Paulo Banys quer o bi na Seletiva ABC do SP Contest 2011

Paulo-Banys Foto: Daniel Smorigo

Surfista de São Bernardo pretende repetir a performance de 2010 e vencer na etapa programada para os dias 13 e 14 de agosto, em Ubatuba

São Paulo (SP) – Paulo Banys espera repetir o mesmo desempenho que teve em 2010 na segunda etapa do SP Contest 2011, que será realizada nos dias 13 e 14 de agosto, na praia de Itamambuca, em Ubatuba (SP). No ano passado, o surfista de São Bernardo do Campo venceu a Seletiva ABC na categoria Longboard e ficou na segunda colocação na Máster. “O objetivo é sempre ganhar ou, ao menos, garantir um lugar no pódio mais uma vez. O bicampeonato no pranchão não seria nada mau”, afirmou.

A segunda prova do Circuito Metropolitano nesta temporada é destinada aos atletas moradores nas sete cidades do ABC paulista. Os residentes em outras regiões da Grande São Paulo podem competir nos chamados SP Trials, que também são classificatórios para o Confronto Final, programado para dezembro, na praia do Tombo, no Guarujá (SP). “Acredito que apontar um favorito é difícil. Vai depender do tamanho que as ondas estiverem”, analisou Paulo Banys, que é um dos proprietários da fábrica de quilhas Da Finz, apoiadora do circuito.

O surfista de 38 anos terá a companhia – e também como adversário nas categorias Long ABC e Máster ABC – do irmão mais velho, Victor, 46 anos, em Ubatuba. “É muito legal estar com ele, pois um da força para o outro, independente de sermos oponentes dentro d’água. O importante é ficar tudo em casa”, ressaltou Paulo Banys. Segundo ele, o fato de a Seletiva ABC ser realizada em Itamambuca é um fator positivo. “Lá é demais. Tem ondas mais definidas e muita natureza. Por isso, deve ser a melhor etapa do ano”, argumentou.

Inscrições – As inscrições para a segunda etapa do Town & Country apresenta Tent Beach SP Contest 2011, que completa dez anos nesta temporada, já estão abertas e devem ser feitas pelo site www.tentbeach.com.br até o dia 11 de agosto.

A taxa de participação, segundo a Associação de Surf da Grande São Paulo (ASGSP), organizadora do campeonato em conjunto com a empresa de promoção Event Tools, é de R$ 80,00 por categoria.

Seis categorias estarão em disputa nas ondas de Ubatuba: Open ABC, Long ABC, Máster ABC, Open SP Trials, Long SP Trials e Open Local, esta aberta para surfistas da cidade onde a prova acontece.

Depois de Ubatuba, o SP Contest 2010 terá sua terceira etapa (Zona Norte) nos dias 27 e 28 de agosto, na praia das Pitangueiras, no Guarujá; a quarta (Zona Sul), em 22 e 23 de outubro, na praia de Maresias, em São Sebastião (SP), e a quinta (Zona Oeste), em 5 e 6 de novembro, na praia de Juquehy, também em São Sebastião. O Confronto Final, em que serão definidos os campeões de 2011 e os ganhadores das passagens para o Peru, está programado para os dias 10 e 11 de dezembro.

Por: Roberto Pierantoni