Jano Belo salta 30 posições no ranking mundial de surf

Jano Belo treinando no Tahiti. Foto Surf: Aleko Stergiou

Jano Belo treinando no Tahiti. Foto Surf: Aleko Stergiou

O surfista paraibano Jano Belo, passou dois meses disputando etapas internacionais que lhe garantiram subir da 115ª colocação para a 85ª no World Tour.

Entre as provas corridas, nos meses de julho e agosto, o atleta participou do Mr Price Pro Ballito, na África do Sul, do Nike US Open of Surfing, nos Estados Unidos, do Relentless Boardmasters in Association with Vans, no Reino Unido, e do Sooruz Lacanau Pro, na França.

“O Pro Ballito foi o melhor campeonato de onda dos últimos tempos. Perdi nas quartas de final e encerrei a minha participação na nona posição”, conta Jano Belo.

Porém, não foram só as boas ondas que marcaram seu tour. Segundo ele, na etapa americana Kelly Slater o surpreendeu.

“No Nike US Open of Surfing corri cinco baterias de triagem, porque apesar de estar em 85º no ranking meu seeding ainda era de 115º. Entrei no evento principal competindo na bateria do Slater. Consegui liderar o tempo todo, mas na regressiva ele pegou uma onda que lhe garantiu a vitória”, recorda.

Apesar da frustração, terminando a prova no 37º lugar, Jano ganhou destaque na bateria. “Todas as pessoas que estavam assistindo afirmaram que eu merecia ganhar. E, o Slater também deve ter achado, pois no pódio ele citou o meu nome. Disse que não me conhecia e que eu era um grande surfista”.

Atualmente ele está no Brasil para competir entre os dias 14 e 18, a 2ª etapa do Circuito Petrobras nas Ondas, que acontece no Arpoador (RJ).

Em terceiro no ranking nacional, Jano corre ainda entre os dias 21 e 25, a 3ª etapa do Brasil Surf Pro, em Itamambuca, Ubatuba (SP).

Depois ele volta ao circuito internacional, para disputar a etapa Prime do World Tour, em São Miguel, Portugal, nos dias 27 de setembro e 2 de outubro.

Estou no Rio de Janeiro malhando, treinando e fazendo pranchas para o resto do ano”, revela o atleta radicado na Cidade Maravilhosa. De acordo com o surfista, nestes últimos meses de 2011 vão acontecer campeonatos primes importantes. “Meu objetivo é competir para somar pontos e alcançar a elite mundial”, revela.

Por: Emanuelle Oliveira