Silvana Lima estreia com vitória no Roxy Pro France

A penúltima etapa da corrida pelo título mundial feminino da temporada foi iniciada nesta terça-feira em boas ondas de 2-3 pés na praia Côte des Basques, em Biarritz, França. No entanto, a mudança da maré deteriorou as condições do mar e a primeira fase classificatória do Roxy Pro parou na metade. Foram realizadas apenas três baterias e a competição chegou a ficar em “stand by”, porém acabou adiada para as 8 horas da quarta-feira.

A cearense Silvana Lima, única representante do Brasil, estreou com vitória sobre a francesa Pauline Ado e a havaiana Alana Blanchard. A classificação direta para a terceira fase foi conquistada no minuto final da bateria que foi toda liderada pela jovem Pauline Ado. Mas, a rodada de apresentação das melhores surfistas do mundo não é eliminatória e as derrotadas têm uma nova chance de classificação na repescagem.

“Comecei muito lenta a bateria e a Pauline (Ado) está em grande forma, então eu sabia que tinha que dar tudo de mim para poder vencê-la”, contou Silvana Lima. “A prancha que eu escolhi no último momento para competir funcionou muito bem na condição do mar hoje (terça-feira) aqui e estou feliz pela classificação. Estou sentindo um pouco de dores no joelho, mas está tudo bem e agora é relaxar para entrar com tudo na próxima fase”.

Silvana usou a força nas manobras para virar o resultado contra Pauline Ado, que tinha todo o apoio da torcida ao seu lado. A francesa liderou desde o 7,5 recebido em sua primeira onda na bateria. Foi a maior nota do dia, mas a brasileira arrancou um 6,5 dos juízes em sua última apresentação para atingir 12,15 pontos, contra 12,00 de Pauline Ado e 9,35 de Alana Blanchard. Nenhuma outra surfista alcançou a casa dos 12 pontos na terça-feira.

LÍDER BARRADA – Na disputa seguinte, o resultado mais surpreendente do dia. A líder disparada do ranking, Carissa Moore, foi mandada para a repescagem pela francesa Lee Ann Curren. Ela já fez parte da elite feminina e participa desta etapa como convidada dos organizadores. A torcida vibrou com a vitória da filha do mito Tom Curren sobre a havaiana que foi finalista nas cinco etapas do ASP Women´s Tour 2011, ganhando três delas.

“Estou super feliz por vencer a bateria e ir direto para a terceira fase”, disse Lee Ann Curren. “Eu surfo aqui desde criança e é muito bom competir em um evento do ASP World Tour na frente de toda a minha família e amigos. Entrar de convidada é muito legal porque não existe qualquer pressão por resultados, então só tentei surfar o meu melhor e deu tudo certo”.

A estreia com derrota da número 1 do mundo reascendeu as esperanças da sua única concorrente ao título mundial de 2011, a australiana Sally Fitzgibbons. Ela disputaria a bateria seguinte, que acabou sendo adiada para as 8 horas da quarta-feira na França. Um novo tropeço de Carissa Moore pode levar a decisão para a última etapa da temporada, em agosto nos Estados Unidos.

As possibilidades para a conquista antecipada da havaiana são as seguintes:

– Se Moore ganhar esta etapa na França já confirma o seu primeiro título mundial

– Se Moore ficar em 2.o ou 3.o lugar na França, Fitzgibbons precisa vencer para continuar na briga

– Se Moore ficar em 5.o lugar na França, Fitzgibbons precisa chegar na final em Biarritz

– Se Moore perder na repescagem ou na terceira fase, a disputa do título vai automaticamente para o US Open of Surfing nos EUA

PRIMEIRA FASE CLASSIFICATÓRIA DO ROXY PRO NA FRANÇA:

1.a: 10.90=Courtney Conlogue (EUA), 9.95=Tyler Wright (AUS), 8.15=Rebecca Woods (AUS)

2.a: 12.15=Silvana Lima (BRA), 12.00=Pauline Ado (FRA), 9.35=Alana Blanchard (HAV)

3.a: 8.75=Lee Ann Curren (FRA), 7.95=Carissa Moore (HAV), 1.75=Melanie Bartels (HAV)

Baterias adiadas para a quarta-feira:

4.a: Sally Fitzgibbons (AUS), Laura Enever (AUS), Felicity Palmateer (AUS)

5.a: Stephanie Gilmore (AUS), Paige Hareb (NZL), Claire Bevilacqua (AUS)

6.a: Coco Ho (HAV), Sofia Mulanovich (PER), Jessi Miley-Dyer (AUS)

Por: João Carvalho