Praia de Maresias recebe o Over Limits

O evento será realizado de 23 a 25 de setembro, das 8 às 18 horas, na praia de Maresias, em São Sebastião. São Paulo, setembro de 2011 – Três modalidades radicais foram reunidas no Over Limits: Jet Waves (manobras com jet nas ondas), Sling Shot (surf aéreo) e Paraquedismo Swoop (pouso radical) e a primeira edição do evento será realizada de 23 a 25 de setembro, na praia de Maresias, em São Sebastião, litoral norte paulista.

A competição, que será disputada das 8 às 18 horas. Marcelo Brandão (Tchello), organizador do Over Limits, lembrou que há algum tempo vinha planejando realizar uma competição deste tipo, e agora foi possível viabilizar esse projeto. “Estamos organizando a primeira edição do evento, na praia de Maresias, um dos locais mais bonitos do litoral paulista e com a participação de grandes nomes do jet waves, surf e paraquedismo.

Tenho certeza que a competição agradará ao grande público que estamos esperando para os três dias de disputas”, acrescentou. Tchello explica que o Over Limits terá início na sexta-feira (23), com as primeiras chaves classificatórias para Jet Waves e Sling Shot e continuam no sábado (24) até a bateria final marcada para o domingo (25). Os competidores serão avaliados por um júri especializado. Todas as baterias serão disputadas homem a homem, sendo seis minutos para as baterias de Jet Waves e 10 minutos para Sling Shot. As competições dessas duas modalidades (que irão intercalando suas baterias) serão interrompidas a cada 40 minutos para o salto do Paraquedismo Swoop. Ainda de acordo com o organizador, as disputas do Jet Waves também serão válidas para a primeira etapa do Campeonato Brasileiro 2011. Os participantes serão divididos nas categorias AMA e PRO. Essa modalidade começou a ser disputada em 1999 no Brasil e vem crescendo a cada ano com grande número de praticantes em diversos países.

Atualmente o Mundial é disputado em três etapas (França, Estados Unidos e a final no Brasil, de 22 a 24 de outubro, em Piçarras, Santa Catarina). “O Sling Shot ou Tow-att será um evento inédito no Brasil e no mundo. Há algum tempo os surfistas também começaram a saltar as ondas. Atento a isso, procuramos criar uma competição com regulamento específico para esse novo esporte. O competidor terá de saltar mais do que surfar, pois as manobras de salto valerão nota dobrada em relação as manobras do surf”, detalhou Tchello. No Paraquedismo Swoop, os participantes saltarão de um helicóptero a quatro mil pés de altura, realizam pequena queda livre e vem para o pouso a uma velocidade de aproximadamente 100 km/h, realizando um planeio de cerca de 70 metros, com objetivo de chegar mais próximo do alvo. Eles também serão avaliados por um júri especializado.

Sobre o Over Limits Over Limits é um evento esportivo que reúne os melhores atletas do País e um júri especializados em três modalidades radicais: Jet Waves, Sling Shot e pára-quedismo Swoop. Neste primeira edição, as competições acontecem entre os dias 23 e 25 de setembro, na praia de Maresias, em São Sebastião, litoral norte paulista.

Por: Renato Fabretti