Entrevista – Hizunomê Bettero fala da conquista do Paulista Profissional de surf

Hizunomê Bettero com pai e filho. Foto Surf: Munir El Hage

Nesta entrevista, Hizunomê Bettero fala da conquista do Paulista Profissional, da expectativa depois da desclassificação precoce na prova decisiva do ano e da “torcida” pelas derrotas dos adversários diretos na briga pelo título e dos planos para a temporada 2012. 

Hizunomê Bettero, 25 anos, é um dos grandes nomes do surfe nacional. O atleta de Ubatuba (SP) provou isso mais uma vez ao conquistar o bicampeonato estadual profissional no último domingo, na terceira e última etapa do Maresia Paulista de Surf Pro 2011, realizada na praia de Maresias, em São Sebastião (SP). Ele já havia levantado a taça em 2005 e repetiu o feito nesta temporada.

O título veio com o primeiro lugar obtido na primeira etapa, disputada na praia de Itamambuca, em Ubatuba (SP), com a 25ª posição na segunda, na praia das Pitangueiras, no Guarujá (SP), e com a 17ª colocação na terceira, na qual foi eliminado nas oitavas-de-final e teve que ficar fora da água esperando que outros oito candidatos não chegassem à bateria decisiva, o que acabou acontecendo.

Qual a importância do título do Maresia Paulista de Surf Pro 2011 para sua carreira?
E muito importante para minha autoestima. Como não pude ir para o Havaí (devido à lesão), coloquei este titulo como objetivo e foi muito bom conseguir alcançá-lo.

Qual a emoção que você sentiu quando ficou sabendo que havia ganhado o título?
Foi uma grande emoção, pois estava fora da praia e, de repente, o celular tocou e era a minha mãe gritando, dizendo que eu era bicampeão paulista. Fiquei muito feliz!

Após a eliminação das oitavas-de-final da terceira etapa, você manteve a confiança ou perdeu a esperança de levantar a taça?
Fiquei meio preocupado, mas mantive a confiança porque todos os atletas teriam que chegar à final. Por isso, não quis ficar na praia secando a galera. Sai para almoçar com minha família e entreguei nas mãos de Deus!

Qual título estadual foi mais importante, o de 2005 ou o de 2011?
Os dois foram muito importantes, mas aconteceram em fases diferentes. Em 2005, estava começando a me destacar nos campeonatos como profissional e passei a correr o WQS. Agora, em 2011, estou mais maduro, focado no WT e este resultado fez com que eu mantivesse a minha autoestima.

Dá um gostinho a mais levar o título para Ubatuba?
Com certeza é muito bom deixar a taça em casa, já que há alguns anos este titulo está em Ubatuba (entre 2007 e 2011, só em 2009 o campeão não é local da cidade do litoral norte paulista).

Como você viu o Maresia Paulista de Surf Pro 2011?
Como um dos melhores campeonatos estaduais do Brasil, pela consistência e pelo nível dos atletas, e também pela organização. A Federação Paulista de Surf e a Maresia estão de parabéns!

Qual a importância da família em sua carreira?
Minha família e muito importante para mim e para minha carreira. Está sempre me dando força e me apoiando. Nunca deixa de acreditar em mim, sempre me coloca para cima. Quero agradecer e dedicar este título a minha esposa Ingrid, ao meu filho Horion, ao meu pai Haroldo, a minha mãe Dalva e aos meus irmãos Vijahia, Nyorai, Jahia, Tamae e a minha afilhada Sandra Maria.

Quais os planos e projetos para a temporada 2012?
Desejo competir os WQS Primes com o objetivo de entrar para o WT, participar do Circuito Brasileiro Profissional e fazer algumas viagens para aprimorar o meu surfe.

Títulos e principais resultados de Hizunomê
– Campeão brasileiro Mirim 2002
– Campeão paulista Júnior 2002
– Campeão do Oakley Júnior Challenge 2005
– Duas vezes terceiro lugar no WQS Prime de Fernando de Noronha
– Campeão da etapa do Brasil Tour em Macaé (RJ) 2011
– Vice-campeão do WQS 6 estrelas do Arpoador (Rio de Janeiro) 2011
– Bicampeão paulista profissional 2005 e 2011

Por: Roberto Pierantoni