Começa neste sábado a quarta etapa do SP Contest 2011

Pedro Oliveira, vencedor da Seletiva Zona Sul por cinco vezes
Pedro Oliveira, vencedor da Seletiva Zona Sul na categoria Open ZS por cinco vezes. Foto Surf: Munir El Hage / Divulgação

Competição válida pelo Circuito Metropolitano de São Paulo prossegue até domingo, na praia de Maresias, em São Sebastião

A quarta etapa do SP Contest 2011 tem início neste sábado com a participação dos melhores surfistas da Grande São Paulo. Esta prova, que ocorre até domingo, na praia de Maresias, em São Sebastião (SP), é destinada aos atletas moradores nos bairros e cidades da Zona Sul da Região Metropolitana na capital paulista – residentes em outras zonas competem nos chamados SP Trials, também classificatório para o Confronto Final, em que serão definidos os campeões da temporada.

As expectativas da Associação de Surf da Grande São Paulo (ASGSP), organizadora da competição em conjunto com a empresa de promoção Event Tools, foram alcançadas, já que 87 inscrições foram confirmadas. Segundo Dadá Nascimento, o número de participantes mostra a força do circuito nestes dez anos de sua realização. “Não é só a quantidade de atletas que nos deixa contente. Mas também a qualidade técnica dos competidores. Sem dúvida, teremos um excelente nível de surfe”, avalia o presidente da entidade.

Entre os surfistas que confirmaram presença estão Pedro Oliveira, vencedor da Seletiva Zona Sul na categoria Open ZS por cinco vezes, inclusive nas duas últimas edições, e Paulo Giachetti, que tenta o bicampeonato na Longboard ZS. “Não será fácil vencer novamente, pois as disputas prometem ser equilibradas. Tenho treinado muito para ganhar, mas sei das dificuldades”, afirmou este último, que está invicto na temporada, pois ficou em primeiro lugar do SP Trials nas seletivas da Zona Leste (Santos), ABC (Ubatuba) e Norte (Guarujá).

Pedro Oliveira, por sua vez, também não fala em favoritismo. Muito pelo contrário. O surfista do bairro paulistano do Planalto Paulista acredita que terá uma dura missão para alcançar o hexa campeonato e o terceiro título consecutivo da Seletiva Zona Sul. “Estou focado nesta etapa, mas sei do potencial de meus adversários. A cada ano o nível técnico do circuito vem aumentando e não esta sendo diferente este ano”, ressaltou. Na lista dos oponentes diretos, entre outros, estão Henrique Scaff, Erick Poost e Henrique Tricca.

Roberto Pierantoni