Finais do Brasileiro de Surf Amador 2011

Luy Arman garantiu o RS na quarta colocação na categoria Iniciantes

Confira galeria completa

O dia de disputas das finais do Brasileiro de Surf Amador foi marcado pelo sol forte, boas ondas e muito surf de qualidade. A praia de Quintão mostrou seu potencial de ondas com a entrada de uma brisa de terral na manhã deste domingo (09/10).

O gaúcho Luy Arman fez a inédita final da categoria Iniciantes enfrentando Igor Moraes (SP), Matheus Rodrigues (RJ) e André Hayden (SC). Luy somou 5.0 pontos em suas duas melhores ondas, ocupando a quarta colocação. Igor Moraes garantiu o primeiro lugar com o somatório 9.44, seguido por Matheus Rodrigues (8.67) e André Hayden (6.57).

Brasileiro de Surf Amador - Foto Marcelo Falavigna

 

“Não consegui pegar as melhores ondas, estava com uma prancha que quase não utilizo, a minha acabou quebrando. Mesmo assim estou muito feliz, consegui adquirir mais experiência e estar entre os melhores. Agradeço a todos que torceram por mim, não era o resultado que eu queria, mas dei o meu melhor. Agora é seguir o treinamento e tentar viabilizar minha viagem para a Nicarágua”, comentou Luy Arman.

Na categoria Júnior o melhor atleta foi Matheus Navarro, que somou 15.66 pontos, seguido por Wesley Santos (14.60), Rafael Teixeira (13.20) e Cainã Barletta (11.77). Na Mirim Igor Moraes ficou em primeiro com 11.67 pontos, Lucas Silveira (11.50), Yago Dora (7.20) e Luan Wood (3.00).

Entre as mulheres na categoria Open a melhor foi Evelyn Conceição (7.07), seguida por Carol Fernandes (3.67), Marina Rezende (3.07) e Isaabela Lima (2.83). Na Júnior Feminina Isabela Lima (7.27) garantiu o topo do pódio, seguida por Carol Fernandes (6.60), Marina Rezende (4.83) e Wendy Guimarães (2.10).

Na Open o vencedor foi Matheus Faria que obteve 14.67 pontos na final. Diego Michereff ficou na segunda colocação com 13.07, seguido por Cainã Barletta (11.90) e Michael Rodrigues (8.40).

A realização de campeonatos de surf no Rio Grande do Sul não é uma tarefa fácil, principalmente pelas variações climáticas em um curto espaço de tempo. No Brasileiro de Surf Amador não foi diferente, na sexta-feira (07/10) o vento nordeste colocou em risco toda a estrutura do Centro Técnico, que quase veio abaixo. A equipe da ASQUI, FGSurf e da produção da CBSurf trabalharam durante toda a madrugada para recolocar o palanque técnico em condições de utilização no sábado.

Segundo o presidente da FGSurf, Orlando Carvalho, o evento fechou com chave de ouro. “Quero enaltecer o trabalho da ASQUI que não mediu esforços para realizar um grande campeonato. A Prefeitura de Palmares do Sul também fez tudo para garantir o sucesso desta grande etapa. Todas as delegações deram um grande exemplo de confraternização e espírito esportivo. A participação dos gaúchos foi brindada pela final do Luy Arman, que fez o que pode para representar nosso Estado com muito empenho. Ele e todos estão de parabéns”, finalizou.

Por: Gabriel de Mello