Sling Shot na praia da Ferrugem em Garopaba

CLÁUDIO KNIPELL, PAULO MOURA E EVERARDO JÚNIOR PARTICIPAM DO OVER LIMITS

O paraquedista paulistano, o surfista e o piloto catarinenses estão entre os destaques das disputas, que serão realizadas de 25 a 27, na praia da Ferrugem, em Garopaba (SC)

Mais três importantes competidores confirmaram presença na primeira edição do Over Limits, que será disputado de 25 a 27 deste mês, das 8 às 18 horas, na praia da Ferrugem – canto sul, em Garopaba, no litoral de Santa Catarina. O paraquedista paulistano Cláudio Knipell, o freesurfer Paulo Moura e o piloto Everardo Souza Júnior, ambos de Florianópolis (SC), estão entre os destaques da competição. O evento reunirá as modalidades de Paraquedismo Swoop (pouso radical), Sling Shot (ou to watt – surf com manobras aéreas) e Jet Waves (manobras com jet nas ondas).

O Over Limits terá início na sexta-feira (25), com as primeiras chaves classificatórias para Jet Waves e Sling Shot e continuam no sábado (26) até a bateria final marcada para o domingo (27). Os competidores serão avaliados por um júri especializado. Todas as baterias serão disputadas homem a homem, sendo seis minutos para as baterias de Jet Waves e 10 minutos para Sling Shot. As competições dessas duas modalidades (que irão intercalando suas baterias) serão interrompidas a cada 40 minutos para o salto do Paraquedismo Swoop, que também terá um júri para avaliar a performance dos participantes.

Knipel, que soma mais de sete mil saltos no currículo e muitos títulos, explica que dentre as várias modalidades do paraquedismo de competição, o Swoop ou pouso de alta performance, é a aquela em que os expectadores têm mais facilidade em acompanhar, pois os competidores pousam na frente do público. As outras modalidades de competição em queda livre, só podem acompanhar por meio de imagens registradas.

“Apesar do paraquedismo ser uma prática esportiva muito conhecida, as competições não são, pois normalmente as disputas acontecem em aeroportos ou aeródromos, locais que não são tão acessíveis ao grande público. O Over Limits será de fundamental importância para a modalidade, pois as disputas acontecerão em um local turístico, muito conhecido e juntamente com outras duas modalidades radicais que são o Jet Waves e o Sling Shot. Será a grande oportunidade de divulgação do paraquedismo para o público”, destacou o hexacampeão brasileiro de Freefly Pro, tetracampeão nacional de Skysurf Pro e bicampeão brasileiro de Freestyle.

Moura, que está no surf desde 1999, sendo seis anos consecutivos no WCT, revelou que há tempos vem treinando as manobras usadas no Sling Shot, pois utiliza as mesmas nas competições de surf. “Com ajuda das alças e do jet ski, essas manobras ficam turbinadas e vão para outro nível de performance. É isso que vamos mostrar e assistir no Over Limits. No Sling Shot é importante a dinâmica, a radicalidade nas manobras, pois é um tow in mais curto e de mais explosão”, acrescentou o campeão brasileiro júnior, pro júnior e de tow in 2009 em dupla com Wilson Nora.

Ainda de acordo com Moura, o Over Limits será um evento moderno e considera que este será o futuro dos esportes radicais, sempre inovando e juntando diferentes modalidades ligadas a adrenalina. Atualmente também compete no WQS, circuito brasileiro e campeonatos de tow in.

Everardo Júnior participa de competições de jet ski desde 1997, começou no Freestyle (manobras livres sem onda) e no ano seguinte foi vice campeão catarinense. Parou de competir e voltou em 2005 no Jet Waves World Championship. Em 2010 terminou na quarta colocação na categoria Amador do Campeonato Nacional. Foi vice-campeão Amador da etapa brasileira do 13º Jet Waves World Championship, realizada no mês passado, no Balneário Piçarras (SC).

O piloto de Florianópolis competirá pela primeira vez em Garopaba e tem certeza que o evento será um sucesso, pois as praias das cidades são conhecidas por suas belezas, limpezas e ótimas ondas. “Estou com uma expectativa muito grande em relação ao evento, que reunirá três esportes radicais. Isso, sem dúvida, chamará atenção do público de toda região. Venho treinando normalmente e espero novamente subir ao pódio, em Garopaba”, completou.

Jet Waves é uma modalidade de grande impacto visual, em que os competidores têm que saltar e surfar as ondas usando o jet ski. Chegam a alcançar 10 metros de altura, dependendo das condições de mar. Eles realizam manobras radicais como tunos e back flips. Suas performances são avaliadas por um júri especializado onde são observadas a amplitude, extensão, execução, etc. As baterias terão duração de 10 minutos no sistema homem a homem. Em relação às notas, são contadas 50% para manobras de surf e 50% de manobras aéreas.

Sling Shot ou Tow-att será uma competição inédita no Brasil e no mundo. Há algum tempo os surfistas também começaram a saltar as ondas. Atento a isso, a organização do Over Limits procurou criar uma competição com regulamento específico para esse novo esporte. O competidor terá de saltar mais do que surfar, pois as manobras de salto valerão nota dobrada em relação às manobras do surf. A performance dos competidores também serão avaliadas por um júri especializado, em que serão observadas as amplitude, extensão, execução, etc.

Paraquedismo Swoop os participantes saltarão de um helicóptero a quatro mil pés de altura, realizam pequena queda livre e vem para o pouso a uma velocidade de aproximadamente 100 km/h, realizando um planeio de cerca de 70 metros, com objetivo de chegar mais próximo do alvo. Eles também serão avaliados por um júri especializado.