Decisão dos títulos sul-americanos Sub-20 em Salvador

Gabriela Leite (SC). FotoSurf: Daniel Smorigo

Gabriela Leite (SC). FotoSurf: Daniel Smorigo

Billabong Surf Eco Festival encerra o ASP South America Junior Series na capital baiana pela terceira vez e também promove uma etapa do ASP World 2-Star

Pelo terceiro ano consecutivo, o Billabong apresenta Surf Eco Festival promove a decisão do Sul-americano Sub-20 na cidade de Salvador. A etapa que fecha o ASP South America Pro Junior Series 2011 será realizada na próxima semana, de segunda a quarta-feira na Praia de Jaguaribe, em frente ao SESC Piatã.

Após definir os campeões da temporada na categoria Sub-20 e os classificados para representar a América do Sul no Circuito Mundial Pro Junior da ASP, o evento prossegue até o sábado com uma etapa do ASP World 2-Star masculino, valendo 500 pontos para o ranking mundial unificado da ASP e para a disputa do título sul-americano profissional do circuito ASP South America Surf Series 2011.

No ano passado, a etapa final do Pro Junior aconteceu junto com uma prova feminina do WQS, vencida por Coco Ho. A havaiana foi uma das muitas estrelas da elite mundial que participaram do Billabong Surf Eco Festival 2010. Os estrangeiros também ganharam as finais do Pro Junior, o argentino Santiago Muniz e a francesa Johanne Defay. Já os campeões sul-americanos foram o paulista Miguel Pupo e a paraibana Diana Cristina.

Marco Fernandez (BA). FotoSurf: Daniel Smorigo

Marco Fernandez (BA). FotoSurf: Daniel Smorigo

Só em 2009 teve uma etapa masculina do ASP Star em Salvador, com o cearense Márcio Farney conquistando sua única vitória no Circuito Mundial. Estas duas edições na capital baiana foram na Praia da Armação, no Jardim de Alah. Mas, o novo conceito na realização de eventos, unindo o esporte com a ecologia e preservação da Natureza, foi implantada pela Dendê Produções, do baiano Railton Lemos, no primeiro Billabong Surf Eco Festival da história, em 2008 na paradisíaca Praia do Forte, em Mata de São João, no litoral norte do estado.

MINEIRINHO E SILVANA – O evento disputado em frente a uma protegida bancada de corais foi coroado pelas vitórias dos dois maiores nomes do Brasil no cenário internacional atualmente, o paulista Adriano de Souza e a cearense Silvana Lima. O local da prova agora mudou para um dos redutos dos surfistas soteropolitanos, a Praia de Jaguaribe, com a enorme estrutura sendo montada em frente ao SESC Piatã. Próximo dali, no sábado à noite, será promovido um show com a banda Raimundos e outras atrações locais, para fechar o Billabong apresenta Surf Eco Festival 2011 em Salvador.

Bom para os campeões sul-americanos Sub-20 comemorarem os títulos e os representantes da América do Sul no Circuito Mundial Pro Junior da ASP festejarem as classificações. A disputa final na Bahia promete ser intensa principalmente no masculino, que envolverá mais de trinta surfistas. Já a briga pelo título feminino será só entre as competidoras que venceram as outras três etapas do ASP South America Pro Junior 2011, todas realizadas no litoral de Santa Catarina.

SÓ A VITÓRIA – Sem a concorrência da paraibana Diana Cristina, tetracampeã sul-americana que estourou o limite de idade neste ano, a catarinense Gabriela Leite está na frente depois da vitória conquistada no último domingo no Hurley Pro Junior em São Francisco do Sul. A paulista Juliana Meneguel, vencedora da primeira etapa, o Roxy Pro Junior em Itajaí, ocupa a segunda vaga para compor o time feminino no Circuito Mundial. A pernambucana Monik Santos ganhou o Mormaii Pro Junior em Garopaba e sua única chance de título ou classificação é a vitória no Billabong Surf Eco Festival na Bahia.

No masculino, a batalha pelas vagas está aberta. Mais de trinta surfistas têm boas chances matemáticas de terminar entre os quatro primeiros no ranking que formarão a equipe masculina, junto com os dois atletas do continente mais bem colocados no ASP World Ranking que tenham até 20 anos de idade. No momento, os indicados por este critério técnico seriam os paulistas Gabriel Medina e Miguel Pupo.

Pelo ranking Sul-americano, os quatro que vão defender as vagas em Salvador são o pernambucano Ian Gouveia (1.o lugar), o catarinense Gustavo Machado (2.o) e os paulistas Deivid Silva (3.o) e Filipe Toledo (4.o). O baiano Marco Fernandez (5.o) é o que está mais próximo deles e compete em casa no Billabong Surf Eco Festival. Em 2009, ele conquistou a classificação no último dia da competição em Salvador.

RANKING SUL-AMERICANO – ASP SOUTH AMERICA PRO JUNIOR SERIES 2011 – 3 etapas:
01: Ian Gouveia (BRA-PE) – 895 pontos
02: Gustavo Machado (BRA-SC) – 868
03: Deivid Silva (BRA-SP) – 842
04: Filipe Toledo (BRA-SP) – 702
05: Marco Fernandez (BRA-BA) – 691
06: João Paulo Abreu (BRA-SC) – 589
07: Victor Drews (BRA-SC) – 510
08: Thiago Guimarães (BRA-SP) – 494
09: Pedro Lani (BRA-SC) – 422
10: Yan Guimarães (BRA-RJ) – 421

RANKING SUL-AMERICANO PRO JUNIOR FEMININO – 3 etapas:
01: Gabriela Leite (BRA-SC) – 766 pontos
02: Juliana Meneguel (BRA-SP) – 733
03: Monik Santos (BRA-PE) – 719
04: Kaena Brandi (BRA-SP) – 610
05: Natali Paola (BRAP-SP) – 444

CALENDÁRIO DAS PRÓXIMAS ETAPAS DA ASP SOUTH AMERICA:
Ago 29-31 – Pro Junior – Billabong Surf Eco Festival na Praia de Jaguaribe, Salvador (BA)
Set 01-03 – ASP 2-Star – Billabong Surf Eco Festival na Praia de Jaguaribe, Salvador (BA)
Out 11-16 – ASP 6-Star – SuperSurf Internacional em Ubatuba ou São Sebastião (SP)
Out 18-23 – ASP 6-Star – Brazil Open of Surfing na Praia do Arpoador, Rio de Janeiro (RJ)
Out 24-02 – ASP World Junior – Brazil Open of Surfing no Arpoador, Rio de Janeiro (RJ)

Por: João Carvalho