Surfistas de sete países no Arica World Star Tour

Um total de 41 surfistas de sete países vai participar do Arica World Star Tour, que começa nesta quarta-feira e vai até domingo em Arica, no Chile. A maioria é do próprio Chile, 24, com cinco argentinos, quatro brasileiros, três peruanos, dois uruguaios, dois mexicanos e um norte-americano, também se inscrevendo para competir nas ondas desafiadoras de El Gringo. A etapa do ASP World 3-Star vai distribuir uma premiação de 50 mil dólares e vale 750 pontos para o ASP World Ranking e para o ASP South America Surf Series 2011, que define o campeão sul-americano profissional da temporada.

O Arica World Star Tour será disputado num formato de competição parecido com o que era utilizado nas etapas do ASP Dream Tour, com repescagem para os que tropeçarem na primeira fase. Todos receberão premiação em dinheiro. Para os que perderem na primeira fase e também na repescagem, um mínimo de 500 dólares pelas participações. Já o campeão receberá 7 mil dólares, além dos 750 pontos nos rankings mundial e sul-americano.

Este evento foi realizado em 2009 e o vencedor do verdadeiro desafio nas ondas gigantes que rolaram em El Gringo naquele ano foi o peruano Gabriel Villaran. Ele não vai tentar o bicampeonato nesta semana e o Peru será representado por apenas três surfistas, Javier Swayne, Miguel Tudela e Gonzalo Velasco. Os dois últimos estrearão juntos com o chileno Alejandro Satt na sétima bateria da primeira fase classificatória.

Já os quatro únicos inscritos do Brasil são especialistas em ondas grandes. O saquaremense Marcos Monteiro, que meses atrás foi campeão de uma etapa mundial de ondas gigantes no Chile, está escalado na primeira bateria do Arica World Star, com o mexicano Angelo Lozano e o chileno Camilo Hernandez. Os outros brasileiros que vão encarar o desafio de Arica nesta semana são Gutemberg Goulart, Everaldo Teixeira e Wellington Carane.

Do Chile, o principal destaque é Guillermo Satt, da Argentina Martin Passeri, do México o próprio Angelo Lozano e do Uruguai o grande nome é Marco Giorgi, que mora em Garopaba, Santa Catarina. Curiosa também a participação de Chris Rodriguez, que vai defender os Estados Unidos no Arica World Star Tour.

PRIMEIRA FASE – 1.o e 2.o=Terceira Fase / 3.o e 4.o=Repescagem:
1.a: Angelo Lozano (MEX), Camilo Hernandez (CHL), Marcos Monteiro (BRA)
2.a: Matias Segura (ARG), Ramon Navarro (CHL), Gutemberg Goulart (BRA), Danilo Cerda (CHL)
3.a: Cristian Merello (CHL), Kris Cabezas (CHL), Edward Portocarrero (CHL), Diego Conti (ARG)
4.a: Oscar Davo (MEX), Reinaldo Ibarra (CHL), Alejandro Diaz (CHL)
5.a: Nahuel Amalfitano (ARG), Ryan Cabezas (CHL), Everaldo Teixeira (BRA), Victor Peña (CHL)
6.a: Chris Rodriguez (EUA), Cristian Lopez (CHL), Roberto Durán (CHL)
7.a: Miguel Tudela (PER), Gonzalo Velasco (PER), Alejandro Satt (CHL)
8.a: Wellington Carane (BRA), Santiago Di Pace (ARG), Giovanni Visconti (CHL), Gerald Alvarez (CHL)
9.a: Martin Passeri (ARG), Cristobal Gonzalez (CHL), German Varas (CHL)
10: Tristan Aicardi (CHL), Leon Vicuña (CHL), Christopher Herold (CHL)
11: Luis Maria Iturria (URU), Diego Medina (CHL), Cristian Tapia (CHL), Gianluigi Canepa (CHL)
12: Marco Giorgi (URU), Javier Swayne (PER), Guillermo Satt (CHL)

Por: João Carvalho

Tags: