Jovem longboader, Chloé Calmon de apenas 16 anos, está fazendo história

Chloé Calmon. Foto Surf: Gugah Mariano

Chloé Calmon. Foto Surf: Gugah Mariano

 

Brasileira de apenas dezesseis anos entrará para a História no grande Rio Quintang, na China

A jovem longboader brasileira, Chloé Calmon, de apenas 16 anos, continua fazendo história. Conhecida por seu belo estilo ao caminhar nas pranchas de longboard, ela agora parte para um novo e grande desafio: ser a primeira mulher a surfar a Black Dragon, a pororoca chinesa.

Chloe, atual nona colocada no Circuito Mundial de Longboard Profissional, não esconde a expectativa de surfar em um dos fenômenos mais exóticos e assustadores do mundo:

“Quero surfar uma onda bem longa e venho me preparando para isso. Sei que vai ser um grande desafio e isso é o que me move. Estou muito ansiosa para surfar na Black Dragon e depois competir no mundial”, conta Chloe, referindo-se a última etapa do mundial da categoria, que será realizado na Ilha de Hainan. Este será o primeiro grande evento de surfe profissional realizado na China.

A onda quebra no “Quintang”, que tem cerca de 20 quilômetros, localizado na cidade de Hangzhou, que tem seis milhões de habitantes. O fenômeno acontece nos dias 18 do calendário lunar chinês.

De acordo com o idealizador do projeto, Sergio Laus, o fenômeno é bastante impressionante, o que faz com que a população local se acomode às margens do rio para cultuar a chegada do Dragão.

O nome Black Dragon (Dragão Negro) surgiu no passado quando os moradores do vilarejo desconhecendo que aquilo era um fenômeno natural atiravam flechas nas ondas achando que por baixo dela vinha um monstro marinho.

“É realmente muito impressionante ver toda aquela gente nos assistindo. A China é um país com varias peculiaridades, e o surfe ainda é uma novidade no país. Na ultima vez que surfamos lá a polícia local estimo em 500 mil o número de expectadores”, disse.

MAIS SOBRE A ONDA – As ondas variam de meio a 2 metros de face, sessões com muito vento e sessões mais cleans. A onda vem um pouco balançada, o que dificulta o início da performance, mas assim que o rio faz a curva, o vento vira terral e um longo braço ergue-se nas bancadas de lama.

Após o evento a trip segue – Chloé Calmon, Serginho Laus e a equipe do “Nalu pelo Mundo” irão para Beijing, capital chinesa, para um passeio pela Muralha da China, Praça da paz celestial e os principais pontos das Olimpíadas.

CHLOÉ NO MUNDIAL – Assim que voltar da China Chloé terá que retornar intensamente aos treinos, pois em Outubro retorna à China, mais precisamente para a Ilha de Hainan, onde disputa a ultima etapa do Circuito Mundial de Longboard.

Por: Midiabacana