Tomas Hermes, continua firme na terceira etapa do Brasil Surf Pro

O catarinense Tomas Hermes avançou às quartas-de-final da terceira etapa do Brasil Surf Pro, em Itamabuca. Foto Surf: Divulgação

O catarinense Tomas Hermes avançou às quartas-de-final da terceira etapa do Brasil Surf Pro, em Itamabuca. Foto Surf: Divulgação

Cada vez mais líder. O catarinense Tomas Hermes avançou às quartas-de-final da terceira etapa do Brasil Surf Pro, em Itamabuca, nesta sexta-feira, garantindo a primeira colocação do ranking mesmo que perca na próxima fase. Hermes derrotou o pernambucano Halley Batista por 15,83 a 12,37 e foi beneficiado com a eliminação de vários dos principais perseguidores. Dos 20 primeiros colocados, apenas Tomas, o cearense Messias Felix e o alagoano Tânio Barreto continuam na competição. Com 1500 pontos, o catarinense marcará pelo menos mais 610 se perder nas quartas-de-final, chegando a 2110, não podendo ser alcançado por mais ninguém.
Diana Cristina, Brasil Surf Pro, Itamambuca, Ubatuba. Foto Surf: Divulgação

Diana Cristina, Brasil Surf Pro, Itamambuca, Ubatuba. Foto Surf: Divulgação

Além da liderança garantida de Tomas, a sexta-feira foi marcada pelo show de Diana Cristina. Tininha, que lidera o ranking feminino, fez a melhor onda da competição até agora, 9,60, conseguindo também o maior somatório do campeonato, 17,37 pontos, na sua vitória sobre a catarinense Chantala Furlaneto, que fez 4,6.

Tomas e Tininha estão invictos no Brasil Surf Pro desde o ano passado, quando ganharam a última etapa da temporada, no Rio de Janeiro. Eles voltaram a subir ao lugar ao lugar mais alto do pódio na etapa de abertura de 2011, na Praia do Cupe, em Pernambuco, enquanto em Búzios, por falta de ondas, a prova foi cancelada. Tininha estava na final contra a catarinense Juliana Quint, enquanto Tomas chegou às quartas-de-final, quando a competição foi interrompida.

Apesar de já estar garantido na primeira posição, Hermes afirma que não está preocupado com o ranking:

“Não estou prestando muita atenção no ranking. Busco descobrir meu potencial e quero o melhor resultado, mas acredito que as coisas acontecem no momento certo”, disso o catarinense.

Tininha, por sua vez, está pensando no ranking e sonhando com seu primeiro título brasileiro da primeira divisão:

“Na primeira bateria o mar mudou bastante. Concentrei-me e consegui achar duas ondas. Eu vi todas as meninas no canto da pedra, e resolvi arriscar uma outra onda. e deu certo. Estou super feliz. Sei que não vai ser fácil, mas estou bastante focada e vou trabalhar bastante pelo título de campeã brasileira. Por não ter tido final em Búzios, o ranking ficou mais confuso. Espero ir para a quarta etapa confiante. Vou me concentrar bastante pois tenho certeza de que o mar vai mudar muito para o último dia de competição”, explica Diana.

A bicampeã brasileira Suelen Naraísa foi eliminada da competição por Claudia Gonçalves nas quartas-de-final. Nas semifinais, Tininha enfrentará a carioca Gabriela Teixeira e Claudinha terá pela frente a catarinense Juliana Quint.
Outro destaque da competição tem sido o paulista Flávio Nakajima. O japonês voador só ficou atrás de Tininha no melhor somatório e nesta sexta marcou 17,20 pontos na sua vitória sobre o pernambucano Alan Donato. Também é de Nakajima o terceiro maior somatório da competição, 15,93 pontos, obtidos no terceiro round.

Alunos de escola da região visitam o campeonato e conhecem projetos socioambientais

Alunos da APAE e de escolas municipais das comunidades de Picinguaba e do Camburi fizeram visita guiada pela estrutura do Brasil Surf Pro, em Itamabuca. Os estudantes. foram recebidos pela equipe da ação “Ubatuba Sustentável” e tiveram oportunidade de curtir a área da competição. Eles participaram de atividades pedagógicas com foco na preservação das florestas e do meio ambiente. Barbara Luiza Martinez, mesmo com 9 anos, aprendeu lições sobre o emo ambiente e aprovou a ação.

“Gostei muito desse passeio, aprendi o nomes das tartarugas e o que eleas comem, agora eu vou cuidar mais delas. As pessoas na minha casa jogam muito lixo na rua, agora vou pedir para eles não fazerem mais isso” explica a pequena Bárbara.
Petrobras e Skol apresentam o Brasil Surf Pro 2011, o patrocínio é da Hawaiian Dreams (HD). Apoio da Oi Futuro, dos canais SporTV e Multishow, da TV Jam, Prefeitura de Ubatuba e da Associação Ubatubense de Surf (AUS). O campeonato conta com recursos da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, organização da ABRASP, realização e produção Brasil1 Esporte e MaxSports.

Palestra – O Brasil Surf Pro levou conhecimento para as escolas. Na tarde desta sexta-feira, o Oi Futuro, instituto de responsabilidade social da Oi, realizou uma palestra de educação Ambiental na Escola Municipal Tancredo Neves, abordando o tema sustentabilidade. A palestra foi ministrada por Roberto Vamos, representante no Brasil do The Climate Project, ONG fundada por Al Gore para disseminar informação sobre a crise climática e mobilizar empresas, governos e organizações em torno das soluções.

Programação

24/09 – Café da manhã sustentável com projetos ambientais locais patrocinados pelo Programa Petrobras Ambiental: Tamar, Mantas do Brasil (projeto de identificação, monitoramento e preservação da raia manta) e Juçara (projeto com o objetivo de retirar a palmeira juçara da lista das espécies em risco de extinção). Em seguida, será realizada expedição ao Rio Itamambuca, aberta ao público e atletas;

25/09 – Soltura de tartarugas marinhas pelo Projeto Tamar na praia de Itamambuca, na área do campeonato.

Por: Diogo Mourão