Bob Burnquist é tricampeão da Megarampa

Skatistas levantaram o público que compareceu em peso ao Sambódromo do Anhembi

São Paulo (SP) – Bob Burnquist confirmou o favoritismo e venceu a NESCAU® Megarampa neste domingo, diante de 8.500 pessoas no Sambódromo do Anhembi. O brasileiro foi o melhor na soma das notas em todos os dias de competição e comemorou o tricampeonato (ganhou em 2008 e 2009) e o sucesso do maior evento de esportes radicais do País. As voltas finais foram transmitidas ao vivo pela TV Globo, dentro da programação do Esporte Espetacular.

Confira as fotos do domingo:

“Não acertei todas as voltas, mas fiquei feliz com as que consegui completar. Andar para o público brasileiro é inspirador. Espero que o evento se torne fixo no calendário, pois a sensação de estar aqui é maravilhosa”, afirmou o brasileiro, que conquistou a segunda vitória no Circuito Mundial da Megarampa. A primeira foi no mês passado em Tehachapi, na Califórnia. A próxima etapa ocorre ainda este mês em Los Angeles e a última é no quintal de sua casa, também na Califórnia. Pelo título no Brasil ele ganhou 15 mil dólares (cerca de R$ 24 mil) de um total de 70 mil dólares de premiação (cerca de R$ 110 mil).

Bob dominou as ações desde sexta-feira e nem uma queda, que tirou uma costela do lugar, atrapalhou seu desempenho. Durante todo o evento, ele teve Mitchie Brusco, norte-americano de 14 anos, como principal adversário. “Ele é o futuro do skate. Anda muito, é corajoso e vai dar trabalho para todos. Acertou três vezes o 900 graus, sendo a primeira vez de back side no Brasil. Só isso já mostra o quanto ele é bom”.

Garoto norte-americano é a sensação do campeonato – O caçula da NESCAU® Megarampa foi o segundo colocado e levantou a galera com suas manobras arrojadas, simpatia e muito carisma.

“As pessoas aqui no Brasil são ótimas e espero voltar mais vezes. Tudo que fiz foi andar de skate e me divertir. Achei ótimo o resultado, já que queria ficar entre os cinco. Saí no lucro. Fiquei amigo dos competidores brasileiros. O Bob é um espelho e espero um dia chegar no nível dele”. No sábado, Mitchie já havia sido premiado como a revelação do torneio.

Adam Taylor terminou em terceiro, com Edgard “Vovô” Pereira em quarto, seguido por Rony Gomes. Os finalistas tiveram cinco oportunidades para descer a rampa de 31 metros. “Esta foi minha melhor performance na megarampa. Tentei ousar na minha última volta para melhorar minha nota, mas infelizmente perdi o controle. Mas estou muito feliz em competir para o público brasileiro”, afirmou Vovô.

Resultado final – Skate (média de todos os dias)

1 – Bob Burnquist – 90,20 pontos

2 – Mitchie Brusco (EUA) – 87,57

3 – Adam Taylor (EUA) – 87,10

4 – Edgard Pereira – 80,77

5 – Rony Gomes – 78,83

6 – Jake Brown (AUS)

7 – Elliot Sloan (EUA)

8 – Rob Lorifice (EUA)

9 – Martin André

10- Marcelo Bastos

Resultado final – BMX (média de todos os dias)

1 – Steve McCann (AUS)

2 – Vince Byron (AUS)

3 – Anthony Napolitan (EUA)

4 – Colton Satterfield (EUA)

5 – James Foster (EUA)

6 – Morgan Wade (EUA)

Atletas dão “canja” para o público – Após a final do skate, os competidores voltaram para a pista e deram outro show. Douglas Leite, o Doguete, que ganhou a disputa de maior aéreo do BMX, no sábado, foi ovacionado.

O australiano Steve McCann, vencedor do BMX no geral, também mostrou sua habilidade e levantou o público. Mitchie Brusco, o xodó da galera, acertou seu terceiro 900 graus, uma das manobras mais difíceis do skate.

Torcida dá show – A torcida brasileira, que esgotou os 17 mil ingressos em menos de um dia, mostrou mais uma vez que é a mais fanática do mundo. Esta é a opinião dos próprios atletas. “Os brasileiros transmitem uma energia muito grande. Isso dá motivação extra para mostrarmos nosso melhor”, garantiu Adam Taylor, terceiro colocado no skate.

Por: Vinícius Cabral