Itacoatiara recebeu a Segunda Etapa do Circuito ASN

Nos dias 13 e 14 de agosto, foi realizado na praia de Itacoatiara a Segunda Etapa do Circuito ASN Compão de Surf 2011. Sol, praia cheia, água clara, ondas de meio metro com boa formação e o tradicional alto astral de Itacoá formaram o cenário das disputas na competição niteroiense.

Matheus Faria. FotoSurf: Tony D Andrea

Matheus Faria. FotoSurf: Tony D Andrea

Como as previsões indicavam uma diminuída no mar para o domingo, a maioria das baterias rolou no sábado, com a conclusão das categorias Iniciante, Junior e Gran Master. No segundo dia restaram apenas as finais da Feminino, Open UFF, Master e Open Interno.O grande destaque do campeonato foi Pedro Todaro. Pedrinho apostou nos aéreos, passando em primeiro em todas as baterias, conseguindo o título inédito na Open, entrando na briga pela passagem para o Peru, que será oferecida ao campeão do ranking em 2011 nesta categoria.

Rafael Sabino. FotoSurf: Tony D Andrea

Rafael Sabino. FotoSurf: Tony D Andrea

A decisão da Iniciante foi a primeira a ir para a água. Matheus Rodrigues, campeão da segunda etapa do estadual, confirmou seu favoritismo e venceu com folga, largando na frente no ranking, já que esta categoria não foi disputada na primeira etapa. Silvio Lacerda encontrou boas direitas e garantiu o segundo posto. Danilo de Souza, que também se destaca nos eventos estaduais, foi o terceiro, e Pedro Henrique terminou em quarto.

Confira galeria fotosurf completa

A final da Junior foi composta por 5 surfistas. Muito disputada, com diversas trocas na liderança, teve a incrível marca de 47 ondas surfadas. O único visitante, Matheus Faria, desbancou os locais e venceu mais uma vez em 2011. Com 2000 pontos no ranking ele deu um grande passo rumo à conquista de outra passagem para o Peru. Yago Rodrigues chegou a liderar a decisão, mas no fim ficou com mais um vice campeonato neste ano. Com 1800 pontos ele precisará vencer a última etapa e torcer para que o macaense fique no máximo na quarta colocação. Matheus Rodrigues, irmão de Yago, disputou sua segunda final, mas nesta, ficou em terceiro. Angelo Bittar, que já se destaca nas ondas grandes, foi o quarto. Completando a final, Raphael Reis ficou em quinto.

Na Gran Master Guilherme Reis, o Guita, venceu mais uma. Com 100% de aproveitamento disparou na liderança do ranking, dando um grande passo rumo ao título de 2011. Alfredo Simon ameaçou o líder, mas terminou em segundo. O carioca Marcio Mundim foi o terceiro, com Fernando Cunha, último campeão Gran Master na ASN, finalizando em quarto.

Na Feminino, depois de mais de dois anos, caiu a invencibilidade da Rayza Silveira. A visitante Wendy Guimarães, acostumada as fortes ondas de Saquarema, fez uma boa escolha de ondas e manobrou com consistência, faturando a etapa. Rayza que liderou grande parte da bateria, finalizou em segundo. As duas estão empatadas no ranking com 1900 pontos, e decidirão o título de 2011 na próxima etapa. Raquel Heckert, que surfou boas direitas, ficou em terceiro, e Radja Esposel, que participou de sua primeira competição, foi a quarta colocada.

A decisão universitária foi muito equilibrada com três dos quatro finalistas se revezando na liderança. Thiago Villar, estudante de Inglês, venceu mais uma e disparou no ranking. Felipe Castro surfou fluido nas direitas garantindo o segundo posto. O advogado e big rider Rafael Curi se esforçou, mas acabou em terceiro. Breno Ebert, estudante de Educação Física, completou a decisão em quarto.

A categoria Master foi uma das que apresentou maior nível técnico. Na final da primeira etapa foram três cariocas contra um niteroiense. Mas desta vez foi formada por três locais contra um carioca. Todos se dedicaram bastante, pois estavam em jogo importantes pontos no ranking que dará uma passagem aérea para o Peru. O local Marsil Antunes aproveitou as condições favoráveis ao seu estilo de surfar e se sagrou campeão. Léo Trigo, que venceu a primeira etapa, foi o vice desta vez. Somou 1900 pontos no ranking e deu um importante passo rumo ao Peru. O salva-vidas Marcílio Marques volta ao pódio da ASN depois de anos, conquistando a terceira colocação. Rafael Mignani foi o quarto, repetindo o mesmo resultado da primeira etapa. Ele está na cola do Léo Trigo no ranking com 1458 pontos.

A Open Interna mostrou mais uma vez equilíbrio entre a galera local. Os quatro finalistas eram diferentes dos da primeira etapa, e todos buscavam um título inédito. Pedro Todaro, que arriscou e acertou muitos aéreos em toda competição, usou a mesma tática na decisão e venceu com folga. Várias pessoas na praia falaram que Pedro já merecia esse título há muito tempo, pois ele é um dos principais aerealistas de Itacoatiara. Thiago Villar, que venceu na UFF, desta vez foi o vice. O trigêmeo Bernardo Borges passou as três fases anteriores vencendo suas baterias. Mas na final ele não repetiu o desempenho, terminando em terceiro. Eric Gonçalves não encontrou boas ondas, completando a decisão no quarto lugar. O ranking ficou totalmente embolado com muitos surfistas tendo chances reais de faturar o ranking e uma das passagens aéreas para o Peru oferecidas pela AIT Surf Operadora de Turismo e Taca Air Lines. No topo da lista está outro trigêmeo, Bruno Borges, somando um vice e o quinto lugar.

Na entrega da farta premiação aos finalistas de todas as categorias, o presidente Renato Bastos agradeceu a todos os envolvidos nesse trabalho, e falou sobre a importância dos patrocinadores e apoiadores da ASN, que nos últimos anos tem dado uma ênfase nas categorias de base. A terceira e última etapa do circuito principal está marcada para os dias 1 e 2 de outubro.

O Circuito ASN Compão de Surf 2011 tem patrocínio da Cervejaria Noi e Lanchonete Compão, co-patrocínios da Hot Buttered, Universidade Federal Fluminense, Cobra D’Água, Cesar Luna Sufboards, e apoios da Taca Air Lines, AIT Surf Operadora de Turismo, Vibe, Cobian, S3 Boarders United, Energéticos Mad Dog, Pranchas Bou, André Cebola Shaper, Bustle, Hanga Bay, Hang Way, TSN, Código do Surf, Original Brasil, Girlie, Águas de Niterói, Secretaria de Esportes da Prefeitura de Niterói e FESERJ.