Grandes ídolos do surfe mundial no Rio

Tom Curren foi Tricampeão mundial - 1985, 1986 e 1990. Venceu 36 eventos da ASP entre 1982 e 2001

O SuperSurf ASP World Masters Championship receberá os grandes ídolos do surfe mundial como as grandes atrações da etapa do Rio de Janeiro. O evento rola nos próximos dias 26 a 31 de julho, depois do retorno triunfal da etapa brasileira do ASP World Tour, com a vitória emocionante do novo número 1 do mundo, Adriano de Souza, a capital carioca agora vai sediar o evento para os surfistas que já fizeram história no esporte. Os títulos mundiais Master e Grand Master voltarão a ser disputados depois de longos dez anos e o palco será a igualmente histórica Praia do Arpoador.

MASTER NO BRASIL – No final daquele ano, o Mundial Masters de 2002 foi anunciado pela primeira vez para o Brasil, na data de 28 de abril a 04 de maio na mesma cidade do Rio de Janeiro, mas na Prainha. E só agora, dez anos depois, a torcida brasileira poderá rever as estrelas que brilharam nos primeiros anos do Circuito Mundial durante as décadas de 70 a 90. Eles voltarão a competir nas mesmas ondas do Arpoador das etapas da extinta IPS (*), entre 1976 e 1982.

Dois australianos que venceram esse campeonato naquela época vão competir na categoria dos 50 anos ou mais do SuperSurf ASP World Masters Championship. Terry Richardson ganhou a última edição em 1982 e Cheyne Horan foi o único bicampeão no Arpex, repetindo a vitória de 1978 em 1981. Eles também já foram campeões mundiais Master da ASP. Richardson faturou o primeiro título da história, em 1997 nas Ilhas Fiji. E Horan levou o de 1999 na França, sendo forte candidato para o feito inédito de ser campeão mundial na Grand Master também.

TOM CURREN – Na Master, um verdadeiro mito do esporte já está confirmado, o tricampeão mundial Tom Curren. Detentor de vários recordes da ASP quando abandonou o circuito em 1992, todos batidos por Kelly Slater na Era do ASP World Championship Tour iniciada no mesmo ano, o californiano ainda é o único da história a festejar títulos nas categorias Junior e Open do Mundial Amador antes de ser campeão do Circuito Profissional da ASP.

Falta o Master para Tom Curren continuar o seu ciclo de conquistas e ele chegou bem perto disso em 2000 na França, mas perdeu a grande final para o australiano Gary Elkerton, outro que já está garantido no Rio de Janeiro. O Brasil também vai disputar o título no SuperSurf ASP World Masters Championship 2011. Fábio Gouveia, Teco Padaratz, Peterson Rosa e Victor Ribas, já fazem parte da lista principal dos vinte selecionados pela ASP para a categoria Master, de acordo com as participações no Circuito Mundial.

(*)- IPS – International Professional Surfers, entidade que organizou o Circuito Mundial entre 1976 e 1982 e foi extinta com a criação da Association of Surfing Professionals (ASP) a partir de 1983.

Por: João Carvalho