O título do Desafio Aéreo de Surfe ficou para o paulista Gustavo Araújo

Surfista paulista bate o favorito Ícaro Rodrigues na decisão e leva prêmio da competição com as manobras mais plásticas da modalidade

Neste domingo (29), o surfista aproveitou a boa fase e manteve a média de altas manobras para faturar o campeonato que contou com oito feras da modalidade de três estados brasileiros, na praia de Maresias, em São Sebastião (SP). O evento, que começou no dia anterior, teve Ícaro Rodrigues como vice-campeão. O bronze ficou para o catarinense Gustavo Schilikmann. Completaram a classificação Robson Santos, Igor Morais, Leo Hereda, HJ Norton e Kaique Fernando. Foram 22 baterias com confrontos homem x homem e a média de notas foi de 7.12.

“Foi muito irado o campeonato com toda a galera do aéreo. Todos executaram manobras difíceis. Foi bastante divertido e importante para a nossa modalidade. Fiquei bem tranquilo nas baterias e cheguei na decisão para pegar ondas com o Ícaro Rodrigues, que vinha com altas médias no Desafio. Na final, eu esperei ‘a onda’ e dei o meu melhor aéreo. O Ícaro não conseguiu mandar nenhum ‘monstro’. Estou amarradão e feliz”, relata Gustavo Araújo.

 

Ícaro Rodrigues comemora nota 10. Foto Surf: Edu Grigaiti

 

Na bateria final, o campeão de 2012 contou o azar de Ícaro Rodrigues durante os 30 minutos de apresentação e tirou um 7.6, nota considerada acima da média. Já o vice-campeão, Ícaro Rodrigues, apontado como favorito, não conseguiu uma onda para repetir as notas altas e saiu sem nenhuma manobra da decisão. Antes, durante as repescagens e as semifinais, o surfista de Santos(SP) conseguiu anotar um 10.0, um 9.5 e um 7.67.

 

Gustavo Schilickmann. Foto Surf: Edu Grigaitis / Balaio

O campeão Gustavo Araújo recebeu o prêmio de R$ 6 mil. O valor, segundo o surfista, será investido em um campeonato no Equador, no próximo mês. “Vou embarcar para o Equador para competir e aprimorar minhas técnicas”, explica Gustavo Araújo.

O domingo de sol em Maresias contou com condições de mar ideais para salto e manobras aéreas e ondas de meia a um metro. As baterias começaram com a repescagem e as melhores notas para Robson Santos (7.33) e Ícaro Rodrigues (10.0).

“Estava esperando mandar esse aéreo perfeito no sábado e a manobra rolou no domingo. Consegui pegar uma ‘esquerda’ boa e fiz o movimento. Tudo isso é fruto de muito treino”, reforça Ícaro Rodrigues, que depois mandou mais um 9.5, mas acabou perdendo a final.

 

Sustentabilidade -O Desafio Aéreo de Surfe, em São Sebastião, contou com atividades sustentáveis para a preservação do meio ambiente com a comunidade local e com os turistas que visitam o litoral norte paulista no verão. A coordenadora pedagógica do evento, Bruna Nazari, deu dicas de cuidados com a praia. Além disso, crianças e jovens tiveram uma oficina de bijuterias.

Ação de recreação sustentável. Foto Surf: Aline Bassi / Balaio

Sustentabilidade – O Desafio Aéreo de Surfe, em São Sebastião, contou com atividades sustentáveis para a preservação do meio ambiente com a comunidade local e com os turistas que visitam o litoral norte paulista no verão. A coordenadora pedagógica do evento, Bruna Nazari, deu dicas de cuidados com a praia. Além disso, crianças e jovens tiveram uma oficina de bijuterias.

Veja os resultados das baterias deste domingo:

Semifinais e repescagens:

Igor Morais 7.0 x 5.83 Leo Hereda

Ícaro Rodrigues 10.0 x 7.33 Robson Santos

Robson Santos 7.6 x 9.5 Ícaro Rodrigues

Gustavo Schilikmann 5.17 x 6.67 Gustavo Araújo

Repescagem final:

Gustavo Schilikmann 3.23 x 7.67 Ícaro Rodrigues

Final:

Gustavo Araújo 7.67 x 0.0 Ícaro Rodrigues

Veja a classificação final:

1º – Gustavo Araújo

2º – Ícaro Rodrigues

3º – Gustavo Schilikmann

4º – Robson Santos

5º – Igor Morais

6º – Leo Hereda

7º – Kd Norton

8º – Kaique Fernando

Sustentabilidade -O Desafio Aéreo de Surfe, em São Sebastião, contou com atividades sustentáveis para a preservação do meio ambiente com a comunidade local e com os turistas que visitam o litoral norte paulista no verão. A coordenadora pedagógica do evento, Bruna Nazari, deu dicas de cuidados com a praia. Além disso, crianças e jovens tiveram uma oficina de bijuterias.

Por: Flávio Perez