Sergio Laus conta sobre sua experiência na pororoca

Serginho Laus. FotoSurf: Divulgação

O especialista na maior onda de maré do mundo falou sobre sua experiência na pororoca e também sobre seu projeto “Odisséia na Amazônia”

A última aula do curso “Surf: Administração, Marketing e Gestão de Negócios”, realizado pelo Ibrasurf na USP contou com a participação de Sérgio Laus especialista na maior onda de maré do mundo, a Pororoca.

O recordista mundial nessa modalidade do surf já realizou nos últimos 12 anos, 70 expedições ao Rio Araguary, onde acontece a maior pororoca do Brasil e uma das maiores do mundo.

Serginho explicou que o fenômeno não é resultado de um encontro de águas, como muitos pensam.

“A pororoca não é o encontro do rio com o mar. Ela é uma onda de maré, fortemente influenciada pela Lua. Esse espetáculo acontece nas luas novas e cheia e em períodos de chuva, em especial no inverno”.

Em 2012, Laus lançará um projeto inédito, chamado “Odisséia na Amazônia”, em que tem como objetivo promover cultura, educação e ciência através do esporte e da Pororoca. Segundo o surfista, é um projeto grandioso e que precisará de recursos para ser viabilizado.

“É um projeto de R$1,2 milhão e por isso precisamos de apoiadores. É um trabalho complexo, composto por uma grande equipe responsável por fatores fundamentais para a realização dessa Odisséia. Além da preocupação com a execução do projeto, temos ainda que conseguir apoio de empresas, governos. E tem que ser fora do segmento de surf, que não investe nesse tipo de atividade”, afirma.

Além de difundir essa modalidade esportiva, ele ainda quer reforçar a importância do turismo sustentável e da preservação da cultura local e da natureza, que proporciona esse espetáculo natural.

FotoSurf: Ricardo Bravo / Surf Portugal

 

Sérgio Laus surfou a Pororoca pela primeira vez há mais de uma década e garante que foi amor à primeira descida.

“Eu me encantei. Em uma onda normal, no mar, o surfista fica em média oito, dez segundos. Na primeira onda que surfei na Pororoca fiquei 16 minutos em cima da prancha. É uma sensação maravilhosa, você tem tempo de aproveitar aquilo, de analisar seu surf, de desfrutar essa sensação”.

O surfista já ilustrou até as páginas do Guinness Book, o famoso livro dos recordes. Laus registrou seu nome por ter surfado a onda mais longa do mundo entre os anos de 2005 e 2009 e nesse ano, superou seus limites.

“Meu número mais expressivo era ter surfado a Pororoca durante 33 minutos e ter percorrido 11 quilômetros e 800 metros, o que foi registrado pelo Guinness. Em março desse ano, quando ocorreu a super lua, eu surfei 23 quilômetros. Foram mais de 70 minutos em cima da prancha, mas o índice não foi homologado”, conclui.

Por: Michele Barcena