Surfista Marco Fernandez tira primeira nota 10 do Billabong Surf Eco Festival

Marco Fernandez (BA). Foto Surf: Fabriciano Junior / Surf Bahia

Marco Fernandez (BA). Foto Surf: Fabriciano Junior / Surf Bahia

Marco Fernandez surfou a melhor onda da semana na Praia de Jaguaribe e ganhou a primeira nota máxima dos juízes na capital da Bahia

Praia de Jaguaribe, Salvador / Bahia (Quinta-feira, 1.o de setembro) – O baiano Marco Fernandez foi o grande destaque no primeiro dia da etapa do ASP World 2-Star do Billabong Surf Eco Festival em Salvador, na Bahia. Ele ganhou a primeira nota 10 da semana na Praia de Jaguaribe e também fez o maior placar – 17,00 pontos – da quinta-feira nas boas ondas de 2-3 pés em frente ao SESC Piatã, onde está instalada a enorme estrutura do evento. Todos os 64 inscritos para a disputa pelos 15.000 dólares e 500 pontos para o ranking mundial unificado da ASP e para o Sul-americano profissional da ASP South America, estrearam na primeira rodada da competição na quinta-feira ensolarada na capital da Bahia.

 

“É a primeira nota 10 da minha vida e estou muito feliz”, vibrou Marco Fernandez, um dos seis surfistas classificados para o Circuito Mundial Pro Junior da ASP. “Dei sorte que comecei a bateria com duas ondas legais, depois fiquei só administrando e fui premiado com essa nota 10. A onda era muito boa e ela foi embora, abrindo, então fui só mandando as manobras e os juízes gostaram me dando nota 10”.

O baiano descreveu como foi a melhor onda surfada nesta semana do Billabong Surf Eco Festival na Praia de Jaguaribe. “Eu comecei chutando a rabeta, saiu quase um aéreo, girei muito rápido, voltei e aí fui dando rasgadas, batidas chutando, variando as manobras até a beira e consegui acertar tudo o que era possível na onda. Já estava muito feliz pela classificação para o Mundial Pro Junior, que era o que eu mais queria, agora já começar com uma nota 10 neste campeonato foi demais. Espero que continue assim”.

O NÚMERO 1 – Só o baiano Marco Fernandez conseguiu superar as marcas do cabeça de chave número 1 do Billabong Surf Eco Festival. O cearense Pablo Paulino totalizou 15,10 pontos com as notas 7,25 e 7,85 que recebeu nas duas melhores ondas que surfou na primeira bateria do dia, iniciada às 10 horas na Praia de Jaguaribe. A competição recomeça no mesmo horário nesta sexta-feira.

“Estou amarradão por ter conseguido surfar duas ondas legais logo no início da bateria e depois só controlei a vantagem. Apesar de ter boiado um pouco no comecinho, deu tudo certo”, contou Pablo Paulino, que chegou antes na Bahia para acompanhar a decisão do Sul-americano Pro Junior em Salvador. “Eu vi os moleques quebrando, alto nível, todo mundo usando manobras bem modernas, então é um privilégio estar agora competindo com eles. Vai ser difícil, mas espero fazer a final neste campeonato”.

Dois anos atrás, o cearense festejou a conquista do título sul-americano profissional do ASP South America Surf Series 2009 no mesmo Billabong Surf Eco Festival, realizado na Praia da Armação, no Jardim de Alah, em Salvador. “Eu gosto muito da Bahia. Sempre consigo bons resultados aqui e espero que neste campeonato não seja diferente. Não vai ser fácil porque os moleques do Pro Junior estão todos aí surfando muito”.

BICAMPEÃO MUNDIAL – Ele é o único brasileiro que tem dois títulos mundiais conquistados na categoria Pro Junior da ASP, os de 2004 e 2007 na Austrália. Até então, só o australiano Joel Parkinson tinha conseguido tal feito, sendo campeão nas edições de 1999 e 2001. Pablo Paulino falou sobre a nova geração que vai representar o Brasil no ASP World Junior Championships 2011.

“Vi que vai um time muito bom para competir lá em Bali, na Austrália e na nova etapa que vai ter aqui no Brasil (Praia do Arpoador, Rio de Janeiro) também”, destacou Pablo Paulino. “Sei que o Brasil vai estar bem representado e que esta etapa agora será bem mais difícil com a participação deles, pois quase todos ficaram aqui para competir no restante da semana”.

MUNDIAL PRO JUNIOR – Um deles que estreou com vitória na etapa do circuito mundial da categoria profissional na Bahia foi o pernambucano Ian Gouveia. Ele chegou no Billabong Surf Eco Festival liderando o ranking sul-americano Pro Junior, mas perdeu o título para o vencedor da etapa, o paulista Filipe Toledo. Diferente do campeão, preferiu ficar em Salvador para participar do evento que vai até sábado na capital baiana.

“Ontem (quarta-feira) fiquei um pouco triste por ter perdido o título sul-americano no Pro Junior, mas consegui a vaga pro Mundial que eu também queria muito, então agora estou aqui mais relaxado, só me divertindo mesmo”, falou Ian Gouveia, que vai representar a América do Sul nas três etapas do Circuito Mundial Pro Junior da ASP – em Bali (Indonésia), no Rio de Janeiro (Brasil) e em Sidney (Austrália) – junto com Filipe Toledo (SP), Gustavo Machado (SC), João Paulo Abreu (SC), Deivid Silva (SP) e Marco Fernandez (BA).

SEXTA-FEIRA ÀS 10 HORAS – No primeiro dia, foram realizadas as dezesseis baterias da primeira fase, com todos os participantes do Billabong Surf Eco Festival entrando na mesma rodada. A segunda fase, com os 32 classificados do primeiro dia, está programada para ser iniciada as 10 horas na sexta-feira. Na primeira bateria, o cearense Pablo Paulino enfrenta o potiguar Alan Johnes, o pernambucano Cesar Aguiar e o paulista Nathan Brandi.

PRIMEIRA FASE – 3.o=33.o lugar (89 pontos) / 4.o=49.o lugar (50 pontos):
1.a: 1-Pablo Paulino (BRA), 2-Elivelton Santos (BRA), 3-Luan Wood (BRA), 4-Rhamon Austin (BRA)
2.a: 1-Nathan Brandi (BRA), 2-Cauê Wood (BRA), 3-Pedro Lani (BRA), 4-Wilyam Feiden (BRA)
3.a: 1-Matheus Navarro (BRA), 2-Alan Johnes (BRA), 3-Lucas Silveira (BRA), 4-Luis Lamarão (BRA)
4.a: 1-Michael Rodrigues (BRA), 2-Cesar Aguiar (BRA), 3-Thiago Guimarães (BRA), 4-Gabriel Mello (BRA)
5.a: 1-Ian Gouveia (BRA), 2-John Max (BRA), 3-Tito Cezar (BRA), 4-Michel Freitas (BRA)
6.a: 1-Geovane Ferreira (BRA), 2-Bruno Galini (BRA), 3-Santiago Muniz (ARG), 4-Isaias Silva (BRA)
7.a: 1-Edvan Silva (BRA), 2-Vicente Romero (BRA), 3-Michel Roque (BRA), 4-Adson Mauricio (BRA)
8.a: 1-Yan Guimarães (BRA), 2-Daniel Gonçalves (BRA), 3-Deivid Silva (BRA), 4-Jonathan Busetti (BRA)
9.a: 1-Marco Fernandez (BRA), 2-Ian Costa (BRA), 3-Saulo Carvalho (BRA), 4-Saul Senna (BRA)
10: Ricardo Ferreira (BRA), Dunga Neto (BRA), Daniel Junior (BRA), Filipe Braz (BRA)
11: Ulisses Meira (BRA), Diego Michereff (BRA), Peterson Filho (BRA), Armando Daltro (BRA)
12: Bino Lopes (BRA), Artur Silva (BRA), Matheus Salazar (BRA), Crhistiano Spirro (BRA)
13: Bruno Rodrigues (BRA), Aurelio Santana (BRA), Thomas Demetrio (BRA), Raphael Seixas (BRA)
14: Adilton Mariano (BRA), Wellington Carane (BRA), Cainã Barletta (BRA), Julio Cesar Fernandes (BRA)
15: Dennis Tihara (BRA), Tanio Barreto (BRA), Christian Wheslen (BRA), Leonardo Vilas Boas (BRA)
16: Krystian Kymerson (BRA), Itim Silva (BRA), Lucas Santos (BRA), Betinho Rosa (BRA)

SEGUNDA FASE – 3.o=17.o lugar (US$ 300 e 119 pts) / 4.o=25.o lugar (US$ 200 e 96 pts):
Baterias já formadas que vão abrir a sexta-feira:
1.a: Pablo Paulino (BRA), Nathan Brandi (BRA), Alan Johnes (BRA), Cesar Aguiar (BRA)
2.a: Elivelton Santos (BRA), Cauê Wood (BRA), Matheus Navarro (BRA), Michael Rodrigues (BRA)
3.a: Ian Gouveia (BRA), Geovane Ferreira (BRA), Vicente Romero (BRA), Daniel Gonçalves (BRA)
4.a: John Max (BRA), Bruno Galini (BRA), Edvan Silva (BRA), Yan Guimarães (BRA)

PROGRAMAÇÃO DA COMPETIÇÃO DO BILLABONG SURF ECO FESTIVAL:
(Cronograma sujeito a alterações pela Direção de Prova)

Quinta-feira – ASP WORLD 2-STAR:
10:00 / 16:40 – 16 baterias da Primeira Fase (64 competidores) – 25 min

Sexta-feira – 02 de setembro
10:00 / 13:20 – 8 baterias da Segunda Fase (32 atletas) – 25 min
13:20 / 15:00 – 4 baterias (01-04) da Terceira Fase (16 atletas) – 25 min

Sábado – 03 de setembro
12:00 / 13:40 – Quartas de Final – baterias de 25 min
13:40 / 14:30 – Semifinais – baterias de 25 min
14:30 / 15:00 – Intervalo / Break – 30 min
15:00 / 15:30 – Final – bateria de 30 min
15:30 / 16:00 – Cerimônia de entrega de prêmios – 30 min

Por: João Carvalho