Alma Surf promove leilão em prol do mestre Taiu Bueno

Uma ação social exemplar em prol do ídolo Taiu Bueno será realizada pelo conceituado Festivalma’11 no próximo dia 23, a partir das 20 horas, no Audi Caraigá, à Rua Colômbia, 659, no Jardim Europa, São Paulo. O Taiu Bueno Soul Auction, iniciativa de Romeu Andreatta, idealizador do Festivalma’11 e da Revista Alma Surf, será um leilão do acervo cultural e artístico do evento, com pranchas, artes plásticas e ampliações fotográficas, além de roupas de moda praia e acessórios para surf, com toda a arrecadação totalmente revertida ao surfista Taiu, que é um exemplo de vida.

“Tenho de agradecer ao Romeu Andreatta e ao arquiteto Gui Mattos, que cedeu o lugar na Avenida Europa, que é lindo. Além do acervo do Festival, estarão no leilão produtos das marcas que participaram do evento e também de diversos itens de arte”, conta empolgado Taiu Bueno, sem nunca desistir de ir em frente.

Acervo do Festivalma Surf 2011. Painel do fotógrafo Brian Bielmann, exibido durante o Festivalma na Bienal do Ibirapuera. Foto: Edu Viana

Acervo do Festivalma Surf 2011. Painel do fotógrafo Brian Bielmann, exibido durante o Festivalma na Bienal do Ibirapuera. Foto: Edu Viana

Octaviano Augusto de Campos Bueno, o Taiu, foi pioneiro no Brasil como “big rider” e hoje é conhecido como um grande guerreiro. O amor pelo surf começou ainda quando criança e aos 20 anos morou no Havaí, onde iniciou a carreira como profissional do esporte. Campeão Brasileiro em 1984, o surfista do Guarujá se destacava no cenário mundial, mas em 1º de novembro de 1991 sofreu uma terrível tragédia. Ao cair numa onda na Praia de Paúba, em São Sebastião, fraturou a quarta vértebra cervical, o que traumatizou a sua medula óssea. O acidente deixou Taiu tetraplégico, sem ter movimentos abaixo do pescoço.

O começo foi uma grande luta pela vida, momentos de dificuldades, mas depois ele mostrou toda a sua superação. Com a ajuda de amigos, sempre ao seu lado, descobriu que poderia ter uma nova vida mesmo com suas limitações físicas. Lançou o livro “Alma Guerreira”, onde conta sua trajetória. Hoje, ele também é presidente da SMF – Surfistas Marchando para Frente, movimento de objetivos claros de união dos surfistas dentro de fora d’água.

Em julho do ano passado, Taiu deu mais um grande avanço em sua luta ao voltar a surfar, desta vez em uma prancha adaptada e, claro, com a apoio fundamental de amigos. E apesar de todas as dificuldades, esse big rider nunca deixou de batalhar pela vida. Esbanja muito bom humor e alegria de viver, falante na busca de seu espaço, sempre em prol da evolução do surf.

“Estou bem física e psicologicamente e depois deste tempo todo paralisado, estou casado firme na Fé. Mantenho-me saudável e com a esperança de que em breve deverei entrar em um programa de cura, via célula-tronco”, destaca Taiu Bueno. “A luta é diária, sem mexer os braços, preciso de ajudante no dia a dia, mais custo de manutenção extra”, acrescenta o surfista, lembrando que em novembro completa 20 anos do acidente. “Da minha alma guerreira”. Aloha! Taiu

Por: AlmaSurf

Tags: