Filipe Toledo, leva o Paulista de Surf Pro 2011, no Guarujá (SP).

Filipe Toledo. Paulista de Surf Pro 2011. Foto Surf: Munir El Hage / Divulgação

Filipe Toledo ganhou a disputa válida circuito profissional de São Paulo; o irmão Matheus faturou a Expression Session nas ondas do Guarujá.

Guarujá (SP) – Filipe Toledo, 16 anos, foi o grande vencedor da segunda etapa do Paulista de Surf Pro 2011, que terminou neste domingo, na praia das Pitangueiras, no Guarujá (SP), com ondas de meio metro de altura e excelente formação. Um total de 96 surfistas de oito estados participou da competição válida pela definição do melhor surfista de São Paulo na temporada e também por uma vaga no Circuito Brasileiro de 2012.

Victor Ribas, Paulista de Surf Pro 2011. Foto Surf: Munir El Hage / Divulgação

Na bateria final, o surfista de Ubatuba superou Luan Carvalho (2º), da Praia Grande; o conterrâneo Gustavo Araújo (3º) e Victor Ribas, de Cabo Frio (RJ). “Estou muito feliz. Consegui mostrar o melhor do meu surfe durante todo o campeonato, que teve a presença dos melhores do País, e consegui subir ao degrau mais alto do pódio”, declarou o atual campeão mundial sub-16 e sulamericano sub-20. De prêmio, Filipe Toledo faturou R$ 8 mil do total de premiação.

A alegria da família Toledo, que tem como patriarca o bicampeão brasileiro (1991 e 1995) Ricardo Toledo, que chorou quando Filipinho saiu do mar com o primeiro lugar confirmado, foi maior com a vitória do filho mais velho, Matheus, na Overboard Expression Session (bonifica o autor da manobra mais extrema), o que lhe garantiu o prêmio de R$ 1 mil. “Fizemos a barba e o bigode. Esse final de semana foi demais”, afirmou o campeão paulista Pro de 2010.

Filipinho assumiu a nona colocação do ranking do Maresia Paulista de Surf Pro 2011. A liderança permanece com o também ubatubense Hizunomê Bettero, vencedor da etapa de abertura, no mês de maio, em Ubatuba. Ele foi eliminado nas oitavas de final no Guarujá e acabou na 25ª colocação. A vice-liderança é de Luan Carvalho, segundo nas ondas das Pitangueiras. Em terceiro está o veterano Victor Ribas, de 39 anos.

Flávio Nakagima foi o mais bem colocado do “Team Maresia” nesta segunda etapa do Paulista de Surf Pro 2011. O surfista da Praia Grande terminou na quinta posição, após apresentar um surfe moderno durante as primeiras fases, e ocupa o 18º lugar no ranking. O companheiro de equipe Marco Fernandez obteve a 17ª posição e é o sexto na classificação geral do circuito.

A terceira e última etapa está programada para os dias 26 e 27 de novembro, na praia de Maresias, em São Sebastião (SP).

Resultado
1º Filipe Toledo (Ubatuba)
2º Luan Carvalho (Praia Grande)
3º Victor Ribas (RJ)
4º Gustavo Araújo (Ubatuba)
5º Flávio Nakagima (Praia Grande) e Jessé Mendes (Guarujá)
7º Maxsswell Ribeiro (Praia Grande) e Magno Pacheco (Guarujá)

Ranking – Após 2 etapas
1º Hizunomê Bettero (Ubatuba), 1.360 pontos
2º Luan Carvalho, 1.220
3º Victor Ribas, 1.170
4º Gustavo Araújo, 1.130
4º Gustavo Henrique (Ubatuba), 1.130
6º Marco Fernandez (BA), 1.070
7º Alex Ribeiro (Praia Grande), 1.060
8º Magno Pacheco, 1.055
9º Filipe Toledo, 1.000
10º Alandreson Martins (BA), 955

Resultados completos nos site da FPS – www.fpsurf.com.br

Por: Roberto Pierantoni