Canceladas duas etapas do ASP 6-Star de surf em Santa Catarina

Simão Romão (RJ). FotoSurf: Daniel-smorigo

Simão Romão (RJ). FotoSurf: Daniel-smorigo

Perna brasileira de fim de ano da ASP South America terá ainda duas provas com o mesmo nível 6 estrelas em São Paulo e no Rio de Janeiro no mês de outubro

As duas etapas que estavam programadas em Santa Catarina para dar início na “perna brasileira de fim de ano” da ASP South America, foram canceladas pelos seus organizadores. A justificativa principal para a decisão em cima do prazo foi a falta do importante apoio governamental para cobrir os altos custos da realização de eventos internacionais de grande porte como estes.

Com isso, as cidades de Florianópolis e Itajaí ficaram de fora do calendário do Circuito Mundial em 2011, mas o último SuperSurf Internacional do ano está confirmado no litoral norte de São Paulo, assim como o Brazil Open of Surfing na capital do Rio de Janeiro, que também vai promover uma etapa inédita do Circuito Mundial Pro Junior da ASP entre os dias 24 de outubro e 02 de novembro na capital carioca.

O SuperSurf Internacional acontece nos dias 11 a 16 de outubro, com a Abril Mídia acertando os últimos detalhes para anunciar se será na Praia de Itamambuca, em Ubatuba, ou na Praia de Maresias, em São Sebastião. Já o Brazil Open of Surfing, nos dias 18 a 23, é organizado pela Adding Eventos e substitui o Rio Surf Pro International apresentado pela Oakley na Praia do Arpoador. As duas etapas do ASP World 6-Star têm premiação de 145.000 dólares e valem 3.500 pontos para o ASP World Ranking e para o Sul-americano do circuito ASP South America Surf Series 2011.

“Lamentavelmente, fomos informados que as duas etapas de Santa Catarina programadas para o início da perna de outubro da ASP South America foram canceladas”, disse Roberto Perdigão, diretor da ASP South America, escritório regional da ASP na América do Sul. “O corte de verbas feito pela Secretaria Estadual de Esporte e Turismo acabou afetando a realização destes eventos. A etapa da Praia Mole já era tradicional no circuito mundial e a de Itajaí estava buscando voltar ao calendário”.

Contando com a parceria do Governo do Estado de Santa Catarina e das prefeituras municipais, a Maresia promoveu o 6 estrelas da Praia Mole nos dois últimos anos em Florianópolis e também as etapas de Itajaí na Praia Brava, em 2007 e 2008. Depois de quatro edições seguidas no estado, a marca decidiu não realizar o Maresia Surf International neste ano e foi agendado o Florianópolis Pro, na Praia Mole, com patrocínio principal da Fundesporte e da Prefeitura. Em Itajaí, o Santa Catarina Pro foi cancelado pelo segundo ano consecutivo por falta de apoio publico e das empresas da iniciativa privada.

“De qualquer forma, as outras duas etapas programadas para o final de ano, ambas também de nível 6 estrelas, estão confirmadas para São Paulo e Rio de Janeiro. A grande novidade é a etapa do ASP World Junior Championship que acontecerá pela primeira vez no Brasil, no Arpoador, Rio de Janeiro, logo após à do ASP World 6-Star”, destacou Roberto Perdigão, sobre a etapa inédita do Circuito Mundial Pro Junior na região da ASP South America, especialmente no Brasil.

SELETIVAS PRO JUNIOR – Os surfistas que irão representar o continente sul-americano no ASP World Junior Championships 2011 serão conhecidos neste mês de agosto. A cidade de Itajaí sediou a primeira das quatro seletivas da ASP South America e mais duas também serão em Santa Catarina. A próxima é o Mormaii Pro Junior nos dias 12 a 14 na Praia da Ferrugem, em Garopaba. Na semana seguinte, de 19 a 21 de agosto, tem o Hurley Pro Junior na Prainha de São Francisco do Sul. Já a etapa decisiva é o Billabong Eco Surf Festival nos dias 29 a 31 na Praia do SESC, em Salvador, na Bahia. A data está certa, vai ser de segunda a quarta-feira, pois da quinta-feira até sábado será realizada uma etapa do ASP World 2-Star no mesmo lugar.

Os quatro primeiros no ranking final das quatro etapas e as duas melhores do feminino, se classificam para o ASP World Junior 2011. A ASP South America reserva duas vagas no time masculino para os dois surfistas da América do Sul mais bem colocados no ASP World Ranking, com idade até 20 anos. O Mundial Pro Junior tem duas provas confirmadas, o Oakley World Junior em Bali, de 03 a 14 de outubro na Indonésia, e o Brazil Open of Surfing nos dias 24 de outubro a 02 de novembro na Praia do Arpoador, Rio de Janeiro. A ASP ainda considera como tentativa o tradicional Billabong World Junior Championship para decidir os títulos mundiais da categoria Pro Junior da ASP em janeiro de 2012 na Austrália.

CALENDÁRIO DAS PRÓXIMAS ETAPAS DA ASP SOUTH AMERICA:
Ago 02-07 – ASP 3-Star – Arica World Star Tour em El Gringo, Arica – CHILE
Ago 12-14 – Pro Junior – Mormaii Pro Junior na Praia da Ferrugem, Garopaba (SC)
Ago 19-21 – Pro Junior – Hurley Pro Junior na Prainha, São Francisco do Sul (SC)
Ago 29-31 – Pro Junior – Billabong Surf Eco Festival na Praia do SESC, Salvador (BA)
Set 01-03 – ASP 2-Star – Billabong Surf Eco Festival na Praia do SESC, Salvador (BA)
Out 11-16 – ASP 6-Star – SuperSurf Internacional em Ubatuba ou São Sebastião (SP)
Out 18-23 – ASP 6-Star – Brazil Open of Surfing na Praia do Arpoador, Rio de Janeiro (RJ)
Out 24-02 – ASP World Junior – Brazil Open of Surfing no Arpoador, Rio de Janeiro (RJ)

João Carvalho