Contagem regressiva para o SuperSurf ASP Masters

Começa a contagem regressiva para o evento aguardado por uma década pelos amantes do surfe. O SuperSurf ASP World Masters Championship vai voltar a reunir os grandes ídolos da história do Circuito Mundial de Surfe Profissional na última semana deste mês. As maiores estrelas do passado estarão no Rio de Janeiro. O australiano Gary Elkerton venceu as últimas edições do Mundial Masters da ASP, em 2000 e 2001 na Europa, e garantiu presença para tentar o tricampeonato nos dias 26 a 31 de julho na Praia do Arpoador, conhecida como o berço do surfe no Brasil.

“Estamos trabalhando intensamente todos os detalhes para fazer um evento inesquecível no Rio de Janeiro”, garante Evandro Abreu, da Abril Mídia, que adquiriu os direitos de realização do Mundial Masters da ASP por três anos. “Todos que gostam do esporte esperavam pela volta desta competição única, reunindo os destaques de várias gerações que construíram este circuito de sucesso que é hoje. A última vez que eles competiram foi dez anos atrás, há muito tempo, então estamos felizes por sermos nós os responsáveis pelo retorno do evento e pela vinda destes ídolos para o Brasil”.

Shaun Tomson

 

O Mundial Masters da ASP aconteceu durante os anos de 1997 a 2001 e a edição de 2002 até chegou a ser anunciada no Rio de Janeiro, porém, por falta de patrocinadores ao longo dos anos, caiu no esquecimento. Isto até a Abril Mídia se interessar em adquirir os direitos do evento, firmando um contrato de três anos com a ASP – Association of Surfing Professionals. Entre as atrações já confirmadas, alguns surfistas que possuem títulos mundiais da divisão de elite em seus currículos, como o tricampeão Tom Curren (EUA), Mark Occhilupo (AUS) e Derek Ho (HAV).

DUAS CATEGORIAS – Estes disputarão a categoria Master, para competidores com 36 a 49 anos de idade. Do Brasil, quatro estão entre os indicados pelo critério técnico da ASP, de participações no Circuito Mundial: Fábio Gouveia (PB), Flávio “Teco” Padaratz (SC), Victor Ribas (RJ) e Peterson Rosa (PR). Os que têm 50 anos ou mais se enfrentarão na Grand Master e já estão confirmados os primeiros campeões da história do Circuito Mundial, Peter Townend (1976), o sul-africano Shaun Tomson-foto (1977) e Wayne Bartholomew (1978), que também já tem um título Grand Master (1999).

Com patrocínio da Peugeot, Pioneer e da Hang Ten, uma das pioneiras na confecção de roupas e acessórios para a prática do surfe no mundo, o SuperSurf ASP World Masters Championship estreia com um premio recorde de 220 mil dólares. A lista dos participantes é formulada pela ASP e os organizadores do evento têm direito a duas vagas em cada uma das categorias. A Abril Mídia poderia simplesmente escolher os convidados, mas preferiu realizar uma triagem no dia 25, segunda-feira, visando dar chance para mais brasileiros e até para surfistas de outros países da América do Sul.

“Ouvimos várias opiniões e sugestões das entidades organizadoras do esporte no Brasil e na América do Sul para fazer uma relação”, contou Evandro Abreu. “Só temos duas vagas em cada categoria e não seria justo deixar de fora, vinte, trinta e até mais surfistas que tiveram grande representatividade no surfe brasileiro. Então criamos a triagem para que mais gente tenha oportunidade de disputar dentro d´água, em igualdade de condições, estas vagas para o evento”.

TRIAGEM – O número máximo de inscritos nas triagens será de 24 competidores para a categoria Master e 16 para a Grand Master. A própria ASP, utilizando o mesmo critério técnico de participação no Circuito Mundial, elaborou uma relação de brasileiros que ficaram de fora do grupo dos melhores aproveitamentos.

A Abril Mídia também produziu sua lista de surfistas que fizeram história no surfe nacional e já expediu os convites. Ainda reservou algumas vagas para entidades importantes indicarem nomes de destaque das suas regiões, como as federações estaduais do Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina, a Associação Nordestina de Surf e até de outros países, como Peru e Chile.

Alguns já garantiram presença nas triagens do SuperSurf ASP World Masters Championship. Da lista da ASP por índice técnico, os niteroienses Guilherme Herdy e Ricardo Tatuí e os paulistas Piu Pereira e Tadeu Pereira na Master, além do surfista de Saquarema, Otávio Pacheco, na Grand Master. E da relação dos convidados pela Abril Mídia, os campeões brasileiros Pedro Muller (RJ), Jojó de Olivença (BA) e Ricardo Toledo (SP), já responderam confirmando seus nomes.

CAMPEÕES MUNDIAIS MASTER (35 a 44 anos) E GRAND MASTER (45 ou mais):

2001: Gary Elkerton (AUS) e Mark Richards (AUS) em Bundoran – IRLANDA

2000: Gary Elkerton (AUS) e Michael Ho (HAV) em Lafitenia – FRANÇA

1999: Cheyne Horan (AUS) e Wayne Bartholomew (AUS) em Lafitenia – FRANÇA

1998: Joey Buran (EUA) e Buzzy Kerbox (HAV) em Puerto Escondido – MEXICO

1997: Terry Richardson (AUS) foi o primeiro campeão em Cloudbreak, Tavarua Island- FIJI

Por: João Carvalho

Tags: