Bodyboard – Guilherme Tâmega na luta pelo título mundial


Guilherme Tâmega: Foto Surf:  IBA / Specker

Guilherme Tâmega: Foto Surf: IBA / Specker

No alto de seus trinta e nove anos e com seis títulos mundiais na bagagem, o carioca Guilherme Tâmega, iniciou nessa quarta-feira, em El Fronton, a batalha por seu sétimo título mundial de bodyboard. Na prova que encerra o calendário do Circuito Mundial de Bodyboard Masculino, Guilherme aparece com um dos quatro candidatos ao título, que tem como líder o havaiano Jeff Hubbard.

Notório conhecedor da onda de El Fronton, e apontado por muitos como um dos bodyboarders que melhor surfa esta onda, Guilherme estreou nas ondas de um metro e boa formação com o pé direito. Em uma apresentação sólida e com um bom repertório de manobras, GT, como é conhecido no tour, venceu seu primeiro desafio e somou seis pontos na tabela de classificação, que aponta os dezesseis melhores colocados para as disputas das oitavas de final.

Questionado sobre situação no tour mundial, onde aparece em quinto lugar, Guilherme mostrou que não está contente com sua posição e que sua meta é mesmo o título. “Eu me coloquei nessa posição e agora tenha que me tirar dela. Eu sei que dependo de outros resultados, mas isso algo que coloco nas mãos de Deus. Não me preocupo com as outras baterias. Somente com o meu trabalho”, disse.

Em um duelo acirrado diante do aussie Dallas Singer, GT venceu com apenas 0,05 pontos vantagem, mas que foram suficientes para lhe garantir a primeira vitória. Atualmente na quinta posição no ranking mundial, o brasileiro tem que vencer o evento canário e ainda torcer para que Jeff Hubbard, Pierre Louis Costes e Ryan Hardy não troquem pontos.

A missão do carioca é dura, mas Guilherme já venceu inúmeras batalhas e provou que está na luta pelo hepta mundial. Além de Guilherme, quem também começou bem no evento canário foi a dupla Eder Luciano (SC) e Uri Valadão (BA).

Os dois terminaram suas baterias na segunda posição e somaram quatro pontos na tabela de classificação. Eder, de Itapema, abriu as disputas do evento em El Fronton, e ficou atrás apenas do local Elliot Morales.

“Eu preciso trocar meu resultado e passar pelo menos para as oitavas para me garantir na elite ano que vem. Porém, meu objetivo é ir longe na competição. Ano passado fiquei em segundo no evento nas Canárias e seria um sonho melhorar essa posição”, declarou Eder.

Atleta de Salvador, Uri Valadão também teve uma ótima apresentação. Porém, em sua bateria, o sul-africano arrancou o melhor somatório do dia, bem como a melhor onda, para vencer o duelo. Jared totalizou 16,25 pontos em 20,00 possíveis e teve sua melhor onda julgada com um 9,00, após executar um invertido aéreo.

O quarto brasileiro na prova foi o capixaba Magno Oliveira. Maguinho não conseguiu repetir a boa atuação dos demais brasileiros e acabou sua bateria na terceira posição.

Por: Danilo Caboclo