Mineirinho a única vitória brasileira no Hurley Pro

Mineirinho na única vitória brasileira no Hurley Pro

Mineirinho na única vitória brasileira no Hurley Pro

O paulista Adriano de Souza conquistou a única vitória do Brasil na abertura do Hurley Pro Trestles nos Estados Unidos. Gabriel Medina também estreou bem na mesma bateria, mas vai ter que disputar a repescagem junto com os outros cinco brasileiros. Dois deles foram escalados juntos e só um poderá avançar para a terceira fase da competição, o cearense Heitor Alves ou o outro reforço do time verde-amarelo, o paulista Miguel Pupo.

O domingo foi de ondas pequenas em Lower Trestles e de grandes intervalos entre as séries. Com isso, uma boa escolha era fundamental e o conhecimento da praia também foi determinante para algumas vitórias. Foi o caso de Adriano de Souza, que mora na Califórnia e se posicionou bem no mar para ganhar o confronto com as duas ondas seguidas que pegou logo no início e valeram notas 8,10 e 7,07.

“Fizemos uma bateria muito boa, eu e o (Gabriel) Medina. O moleque ta quebrando, só que eu tive umas ondas melhores para conseguir avançar”, disse Adriano de Souza. “Mas, continuo torcendo por ele e espero que ele passe pela repescagem, assim como mais brasileiros para a gente chegar forte na terceira fase também”.

Mineirinho também comentou sobre o fato de estar morando na Califórnia. “Acho que por morar aqui e conhecer melhor esse mar me ajudou. Eu surfo aqui praticamente todos os dias, então acho que isso me deixou um pouco mais confortável na bateria. Consegui começar bem e estou feliz por ter passado direto para a terceira fase”.

Medina começou surfando as direitas de Trestles, mas só entrou na briga pela classificação direta para a terceira fase quando passou a pegar esquerdas para os seus aéreos de frontside. Em uma delas, ele só acertou um aéreo 360 perfeito numa onda pequena que os juízes deram nota 7,27, mas precisava de 7,58 pontos para vencer. O resultado ficou em 15,17 x 14,87, com o havaiano Dusty Payne terminando em último com apenas 8,77 pontos.

Medina falou sobre a estreia mais aguardada na elite do ASP World Tour. “Procuro não pensar em nada disso, não me sinto pressionado e só quero fazer o meu melhor possível nas baterias. Estou na boa, tranqüilo e espero que amanhã dê boas ondas para que todos possam surfar de igual para igual nas baterias e que vença o melhor”.

MELHORES DO DIA – Na lista dos recordes do dia, os placares de Mineirinho e Medina foram o quarto e o quinto maiores do domingo. Só foram superados pelos 15,40 pontos do taitiano Michel Bourez, pelos 15,43 do francês Jeremy Flores na vitória sobre o cearense Heitor Alves e pelo recordista absoluto da primeira fase, Julian Wilson.

O australiano atingiu 17,60 pontos com as notas 8,93 e 8,67 que computou para mandar os brasileiros Alejo Muniz e Miguel Pupo para a repescagem. O potiguar Jadson André já havia sido derrotado por Joel Parkinson na primeira bateria do campeonato e na segunda o cearense Heitor Alves surfou bem, porém não o suficiente para superar o francês Jeremy Flores. Já o carioca Raoni Monteiro perdeu por pouco para o veterano Taylor Knox: 13,70 x 13,50.

REPESCAGEM – O catarinense Alejo Muniz será o primeiro brasileiro a disputar a repescagem nesta segunda-feira em Trestles. Ele pega uma das novidades da rotação de meio de ano da elite, o havaiano John John Florence, na quinta bateria. Na sexta, Gabriel Medina enfrenta o sul-africano Travis Logie. Na oitava, Raoni Monteiro vai tentar vingar a derrota sofrida para o australiano Kai Otton na decisão do ASP Prime Oakley Saquarema Prime na praia do brasileiro no mês de maio. Depois, tem Jadson André contra Dusty Payne na nona bateria e na décimo o duelo verde-amarelo entre Heitor Alves e Miguel Pupo.

DISPUTA DO TÍTULO – Com a estreia vitoriosa do defensor do título do Hurley Pro, Kelly Slater, o australiano-voador Josh Kerr já não tem mais chances matemáticas de brigar pela ponta do ranking em Trestles. O sul-africano Jordy Smith não se recuperou da contusão sofrida no Taiti e também está fora da disputa, restando apenas três concorrentes para Slater nesta sétima etapa do ASP World Title Race 2011.

No momento, Adriano de Souza já necessita da vitória no Hurley Pro para ultrapassar os 36.700 pontos que o líder já garantiu no ranking. Joel Parkinson precisa chegar na final e Slater já abriu uma fase de diferença para o vice-líder, Owen Wright. O maior ídolo do esporte só depende dele para manter a dianteira na corrida do título mundial e garante a ponta se for finalista mais uma vez em Lower Trestles.

PRIMEIRA FASE DO HURLEY PRO – 1.o=Terceira Fase / 2.o e 3.o=Repescagem:

1.a: 11.96=Joel Parkinson (AUS), 11.53=Travis Logie (AFR), 11.00=Jadson André (BRA)

2.a: 15.43=Jeremy Flores (FRA), 14.13=Heitor Alves (BRA), 9.43=John John Florence (HAV)

3.a: 13.66=Taj Burrow (AUS), 12.36=Adam Melling (AUS), 9.80=Chris Davidson (AUS)

4.a: 13.60=Owen Wright (AUS), 13.37=Patrick Gudauskas (EUA), 11.87=Conner Coffin (EUA)

5.a: 14.57=Kelly Slater (EUA), 13.50=Rob Machado (EUA), 12.40=Fredrick Patacchia (HAV)

6.a: 13.67=Matt Wilkinson (AUS), 13.10=Adrian Buchan (AUS), 12.13=Tiago Pires (PRT)

7.a: 13.70=Taylor Knox (EUA), 13.50=Raoni Monteiro (BRA), 10.80=Bede Durbidge (AUS)

8.a: 15.40=Michel Bourez (TAH), 11.50=Kieren Perrow (AUS), 9.83=Kai Otton (AUS)

9.a: 15.17=Adriano de Souza (BRA), 14.87=Gabriel Medina (BRA), 8.77=Dusty Payne (HAV)

10: 17.60=Julian Wilson (AUS), 13.33=Miguel Pupo (BRA), 12.53=Alejo Muniz (BRA)

11: 13.00=Josh Kerr (AUS), 9.90=Damien Hobgood (EUA), 6.75=Daniel Ross (AUS)

12: 12.40=Brett Simpson (EUA), 11.94=Tom Whitaker (AUS), 11.90=Mick Fanning (AUS)

REPESCAGEM – 1.o=Terceira Fase / 2.o=25.o lugar – US$ 7.000 e 500 pontos:

1.a: Mick Fanning (AUS) x Rob Machado (EUA)

2.a: Adrian Buchan (AUS) x Conner Coffin (EUA)

3.a: Bede Durbidge (AUS) x Tom Whitaker (AUS)

4.a: Damien Hobgood (EUA) x Adam Melling (AUS)

5.a: Alejo Muniz (BRA) x John John Florence (HAV)

6.a: Gabriel Medina (BRA) x Travis Logie (AFR)

7.a: Kieren Perrow (AUS) x Tiago Pires (PRT)

8.a: Raoni Monteiro (BRA) x Kai Otton (AUS)

9.a: Jadson André (BRA) x Dusty Payne (HAV)

10: Heitor Alves (BRA) x Miguel Pupo (BRA)

11: Chris Davidson (AUS) x Daniel Ross (AUS)

12: Patrick Gudauskas (EUA) x Fredrick Patacchia (HAV)

Por: João Carvalho