Boas ondas na abertura do Arica World 3-Star no Chile

Oito baterias abriram o Arica World Star Tour nos tubos de El Gringo, no Chile. O brasileiro Marcos Monteiro, de Saquarema, ganhou a primeira bateria nas séries de 4-5 pés da quarta-feira em Arica. Na segunda, Ramon Navarro (foto) iniciou uma série de três vitórias chilenas seguidas, encerrada pelo catarinense Everaldo “Pato” Teixeira no quinto confronto do dia.

Os três últimos foram vencidos pelo norte-americano Chris Rodriguez, o peruano Miguel Tudela e o argentino Santiago Di Pace. Restaram quatro baterias para fechar a rodada de apresentação dos 41 surfistas de sete países que se inscreveram para encarar as ondas desafiadoras de El Gringo. Elas ficaram para abrir a quinta-feira, com a primeira chamada para a nona bateria, do argentino Martin Passeri e os chilenos Cristobal Gonzalez e German Varas, sendo marcada para as 7:30 horas em Arica.

O campeão desta etapa do ASP World 3-Star, que vai até domingo no Chile, recebe 7 mil dólares da premiação total de 50 mil dólares e 750 pontos no ranking mundial unificado da ASP e no do ASP South America Surf Series 2011, circuito que decide o título sul-americano profissional da temporada. O Arica World Star Tour está utilizando um formato que não elimina ninguém na primeira fase.

Os dois primeiros colocados de cada bateria avançam direto para a terceira fase, já garantindo um prêmio de 900 dólares se forem derrotados na primeira rodada de duelos homem-a-homem em El Gringo. Mas, os terceiros e quartos da fase inicial têm uma repescagem para tentarem a classificação. Mesmo os que não conseguirem aproveitar a segunda chance, ainda ganham um prêmio mínimo de 500 dólares pelas participações.

Além de Ramon Navarro, Edward Portocarrero e Alejandro Diaz, que estrearam com vitórias, o Chile conquistou cinco vagas diretas para a terceira fase com a segunda colocação nas baterias: Kris Cabezas, Ryan Cabezas, Reinaldo Ibarra, Cristian Lopez e Alejandro Satt. Os brasileiros Gutemberg Goulart e Wellington Carane e o mexicano Angelo Lozano, foram os outros classificados em segundo lugar nos confrontos da quarta-feira em Arica.

PRIMEIRA FASE – 1.o e 2.o=Terceira Fase / 3.o e 4.o=Repescagem:
1.a: 1-Marcos Monteiro (BRA), 2-Angelo Lozano (MEX), 3-Camilo Hernandez (CHL)
2.a: 1-Ramon Navarro (CHL), 2-Gutemberg Goulart (BRA), 3-Matias Segura (ARG), 4-Danilo Cerda (CHL)
3.a: 1-Edward Portocarrero (CHL), 2-Kris Cabezas (CHL), 3-Diego Conti (ARG), 4-Cristian Merello (CHL)
4.a: 1-Alejandro Diaz (CHL), 2-Reinaldo Ibarra (CHL), w.o-Oscar Davo (MEX)
5.a: 1-Everaldo Teixeira (BRA), 2-Ryan Cabezas (CHL), 3-Nahuel Amalfitano (ARG), 4-Victor Peña (CHL)
6.a: 1-Chris Rodriguez (EUA), 2-Cristian Lopez (CHL), 3-Roberto Durán (CHL)
7.a: 1-Miguel Tudela (PER), 2-Alejandro Satt (CHL), 3-Gonzalo Velasco (PER)
8.a: 1-Santiago Di Pace (ARG), 2-Wellington Carane (BRA), 3-Giovanni Visconti (CHL), 4-Gerald Alvarez (CHL)
Baterias que vão abrir a quinta-feira:
9.a: Martin Passeri (ARG), Cristobal Gonzalez (CHL), German Varas (CHL)
10: Tristan Aicardi (CHL), Leon Vicuña (CHL), Christopher Herold (CHL)
11: Luis Maria Iturria (URU), Diego Medina (CHL), Cristian Tapia (CHL), Gianluigi Canepa (CHL)
12: Marco Giorgi (URU), Javier Swayne (PER), Guillermo Satt (CHL)

Por: João Carvalho

Tags: