Empate nos 24 melhores do Hang Loose Pro Contest

Gabriel Medina e os havaianos Sebastien Zietz e Mason Ho quebraram todos os recordes do primeiro ASP World Prime do ano em Fernando de Noronha (PE)

Os 24 melhores surfistas do Hang Loose Pro Contest foram definidos em tubos incríveis nas ondas épicas de 6 pés sólidos da manhã da quinta-feira na Cacimba do Padre. Os brasileiros conseguiram igualar o número de estrangeiros na lista dos candidatos ao título da primeira etapa do ASP World Prime 2012 em Fernando de Noronha (PE). Todos agora têm duas chances de classificação para as oitavas de final, doze do Brasil e doze de outros sete países, Austrália, Estados Unidos, Havaí, Taiti, França, Alemanha e Porto Rico.

A competição foi paralisada por causa da maré seca por volta das 11:30 horas com o término da segunda fase e a dos 24 melhores só foi iniciada as 13:30 horas, quando a maré voltou a encher para a Cacimba do Padre apresentar os tubos sensacionais que rolaram pela manhã na quinta-feira. A primeira onda do dia já foi um tubaço surfado em pé pelo pernambucano Bruno Rodrigues que valeu nota 8,67 e a vitória na bateria.

“Eu já estava ligado que aqui em frente a laje no meio da praia iam rolar os tubos”, contou Bruno Rodrigues. “O Pigmeu (Bernardo Miranda) e o Fabinho (Fabio Gouveia) já tinham me dado o toque e eu botei pra baixo mesmo. Essa primeira onda foi animal, o dia começou bem pra mim e espero que seja assim nas minhas baterias, que eu consiga achar boas ondas para ver até onde posso chegar”.

O cabeça de chave número 1, Gabriel Medina, brilhou na disputa seguinte, aumentando o maior placar do campeonato para 18,43 pontos com notas 9,60 e 8,83 em duas esquerdas sensacionais, surfando os canudos da Cacimba do Padre com uma tranqüilidade impressionante. Ele não deu qualquer chance aos três estrangeiros da sua bateria. O australiano Stu Kennedy passou em segundo lugar, mas o neozelandês Jay Quinn e o norte-americano Michael Dunphy saíram da briga pelo título do Hang Loose Pro Contest 2012.

“As ondas estavam boas e consegui achar vários tubos”, disse Gabriel Medina. “Eu estava me sentindo bem à vontade e deu tudo certo pra mim. A prancha estava boa também, então estou amarradão. Hoje (quinta-feira) o mar está mais certinho, dá para ver bem as ondas, as séries entrando, então era só entrar nos tubos e sair deles. Foi muito boa a bateria”.

RECORDES HAVAIANOS – Os havaianos também adoraram as ondas épicas da quinta-feira e quebraram todos os recordes do campeonato na mesma bateria que eles disputaram. Mason Ho surfou o melhor tubo da semana na Cacimba do Padre, aumentando a maior nota do evento de 9,90 para 9,93. Dos cinco juízes, três deram 10 para ele, mas um foi cortado na média das três notas intermediárias (10+10+9,8).

Já Sebastien Zietz voltou a fazer o maior placar em sua segunda apresentação em Fernando de Noronha. Ele foi o melhor do primeiro dia com 17,90 pontos e agora atingiu 19,03 com as notas 9,70 e 9,33 das suas duas melhores ondas na quinta-feira. Com esta marca, Zietz superou os 18,43 pontos de Gabriel Medina no topo da lista de recordes do Hang Loose Pro Contest 2012.

“Estava perfeito o mar, pensei que as ondas iam fechar, mas estavam bombando altos tubos”, disse Sebastien Zietz. “Entrar nas baterias com esses tubos rolando está sendo irado. Surfar com o Mason (Ho) foi irado também, ele pegou um tubo incrível, passou em segundo lugar, então estou amarradão com tudo. Já me sinto bem conectado com a ‘vibe’ de Noronha”.

BICAMPEONATO – Na briga pelo inédito bicampeonato nas etapas do Hang Loose Pro Contest em Fernando de Noronha, só restaram os brasileiros Raoni Monteiro e Jean da Silva. Os quatro que já foram campeões na Cacimba do Padre se apresentaram nas baterias que fecharam a segunda fase pela manhã. Raoni ainda aumentou para 22 o seu recorde pessoal de baterias vencidas em Fernando de Noronha, desde a primeira edição do Hang Loose Pro Contest na ilha em 2000.

“Estou focado pra conseguir um bom resultado aqui, já que no ano passado eu não pude vir”, disse Raoni Monteiro. “Estou feliz pra caramba, minha família está aqui e estou determinado em fazer essa final de novo. Infelizmente minha prancha quebrou na primeira onda, o quiver está acabando, essa minha reserva de hoje (quinta-feira) está com o bico trincado, mas é isso, está funcionando, passei mais uma bateria com dois high-scores (notas altas), então espero que continue assim nas próximas até conseguir meu objetivo”.

O carioca venceu o evento mais tradicional da América Latina em 2008 e tirou um dos concorrentes ao bi na sua bateria, com C. J. Hobgood (campeão em 2010) sendo eliminado pelo também norte-americano Cory Lopez. Na seguinte, o catarinense Jean da Silva (2006) conquistou a segunda vaga na onda que surfou nos segundos finais, enquanto o basco Aritz Aranburu (2007) ficou em último no confronto que encerrou a rodada dos 48 melhores.

RETORNO ÀS 13:30 HORAS – A maré seca novamente paralisou a competição na Cacimba do Padre. Nessa condição, as ondas ficam menores e as séries mais espassadas, com longas calmarias entre elas. A comissão técnica então marcou o início da terceira fase, que não é eliminatória, para as 13:30 horas, na enchente da maré com a expectativa de grandes ondas para a tarde da quinta-feira em Fernando de Noronha.

Esta rodada dos 24 melhores é classificatória, com cada um tendo duas chances para chegar nas oitavas de final. Os vencedores das oito baterias avançam direto, mas os perdedores têm uma nova chance na repescagem, quando os duelos passam a ser homem a homem, sistema de disputa que prossegue até a grande final. Os que passarem para as oitavas já ultrapassam os 2.000 pontos do havaiano John John Florence, que lidera o ranking mundial unificado da ASP com a sua vitória no 5 estrelas de Banzai Pipeline, no Havaí.

TERCEIRA FASE – 1.o=Oitavas de Final / 2.o e 3.o=Repescagem ou Quarta Fase:
1.a: Miguel Pupo (BRA), Chris Ward (EUA), Alain Riou (TAH)
2.a: Willian Cardoso (BRA), Ricardo dos Santos (BRA), Leandro Bastos (BRA)
3.a: Joan Duru (FRA), Stu Kennedy (AUS), Bruno Rodrigues (BRA)
4.a: Gabriel Medina (BRA), Yuri Sodré (BRA), Nic Von Rupp (ALE)
5.a: Sebastien Zietz (HAV), Marco Polo (BRA), Bernardo Pigmeu (BRA)
6.a: Damien Hobgood (EUA), Wiggolly Dantas (BRA), Mason Ho (HAV)
7.a: Raoni Monteiro (BRA), Jean da Silva (BRA), Brian Toth (PRI)
8.a: Dion Atkinson (AUS), Cory Lopez (EUA), Mitchel Coleborn (AUS)

SEGUNDA FASE – 3.o=25.o lugar (US$ 2.000 e 700 pts) / 4.o=37.o lugar (US$ 1.500 e 650 pts):
Baterias que abriram a quinta-feira:
4.a: 1-Bruno Rodrigues (PE), 2-Nic Von Rupp (ALE), 3-Kiron Jabour (HAV), 4-Marc Lacomare (FRA)
5.a: 1-Gabriel Medina (SP), 2-Stu Kennedy (AUS), 3-Jay Quinn (NZL), 4-Michael Dunphy (EUA)
6.a: 1-Joan Duru (FRA), 2-Yuri Sodré (RJ), 3-Shaun Joubert (AFR), 4-Jeronimo Vargas (RJ)
7.a: 1-Bernardo Pigmeu (PE), 2-Wiggolly Dantas (SP), 3-André Silva (CE), 4-Jano Belo (PB)
8.a: 1-Damien Hobgood (EUA), 2-Marco Polo (SC), 3-Gabriel Villaran (PER), 4-Richard Christie (NZL)
9.a: 1-Sebastien Zietz (HAV), 2-Mason Ho (HAV), 3-Nathan Yeomans (EUA), 4-Flavio Nakagima (SP)
10: 1-Raoni Monteiro (RJ), 2-Cory Lopez (EUA), 3-C. J. Hobgood (EUA), 4-Romain Cloitre (FRA)
11: 1-Dion Atkinson (AUS), 2-Jean da Silva (SC), 3-Robson Santos (SP), 4-Jonathan Gonzalez (CNY)
12: 1-Brian Toth (PRI), 2-Mitchel Coleborn (AUS), 3-Thiago Camarão (SP), 4-Aritz Aranburu (ESP)
Baterias que fecharam a quarta-feira:
1.a: 1-Chris Ward (EUA), 2-Willian Cardoso (SC), 3-Filipe Toledo (SP), 4-Charles Martin (GLP)
2.a: 1-Ricardo dos Santos (SC), 2-Alain Riou (TAH), 3-Nathaniel Curran (EUA), 4-Leonardo Neves (RJ)
3.a: 1-Miguel Pupo (SP), 2-Leandro Bastos (RJ), 3-Kevin Sullivan (HAV), 4-Marlon Lipke (ALE)

Por: João Carvalho