Gibbens (AFR)

9.a: Gabriel Medina (BRA) x Heath Joske (AUS)

10: Jano Belo (BRA) x Richard Christie (NZL)

11: John John Florence (HAV) x Messias Felix (BRA)

12: Kai Otton (AUS) x Aritz Aranburu (ESP)

RESULTADOS DOS BRASILEIROS NA QUARTA-FEIRA EM BALLITO:

SEGUNDA FASE – Round of 48 – 3.o=25.o lugar (US$ 2.000 e 700 pts) / 4.o=37.o ($ 1.500 e 650 pts):

1.a: 1-Patrick Gudauskas (EUA), 2-Wiggolly Dantas (BRA), 3-Josh Kerr (AUS), 4-Dale Staples (AFR)

2.a: 1-Junior Faria (BRA), 2-Brandon Jackson (AFR), 3-Kolohe Andino (EUA), 4-Hodei Collazo (ESP)

3.a: 1-Pablo Paulino (BRA), 2-Nic Muscroft (AUS), 3-Glenn Hall (IRL), 4-Rudy Palmboom (AFR)

4.a: 1-Kieren Perrow (AUS), 2-Jessé Mendes (BRA), 3-Granger Larsen (HAV), 4-Royden Bryson (AFR)

9.a: 1-Gabriel Medina (BRA), 2-Jano Belo (BRA), 3-David Van Zyl (AFR), 4-Joan Duru (FRA)

10: 1-Richard Christie (NZL), 2-Heath Joske (AUS), 3-Willian Cardoso (BRA), 4-Matt Wilkinson (AUS)

12: 1-Aritz Aranburu (ESP), 2-Messias Felix (BRA), 3-Adrien Toyon (REU), 4-Davey Cathels (AUS)

Por: João Carvalho 

Tags: