Na cola do multicampeão de surf Adilton Mariano

Caída na Praia do Vizinho-Serviluz Fortaleza (Ce). FotoSurf:Felipe Silva

Caída na Praia do Vizinho-Serviluz Fortaleza (Ce). FotoSurf:Felipe Silva

Confiram rotina de treinos de um grande nome do surf cearense

Tive o prazer de acompanhar uma série de treinos com o multicampeão de surf Adilton Mariano, que entre seus principais títulos figuram o Penta Campeonato Brasileiro de Surf na Pororoca, o de Campeão Cearense e Nordestino em todas as categorias Amadoras, Campeão Brasileiro Open e Júnior no ano de 2001, Campeão Brasileiro de Surf Profissional da Seletiva Petrobras de 2008, dentre outros.

Várias modalidades esportivas, alongamentos, orientação com profissionais especializados em cada atividade, e surf, muito surf, estiveram no cardápio de treinos de Adilton nesse sábado pra lá de radical.

A ação começou no Wakepark da Lagoa do Colosso, complexo esportivo com Cable Park e lancha para treinamento de wakeboard, que tem sido muito procurado por surfistas na baixa temporada de ondas e por kitesurfistas, na baixa temporada dos ventos do Ceará.

Caída no Portão Serviluz Fortaleza (Ce). FotoSurf:Felipe Silva

Caída no Portão Serviluz Fortaleza (Ce). FotoSurf:Felipe Silva

 

O treinamento iniciou com um relaxante crossing de SUP pelo perímetro da lagoa, que segundo Thiago, instrutor e coordenador do Cable Park, é uma ótima maneira de se familiarizar com a lagoa e ir aquecendo a musculatura.

Na sequência, Thiago conduziu o treinamento de alongamento, impulsão com prancha presa nos pés sobre Cama-Elástica e com pesos para a preparação dos músculos e tandões para os exercícios que se seguiriam.

Após essa preparação, Adilton iniciou os treinos no Cable Park. Segundo ele, wakeboard é uma atividade muito comum em viagens para a Pororoca:

“Sempre que vou para a Pororoca rola muito wakeboard depois que a onda passa. É muito radical e além de preencher o tempo, é um treino muito forte”, relatou Adilton que completou explicando que esse não foi o único motivo que o levou até ali: “Estive no Peru no início do mês e me bati com o Rodrigo Frota (Campeão Cearense de Wakeboard) que me convidou para conhecer o espaço e fazer um treino. Confesso que me surpreendi com a estrutura física e com o alto nível do treinamento que o complexo oferece. Pena que a lancha estava em manutenção, pois, eu tava muito afim de treinar uns aéreos na marola da lancha. Com certeza, sempre que eu estiver no Ceará colocarei o treinamento no Colosso Wakepark na minha agenda de treinos”, declarou Adilton.

Adilton Mariano.  FotoSurf: Felipe Silva

Após o treino do wakeboard, um bate bola rápido, só pra não esquecer que Deus é brasileiro, uma refeição leve para repor as energias e seguimos direto para a Praia do Portão, que fica a poucos metros da famosa Praia do Titanzinho. Essa caída não estava nos planos, mas quando chegamos em frente ao Titã e vimos as ondas quebrando forte não poderíamos deixar de aproveitar e dar uma caída para aproveitar as ondas.

A Praia do Portão é famosa por suas ondas rápidas que só rolam na maré seca. As ondas estavam constantes e a cabeçada se revezava no pico e após cerca de uma hora e meia de surf seguimos para a Praia do Vizinho.

A Praia do Vizinho é conhecida por suas ondas de vento que nessa época do ano proporcionam um treino forte e de alta qualidade em plena baixa temporada de surf no Ceará.

“Costumo dizer que a onda do Vizinho se parece muito com Snapper Rocks, na Gold Coast Australiana. E ainda lembra a pororoca, pois, é um verdadeiro fenômeno, já que nessa época não tem onda em praticamente nenhuma praia do Ceará”, comenta Adilton com a irreverência e o humor que o tornaram um dos atletas mais queridos do tour nacional.

Depois do surf no Vizinho, só mesmo um bonito pôr do sol para completar mais esse perfeito dia de treinos. Segundo Adilton, que para quem não sabe até hoje mantém vários recordes como o incrível feito de ter ficado invicto em competições na pororoca por 11 etapas seguidas e mantém o recorde de tempo de surf no fenômeno, 37 minutos e 8 segundos (que apesar de não homologado, ainda não foi superado), seus atuais objetivos são voltar para o BSP (o Circuito Brasileiro de Surf Profissional), brigar pelo título de Hexa Campeão Brasileiro de Surf na Pororoca (no circuito que segundo seus organizadores estará retornando em 2012) e continuar fazendo viagens pelo mundo para seguir na eterna busca pela ONDA DA VIDA.

É isso aí galera. Assim foi o sábado eletrizante e intenso em que tive a oportunidade de acompanhar o treinamento desse eterno ídolo cearense e brasileiro que ainda tem muita história pra contar, entre elas, trips para a Austrália, Indonésia, Mentaway e muitas aventuras nas ondas da pororoca. Mas essas histórias, a gente confere nas próximas matérias.

Valeu Adilton. Vamos ficar no aguardo de todas essas histórias e das fotos dessas incríveis viagens e experiências.

Adilton Mariano conta com o Apoio de – INFOTEC

Por: George Noronha

Tags: