Arnette ASP World Junior muda pra Praia do Diabo

Praia do Diabo. Foto Surf: Pedro Monteiro

Praia do Diabo. Foto Surf: Pedro Monteiro

Depois de três chamadas neste sábado de sol no Rio de Janeiro, os homens finalmente entraram no mar no início da tarde e o Quiksilver apresenta Arnette ASP World Junior Championship definiu as últimas oito vagas para as oitavas de final da competição. Cinco brasileiros ainda estão na briga pelo título e pelos 25 mil dólares de premiação que serão dados ao grande campeão. A chamada para este domingo será às 9h.

Seguindo o cronograma, os organizadores fizeram a primeira chamada às 8h, mas devido as condições do mar adiaram para às 9h30m e depois para às 11h. Mas, para preservar o nível técnico da competição, optou-se por transferir o palanque e as disputas para a Praia do Diabo, ao lado do Arpoador.

E o dia foi de bons resultados para os brasileiros. Dos cinco que ainda tinham chances de se classificar a fase seguinte, apenas um ficou de fora. Esses quatro juntaram-se a Filipe Toledo que já havia garantido a classificação na quinta-feira, quando rolaram as primeiras oito baterias do Round 3.

Às 13h30m, a primeira bateria do dia a entrar no mar teve o brasileiro Luel Felipe sendo superado pelo australiano Garret Parkes, terceiro colocado no ranking. A bateria foi disputada onda a onda, com alternância de liderança, mas o surfista pernambucano acabou dando adeus à competição.

Quem deu show foi o brasileiro Marco Fernandez. Ele despachou o norte-americano Dane Zaun e ainda fez o melhor somatório (15,33) e a maior nota do dia (9,33).

“Peguei uma onda perfeita de direita e consegui uma nota alta, saindo na frente logo no começo da série. Acabei tendo mais tranqüilidade e estou muito feliz por ter passado de fase. Fizeram muito bem de passar o campeonato pro Diabo, está com altas ondas. Não dá pra prever o que vai acontecer mas quero muito continuar avançando”, disse o baiano.

Outro brasileiro que também se classificou foi Italo Ferreira. O potiguar devolveu a derrota sofrida na primeira fase para o norte-americano Conner Coffin.

“Tudo o que mais queria era vencer essa bateria. Perdi pra ele na primeira fase, na última onda da série, acabei indo pra repescagem e estava engasgado. Estou feliz por ter conseguido dar o troco e ter passado de fase na competição”, disse o brasileiro que venceu com média de 14,27 contra 7,00 do americano.

O havaiano Keanu Asing, que na semana passada já havia tido uma excelente participação no ASP 6 Stars, confirmou o favoritismo e avançou deixando pra trás o australiano Thomas Woods.

Na penúltima bateria do dia, outro brazuca garantiu participação no Round 4. O paulista Caio Ibelli não tomou conhecimento do japonês Hiroto Arai, que não se encontrou na série, e venceu com facilidade.

Tirei uma nota alta logo na segunda onda, foi uma direita perfeita em que consegui fazer três manobras e é uma alegria muito grande poder competir um Mundial em casa, com o apoio da torcida”, disse o quinto colocado no ranking, elogiando a decisão da organização de passar as baterias para a Praia do Diabo.

“A comissão técnica acertou. Na parte da manhã a ondulação não era favorável no Arpoador e à tarde deu altas ondas aqui no Diabo. A praia é pequena, é mais difícil, mas deu tudo certo”, completou.

Encerrando o dia, Ian Gouveia, filho do lendário Fábio Gouveia, também fez bonito e derrotou o norte-americano Evan Thompson. Com este resultado, teremos confronto brasileiro nas oitavas. Ian irá enfrentar Caio Ibelli pela vaga nas quartas de final.

Feminino – Duas brasileiras ainda na disputa pelo título

No feminino, oito surfistas estão nas quartas de final do evento e continuam na luta pelo título. Destas, duas são brasileiras: Monik Santos e Juliana Meneghel. A número dois do ranking do ASP World Junior Championship, a australiana Dimity Stoyle também passou, assim como outras ‘gringas’ bem ranqueadas como a francesa Joanne Defay (3), a japonesa Nao Omura (5) e a também australiana Philippa Anderson (5). A havaiana Leila Hurst e a sul-africana Heidi Palmboom completam a lista das classificadas.

MASCULINO – ROUND 3 – 16 BATERIAS
1.a: 1-Kiron Jabour (HAW) x 2-Luan Carvalho (BRA)
2.a: 1-Frederico Morais (PRT) x 2-Caue Wood (BRA)
3.a: 1-Filipe Toledo (BRA) x 2-Medi Veminardi (REU)
4.a: 1-Matt Banting (AUS) x 2-Maxime Huscenot (FRA)
5.a: 1-Jack Freestone (AUS) x 2-Lucas Silveira (BRA)
6.a: 1- Arashi Kato (JPN) x 2-Peterson Crisanto (BRA)
7.a: 1-Tanner Hendrickson (HAW) x 2-Sidney Guimarães (BRA)
8.a: 1-Davey Cathels (AUS) x 2-Yan Guimarães (BRA)

Baterias que abriram o sábado – 29/10/2011
9.a: 1- Garret Parkes (AUS) x 2- Luel Felipe (BRA)
10.a: 2-Santiago Muniz (ARG) x 1- Cristobal De Col (PER)
11.a: 1-Marco Fernandez (BRA) x 2-Dane Zaun (USA)
12.a: 2-Beyrick De Vries (ZAF) x 1-Matt-Lewis Hewitt (NZL)
13.a: 2-Conner Coffin (USA) x 1-Italo Ferreira (BRA)
14.a:1-Keanu Asing (HAW) x 2-Thomas Woods (AUS)
15.a: 1-Caio Ibelli (BRA) x 2-Hiroto Arai (JPN)
16.a: 1-Ian Gouveia (BRA) x 2-Evan Thompson (USA)

ROUND 4 – OITAVAS DE FINAL
1.a:Kiron Jabour (HAW) x Frederico Morais (PRT)
2.a:Filipe Toledo (BRA) x Matt Banting (AUS)
3.a: Jack Freestone (AUS) x Arashi Kato (JPN)
4.a:Tanner Hendrickson (HAW) x Davey Cathels (AUS)
5.a:Garret Parkes (AUS) X Cristobal De Col (PER)
6.a: Marco Fernandez (BRA) X Matt-Lewis Hewitt (NZL)
7.a: Italo Ferreira (BRA) X Keanu Asing (HAW)
8.a: Caio Ibelli (BRA) X Ian Gouveia (BRA)

FEMININO – ROUND 4 – QUARTAS DE FINAL
Nao Omura (JPN) x Monik Santos (BRA)
Leila Hurst (HAW) x Dimity Stoyle (AUS)
Joanne Defay (FRA) x Juliana Meneghel (BRA)
Heidi Palmboom (ZAF) x Philippa Anderson (AUS)

Por: Roberta Pinto