Mercado Surf – Ações da Billabong apresentaram em 2011 um dos piores desempenhos

O fundo americano de private equity TPG ofereceu pagar US$ 765 milhões (R$ 1,3 bilhão) pela marca australiana de roupas de surfe Billabong, segundo o jornal The Australian. No Brasil, a marca possui 16 lojas, das quais sete são próprias, incluindo a unidade da Rua Oscar Freire, na capital paulista, e o restante de franqueados.

Há especulações de que outro fundo de private equity, possivelmente o Pacific Equity Partners, também esteja em negociações com a varejista, que deveria divulgar em breve detalhes de um plano de revisão estratégica anunciado em dezembro.

As ações da Billabong apresentaram em 2011 um dos piores desempenhos entre as empresas negociadas na bolsa australiana, acumulando no ano uma queda de 78%.

Sua nova estratégia, focada no varejo, expôs à companhia às adversas condições econômicas na Europa e nos Estados Unidos, em crise. O verão com temperaturas baixas na Austrália também não contribui para os resultados.

Gordon Merchant - Fundador e maior acionista Billabong,

 

O fundador e maior acionista da Billabong, Gordon Merchant, porém, não é favorável à venda da companhia no momento em que as ações estão nos seus mais baixos patamares históricos.

Em sua oferta de apenas uma página, entregue na terça-feira, o TPG ofereceu pagar US$ 3 por ação e, segundo fontes do setor, essa foi uma das várias poropostas apresentadas desde que a empresa anunciou seu plano de reestruturação.