Eder Luciano é campeão brasileiro de bodyboard 2011

Eder Luciano conquista seu primeiro título brasileiro da carreira. Foto Surf: Charles Guerra

Eder Luciano conquista seu primeiro título brasileiro da carreira. Foto Surf: Charles Guerra

O catarinense Eder Luciano é o mais novo campeão brasileiro de bodyboard. O título do bodybboarder de Itapema de 25 anos veio nessa sexta-feira após a classificação para as quartas de final do Ipanema Bodyboard Brasil e a eliminação de Luis Villar, de Balneário Camboriú (SC), na segunda fase.

– É uma sensação única. Hoje eu doi mais valor aos atletas que já foram campeões brasileiros, pois estou vendo tudo que eles passaram para chegar a esse momento. Parabéns ao Luis que lutou até o fim e mostrou que é um batalhador. Estou muito feliz, pois fiz minha parte dentro d´água e agora é só comemorar – disse Eder, muito aplaudido por seus companheiros de competição.

O pentacampeão brasileiro Roberto Bruno foi um dos primeiros a dar parabéns a Eder, que mostrou grande reverência ao atleta cearense.

– Ser campeão brasileiro é indescritível. Eu só tenho que agradecer ao Roberto. Ele já foi cinco vezes campeão nacional e isso mostra o talento dele – falou o atleta de Itapema, que dedicou o títulos aos familiares.

Havaiano Happy Zurowski começou bem em Ipanema Foto: Pedro Monteiro

Havaiano Happy Zurowski começou bem em Ipanema Foto: Pedro Monteiro

Agora, Eder busca o título da etapa para encerrar o ano com três vitórias. Porém, para isso acontecer, o atleta terá que passar por duas baterias antes de chegar a grande decisão. Quem também chamou atenção nessa sexta-feira foi Sthepan Stamm. Ícone do bodyboard carioca, o atleta de 37 anos conhece a onda de Ipanema como poucos. Com uma excelente apresentação, em ótimas ondas de quatro a seis pés e boa formação, ele passou direto às quartas de final com a vitória em sua estreia.

– Foi aqui, na década de 80, que eu aprendi a pegar onda. A organização do evento está de parabéns por trazer a etapa para cá, pois aqui é a referência de tudo no esporte – frisou Stephan.

Além de Stephan e Eder, o capixaba Hellinton Loureiro e o carioca Israel Eduardo foram os vencedores das demais baterias do primeiro round. Ambos tiveram performances de alto nível e conseguiram achar ondas na cada dos 9,00 pontos para marcar dois bons somatórios. Hellinton Loureiro somou 17,10 pontos em 20 possíveis, enquanto Israel totalizou 16 pontos. Os outros quatro atletas que se garantiram nas quartas após as três primeiras fases foram Sanderson Trevisan (PR), Bruno Invyk (RJ), Diego da Silva (ES) e Alexandre Milazzo (BA).

Além das estrelas brasileiras em Ipanema, um havaiano mostrou que vai incomodar a tropa verde e amarela em Ipanema. Happy Zurowski, marido da bodyboarder Akemi Saito, venceu sua bateria com uma ótima perfomance. Participando pela primeira vez do circuito brasileiro, o havaiano mostrou-se bastante feliz por estar no Brasil.

– O povo aqui respira o esporte. É muito legal ver a paixão que os brasileiros têm pelo bodyboard – declarou.

Por: Danilo Cabloco