Início do Quiksilver Brasil Open é adiado na terça-feira

Foto Surf: Daniel Smorigo

Ondas fracas no primeiro dia e nova chamada para a largada do ASP World 6-Star do Rio de Janeiro marcada para as 7:30 horas da quarta-feira na Praia do Arpoador. Foto Surf: Daniel Smorigo

Ondas fracas no primeiro dia e nova chamada para a largada do ASP World 6-Star do Rio de Janeiro marcada para as 7:30 horas da quarta-feira na Praia do Arpoador

Com a previsão de boas ondas para o decorrer da semana na Praia do Arpoador, o início do Arnette apresenta Quiksilver Brasil Open de Surf foi adiado para a quarta-feira no Rio de Janeiro. No primeiro dia, as ondas ainda estavam muito pequenas e quebrando na beira do mar, com todos os surfistas concordando com o “day off” na terça-feira.

“A previsão é muito boa para os próximos dias, então não tem porque começar o evento com mar pequeno e chuva ainda”, disse Sérgio Lindemann, da Adding Sports, agência que realiza o Quiksilver Brasil Open no Arpoador. “As ondas devem começar a subir amanhã (quarta-feira), na sexta-feira já acerta com o vento Leste/Nordeste e a ondulação vai entrar encaixada no Arpoador para um fim de semana de ótimas condições, assim esperamos”.

Início do Quiksilver Brasil Open é adiado na terça-feira

Atletas ficam na expectativa. Foto Surf: Daniel Smorigo

Foi anunciada uma chamada para as 7:30 horas da quarta-feira, com a última etapa do ASP World 6-Star do ano no Brasil devendo começar as 8 horas. A primeira disputa por duas vagas para a fase dos cabeças de chave será entre quatro brasileiros, o catarinense Diego Rosa, os cearenses Michel Roque e Artur Silva e o experiente surfista de Cabo Frio, Victor Ribas.

Até hoje, Vitinho foi o brasileiro que conseguiu a melhor posição no ranking mundial da ASP, terceiro lugar em 1999 quando o campeão foi o australiano Mark Occhilupo. “Como temos a previsão de um swell (ondulação) muito bom que vai dar onda no campeonato inteiro, então acho que foi uma boa opção ter adiado hoje (terça-feira)”, aprovou Victor Ribas.

“É um campeonato 6 estrelas que vale pontos importantes no ranking mundial, tem um monte de gente que veio de longe para participar e nada mais justo do que botar a competição quando as ondas estiverem melhores”, continuou Vitinho, que há muito tempo não competia na primeira bateria de um campeonato. “Poxa, faz um tempão e deviam ter um pouquinho de consideração com os mais velhos para não colocar a gente tão cedo (risos). Mas é bom acordar cedo e é como diz aquele ditado: “Quem cedo madruga, Deus ajuda”.

Praia do Arpoador. Foto Surf: Daniel Smorigo

Um total de 144 surfistas de 19 países está no Rio de Janeiro para disputar o Quiksilver Brasil Open of Surfing, que vai até domingo na Praia do Arpoador. A maioria é do Brasil, com 101 surfistas de treze estados do país. Já os maiores pelotões estrangeiros são os da Austrália e Estados Unidos, ambos com sete participantes na etapa do ASP World 6-Star de 145 mil dólares, que vale 3.500 pontos para o ranking mundial unificado da ASP.

Entre os americanos, destaque para Kolohe Andino, que venceu a primeira etapa da “perna brasileira” de fim de ano da ASP South America, o SuperSurf Internacional encerrado no sábado em Ubatuba (SP). Os outros países que estarão representados durante esta semana na capital carioca são, por ordem de competidores, o Havaí (6 atletas), Peru (4), Venezuela (3), Espanha (2), Ilha Reunião (2), Argentina (2), Japão (1), França (1), Portugal (1), Alemanha (1), África do Sul (1), Nova Zelândia (1), Mexico (1), Chile (1), Uruguai (1) e Panamá (1).

Por: João Carvalho