Adriano de Souza, Miguel Pupo e Heitor Alves são orgulho brasileiro no Quiksilver Pro Gold Coast

Três brasileiros entre os 12 melhores na Austrália

Adriano de Souza, Miguel Pupo e Heitor Alves passaram para a fase das duas chances de classificação para as quartas de final do Quiksilver Pro Gold Coast

Adriano de Souza, Miguel Pupo e Heitor Alves passaram para a fase das duas chances de classificação para as quartas de final do Quiksilver Pro Gold Coast

O paulista Miguel Pupo foi um dos destaques da segunda-feira na etapa que abre a temporada 2012 do ASP World Tour na Austrália. Surfando de backside nas direitas de Snapper Rocks, ele despachou o bicampeão mundial Mick Fanning na terceira fase do Quiksilver Pro. Outro paulista, Adriano de Souza, e o cearense Heitor Alves, também passaram para a rodada dos 12 melhores na Gold Coast. A única baixa foi o carioca Raoni Monteiro e os classificados agora terão duas chances para alcançar as quartas de final do primeiro desafio do ano na Austrália.

“Eu apenas tentei encontrar boas ondas na bateria, porque o mar está muito difícil lá fora”, disse Miguel Pupo. “Eu tinha que ganhar essa bateria, porque se você está no ASP Tour tem que vencer os grandes. O Mick (Fanning) surfa muito bem, tem dois títulos mundiais e eu sabia que seria um adversário difícil de bater. Eu tentei o meu melhor e estou feliz pela vitória”.

Pupo vive um ótimo início de temporada. Ele lidera o ranking mundial unificado da ASP com o título conquistado na primeira etapa Prime de 6.500 pontos do ano, o Hang Loose Pro Contest nos tubos de Fernando de Noronha (PE). Na Austrália, estreou com uma virada nos últimos segundos sobre o sul-africano Jordy Smith e agora derrota um dos favoritos nas ondas da Gold Coast. A nota 7,6 recebida no início da bateria foi decisiva para barrar Mick Fanning no mar irregular da segunda-feira em Snapper Rocks.

Este duelo aconteceu à tarde, depois da terceira fase feminina. Pela manhã, Adriano de Souza e Heitor Alves já haviam garantido passagem para a rodada classificatória para as quartas de final. Mineirinho teve que mostrar a força do seu frontside para superar a nova aposta do surfe americano, Kolohe Andino, na terceira bateria do dia.

“Foi uma bateria difícil, com certeza”, admitiu Adriano de Souza. “Eu respeito muito o Kolohe (Andino). Ele tem apenas 17 anos de idade, mas pode causar sérios prejuízos lá fora. Eu procuro sempre me concentrar em mim mesmo, vim para cá dez dias antes para treinar nestas ondas e acho que minha experiência de sete anos no Tour me ajudou dessa vez. Eu estava defendendo a minha posição de top 5 e ele tentando fazer bem o seu primeiro evento. Foi uma boa bateria”.

Já Heitor Alves liquidou o francês Jeremy Flores em duas ondas seguidas com um ataque feroz de backside para fazer o maior placar brasileiro da segunda-feira na Gold Coast. Assim como Mick Fanning, o surfista da Ilha Reunião não conseguiu achar as melhores ondas que entraram na bateria, no mar mexido com séries irregulares de 2-3 pés em Snapper Rocks. Com notas 7,80 e 7,27, o cearense derrotou o francês por 15,07 x 12,84 pontos e agora vai encarar Kelly Slater e o taitiano Michel Bourez na próxima fase.

Nesta rodada, os vencedores das baterias avançam direto para as quartas de final, mas os perdedores têm uma nova chance de classificação na repescagem. No primeiro confronto, Adriano de Souza contra dois australianos, Owen Wright e Josh Kerr. Heitor Alves está no segundo e no terceiro Miguel Pupo terá mais um teste de fogo pela frente, com o vice-campeão mundial Joel Parkinson e o mesmo Jordy Smith que ele derrotou na primeira fase.

REPESCAGEM DE GALA – Esta primeira batalha por vagas nas quartas de final já aconteceu para as meninas no Roxy Pro, entre as baterias da terceira fase masculina. As duas representantes da América do Sul não conseguiram a vitória e terão que encarar a repescagem de “gala” na Gold Coast, pois nela também estarão a atual campeã e vice-campeã mundial, Carissa Moore e Sally Fitzgibbons, respectivamente.

A brasileira Silvana Lima ficou em último lugar na primeira bateria feminina da segunda-feira e vai enfrentar a neozelandesa Paige Hareb no segundo duelo da repescagem.

Carissa Moore também foi a terceira colocada no confronto seguinte, vencido pela australiana Laura Enever com o maior placar do dia entre as meninas, 16,83 pontos. Sally Fitzgibbons perdeu para a havaiana Malia Manuel, ficando em segundo lugar na bateria como a peruana Sofia Mulanovich contra a tetracampeã mundial Stephanie Gilmore.

Laura Enever (AUS)

QUARTA FASE DO QUIKSILVER PRO – 1.o=Quartas de Final / 2.o e 3.o=Repescagem:
1.a: Owen Wright (AUS), Adriano de Souza (BRA), Josh Kerr (AUS)
2.a: Kelly Slater (EUA), Michel Bourez (TAH), Heitor Alves (BRA)
3.a: Joel Parkinson (AUS), Jordy Smith (AFR), Miguel Pupo (BRA)
4.a: Taj Burrow (AUS), Julian Wilson (AUS), Adrian Buchan (AUS)

TERCEIRA FASE – 13.o lugar – US$ 8.500 e 1.750 pontos:
Baterias que abriram a segunda-feira:
1.a: Owen Wright (AUS) 14.90 x 14.50 Matt Wilkinson (AUS)
2.a: Josh Kerr (AUS) 15.50 x 14.90 Kieren Perrow (AUS)
3.a: Adriano de Souza (BRA) 14.07 x 12.74 Kolohe Andino (EUA)
4.a: Michel Bourez (TAH) 14.36 x 10.83 Bede Durbidge (AUS)
5.a: Heitor Alves (BRA) 15.07 x 12.84 Jeremy Flores (FRA)
6.a: Kelly Slater (EUA) 16.36 x 12.40 Fredrick Patacchia (HAV)
7.a: Joel Parkinson (AUS) 13.50 x 12.27 Yadin Nicol (AUS)
8.a: Miguel Pupo (BRA) 12.67 x 11.17 Mick Fanning (AUS)
9.a: Jordy Smith (AFR) 14.83 x 12.20 Raoni Monteiro (BRA)
10.a: Julian Wilson (AUS) 18.57 x 15.63 Adam Melling (AUS)
11.a: Adrian Buchan (AUS) 16.03 x 13.60 John John Florence (HAV)
12.a: Taj Burrow (AUS) 14.20 x 13.16 Travis Logie (AFR)

REPESCAGEM DO ROXY PRO – 1.a=Quartas de Final / 2.a=9.o lugar – US$ 5.000 e 4.000 pontos:
1.a: Carissa Moore (HAV) x Sarah Mason (NZL)
2.a: Silvana Lima (BRA) x Paige Hareb (NZL)
3.a: Sally Fitzgibbons (AUS) x Lakey Peterson (EUA)
4.a: Sofia Mulanovich (PER) x Courtney Conlogue (EUA)

TERCEIRA FASE – 1.a=Quartas de Final / 2.a e 3.a=Repescagem:
1.a: 16.20=Tyler Wright (AUS), 12.80=Sarah Mason (NZL), 9.63=Silvana Lima (BRA)
2.a: 16.83=Laura Enever (AUS), 14.07=Paige Hareb (NZL), 13.57=Carissa Moore (HAV)
3.a: 14.53=Malia Manuel (HAV), 12.90=Sally Fitzgibbons (AUS), 10.64=Courtney Conlogue (EUA)
4.a: 16.73=Stephanie Gilmore (AUS), 11.27=Sofia Mulanovich (PER), 6.04=Lakey Peterson (EUA)

Por: João Carvalho