Bob Burnquist lança mundialmente seu 1º jogo de skate para smartphones e tablets

Bob Burnquist’s Dreamland marca a entrada do ícone do skate mundial nos games, levando o jogador a um passeio radical pelo quintal de sua casa

São Paulo (SP) -Bob Burnquist, uma das figuras mais importantes do skate mundial, lançou nesta terça-feira (7), em São Paulo (SP), o game para smartphones e tablets Bob Burnquist´s Dreamland. Feito para rodar nos sistemas iOS e Android, com produção 100% brasileira, o jogo já está disponível nas duas plataformas, gratuitamente.

O aplicativo simula, de forma simples e divertida, um passeio radical pelo quintal de Bob Burnquist, com a representação das pistas que estão montadas na propriedade. O “Dreamland” (Terra dos sonhos) do título é justamente o nome que o skatista dá ao quintal de sua casa.

Bob Burnquist, quando esteve em São Paulo para participar da terceira edição do Megarampa em 2011, falou com a equipe da FotoSurf sobre o jogo “Bob Burnquist’s Dreamland”, e contou um pouco sobre a produção totalmente brasileira.


O objetivo é completar as fases com as manobras mais radicais, os saltos mais altos e coletando o maior número possível de itens que aparecem pelo percurso. São três níveis de avaliação: Sweet!, Rad! e Awesome!, que levam em conta número de manobras, combinação de movimentos (combos), coleta de itens (sonhos) e altura nos saltos.

O download é gratuito nas duas plataformas. Na App Store, o game vem com 1 pista e 5 fases gratuitas e o jogador pode adquirir mais 25 fases por 99 centavos de dólar para iPhone/iPod e por 1,99 dólares para iPad. No Android, o game é inteiramente grátis. Segundo a equipe do game, mais de 80 mil downloads foram feitos em menos de uma semana só para iPhone.

“As manobras foram estudas e aplicadas no game. Quem é fã do skate terá familiaridade com o aplicativo, verá que as posições são as mesmas que eles usam. E quem não anda se divertirá também”, relata Bob Burnquist.

O produto é uma sociedade entre o estúdio Doubleleft , responsável pela produção e comercialização, a agência BLG, que cuida da marca Bob Burnquist, e o próprio skatista.

“A primeira impressão do público é surpreendente. Em uma semana, tivemos mais de 80 mil downloads e 75% de retorno dos usuários (pessoas que voltaram para jogar após o primeiro contato). E vamos usar o feedback que essas pessoas darão para novas atualizações (packs), que serão desenvolvidas ainda em 2012”, reforça Paulo Perez, da Doubleleft. “Não descartamos a ideia de evoluir e usar o game no Xbox e PS3. Também devemos migrar para outras plataformas, como navegadores”.

O jogo conta com o modelo “in-game advertising”, no qual as empresas parceiras têm suas marcas expostas nos cenários do jogo e interagem com o personagem.

Equipe totalmente brasileira – Com produção 100% brasileira, o game foi desenvolvido em 12 meses com custo aproximado de R$ 500 mil. A expectativa é alcançar a marca de 500 mil downloads no mês de lançamento.

Além dos sócios do projeto, o aplicativo contou com a participação da Petit-Pois Studio, responsável pela criação dos personagens e da banda Filial, que fez a sonorização.

“Eu acredito muito no Brasil. O País merece respeito no cenário internacional com profissionais altamente qualificados. Nos Estados Unidos, me reuni com algumas empresas do mercado e, depois de alguns encontros, vi que havia empresas competentes pelo mundo inteiro. Pensei: por que não formar uma equipe brasileira e estampar nossa identidade nesse mercado?”, indaga Bob Burnquist, que com o personagem Bobito, seguiu exemplos de nomes como Pelé e Ayrton Senna licenciando produtos.

No site oficial do jogo – www.bbdreamland.com – é possível assistir a vídeos, fazer o cadastro para receber novidades e acompanhar o skatista nas redes sociais.

De acordo com a empresa de pesquisas sobre tecnologia Gartner, o mercado de games arrecada anualmente U$ 74 bilhões em todo o planeta. O mercado brasileiro tem 197 milhões de celulares e quatro em cada 10 brasileiros usam os aparelhospara games.

“O mercado de games cresce a cada ano. A ideia é ampliar a participação do Bob em vários segmentos, o que mostra a seriedade do atleta e sua visão empreendedora”, conta Ricardo Fiuza, da BLG, empresa que cuida da marca Bob Burnquist no Brasil, considerada a número do segmento. A marca está aplicada em vários tipos de produtos licenciados em parceria com grandes empresas como Tilibra (cadernos), C&A (confecção e acessórios), Urgh (tênis), Long Jump (skates e equipamento de segurança), Kikers (mochilas e estojos) e 3M (adesivos para celular, laptop e tablets).

Sobre Bob Burnquist

Nome: Robert Dean Silva Burnquist

Idade: 35 anos

Local de nascimento: Rio de Janeiro

Principais títulos: 20 medalhas do X-Games, sendo 8 de ouro

Tricampeão da Megarampa entre outros

Bob Burnquist é um dos principais nomes da história do esporte no planeta. Ele é dono de 20 medalhas nos X-Games, incluindo oito de ouro. Além disso, inventou uma série de manobras, saltou de skate no Grand Canyon, nos EUA, e é um dos responsáveis pelo sucesso mundial da Megarampa, uma estrutura de 100 metros de comprimento e 30 de altura, equivalente a um prédio de nove andares.

Em 2012, Bob Burnquist promete realizar mais uma edição da Megarampa no Brasil e disputar os principais eventos de skate do mundo como os X-Games. Entre outras ações estão um recorde mundial de salto no Brasil, o lançamento de um livro e o licenciamento de uma linha de tênis com a Urgh!.

Sobre o mercado de skate

O Brasil é o segundo país do mundo em número de praticantes de skate, atrás apenas dos Estados Unidos. Pesquisas indicam 4 milhões de adeptos no País, o que significa que, em número de praticantes do sexo masculino, a modalidade perde apenas para o futebol. Anualmente, a indústria ligada ao skate movimenta algo em torno de U$ 3 bilhões no mundo. Destes, mais de 20% está no Brasil.

Dados do jogo

Nome: Bob Burnquist´s Dreamland

Criação: Doubleleft, BLG e Bob Burnquist.

Desenvolvimento: Doubleleft

Custo: R$ 500 mil

Onde baixar: AppStore e Android Market

Expectativa de download no primeiro mês: 500 mil downloads