Morre o fundador do maior site de surf do mundo o “Surfline.com”.

Sean Collins. Foto: Reprodução

Sean Collins. Foto: Reprodução

Morre aos 59 anos o fundador do maior site de surf do mundo o “Surfline.com”, Sean Collins morreu aos 59 anos na última segunda-feira, 26/12, na Califórnia. Collins sofreu um enfarte fulminante enquanto jogava tênis em Newport Beach.

Nascido no sul da Califórnia, Sean Collins era um apaixonado pelo oceano que deslizavas sobre suas águas a bordo de um veleiro de 50 pés de seu pai, Whitney, um empreiteiro geral e tenente da Marinha na Segunda Guerra Mundial.

Collins começou muito cedo a se interessar em Meteorologia, focando diretamente de como ela interagia a vela e ao surf.

Como fotógrafo profissional nos anos 70 e 80 ele trabalhou para Yary Sports Photography, a Agência Talent Berzon, e era um dos fotógrafos que contribuía para a revista Surfing. Collins também trabalhou como garçom e barman em um restaurante em Long Beach para garantir um horário flexível para o surf e sempre correndo atrás das ondas, que logo despertou o interesse de ir mais a fundo comessando a estudar cartas meteorológicas à espera de prever swells futuro.

Collins em seu velleiro, onde tudo começou. Foto Surf: Arquivo Família

Collins em seu velleiro, onde tudo começou. Foto Surf: Arquivo Família

Collins e sua esposa Daren tiveram seu primeiro filho, Tyler, em 1983, o que levou ele a procurar uma estabilidade financeira.

Em 1984, quando alguns empresários de Orange Country solicitaram seus conhecimentos para desenvolver relatórios e previsão para uma empresa de telefonia chamada Surfline, ele aproveitou a chance. Após dois anos dedicados ao atual trabalho, ele deixou tudo para ir trabalhar em uma empresa rival chamada Wavetrak.

O novo projeto foi tão bem sucedido que ele comprou a Surfline, em 1990.

Foto Surf: Reprodução do site surfline.

Foto Surf: Reprodução do site surfline.

Collins logo expandiu seus produtos e serviços para outras mídias e ofereceu uma assinatura baseada no WaveFax, e em 1995 ele lançou Surfline.com, um site web com relatórios de free surf de todo o país. Collins também desenvolveu o primeiro ao vivo “Surfcam” em Fevereiro de 1996.

Surfline.com desde então só cresceu para se tornar um dos maiores sites de esportes do mundo, com cerca de 1,5 milhões visitando o site todos os meses.

Toda a equipe da FotoSurf Promoções lamenta a lastimável perda de “Uma lenda” que com certeza e sem medo de errar foi o maior colaborador para os  serviços de previsão de ondas que são usados até os dias de hoje.

A biografia mais detalhada de Sean Collins, você encontra no próprio Surfiline.com