ASP anunciá exames anti-doping no Surf Profissional

Exames anti-doping nas etapas do ASP World Tour

Foto:Reprodução

ASP confirma a implantação dos exames anti-doping nas etapas da divisão principal do ASP World Tour de surf em 2012. A Association of Surfing Professionals afirmou que eles serão realizados nas categorias masculina e feminina a partir deste ano, seguindo as normas da WADA (World Anti-Doping Agency), as mesmas utilizadas para a análise dos atletas de esportes olímpicos.

Os testes serão aplicados somente nos top-34 da elite masculina e nas top-17 da feminina, que participam da disputa dos títulos mundiais da temporada.

“Esta política representa um consenso entre os nossos surfistas, promotores dos eventos e administradores, para a evolução do esporte surf a um nível mais profissional”, destaca o diretor executivo da ASP, Richard Grellman.

“O desejo de iniciar o anti-doping já existia dentro da ASP há vários anos, mas faltava verba. Com a aprovação da alocação de recursos para isso no orçamento, durante a reunião da diretoria em novembro de 2011, temos o prazer de anunciar a sua ativação neste ano. Acreditamos que este seja mais um passo importante para reforçar a imagem do surf profissional”.

Os representantes dos atletas também aprovaram a nova política anti-doping da ASP, com as normas prescritas pela Agência Mundial Anti-Doping (WADA). Os surfistas terão que ficar mais atentos a qualquer medicamento, pois muitas substâncias são proibidas e aparecem nos testes realizados pela WADA em qualquer esporte.

“Nós todos apoiamos a implementação da política Anti-Doping na ASP”, garante Kieren Perrow, representante dos Top 34 do ASP World Tour 2012. “É um passo positivo que realça o profissionalismo do surf competitivo e transmite uma boa imagem para as crianças que olham para nós como ídolos”.

Como o surf continua crescendo seu público também cresce a cada ano e crescem as responsabilidades dos nossos atletas, reforça Jessi Miley-Dyer, recém-nomeada como Tour Manager (gerente geral) do ASP Women´s Tour. “A ativação da Política Anti-Doping da ASP é um passo lógico na busca continuada da organização do nosso esporte, do profissionalismo, então tem o apoio total das mulheres”.

A nova Política Anti-Doping da ASP pode ser acessada na íntegra nowww.aspworldtour.com/pdf/aspantidopingpolicy.pdf