Victor Bernardo vence o Quiksilver King of the Groms

 

O local de Baía Formosa, Jackson Rodrigues, perdeu a disputa final pela primeira vaga para o Mundial Sub-16 com tudo pago na França

O paulista Victor Bernardo, 15 anos, conquistou a primeira vaga para a final mundial do Quiksilver King of the Groms 2012 na França e vai viajar com tudo pago pelos organizadores para representar o Brasil em setembro na Europa. Na final da primeira seletiva para competidores com até 16 anos de idade, disputada por 43 surfistas de sete estados do país, Victor frustrou a torcida local ao derrotar o surfista de Baía Formosa (RN), Jackson Rodrigues, 16 anos, na casa dele, por 14,35 a 10,35 pontos.

Victor Bernardo (SP). Foto Surf: Levy Paiva / KOTG

Mesmo contando com todo apoio do bom público que compareceu no domingo de ondas de meio metro com boa formação no Pontal de BF, Jackson não conseguiu repetir as atuações que o levaram até ali. Foi Victor Bernardo quem pegou as melhores ondas que entraram na bateria para vencer com notas 8,00 e 6,35. Jackson somou 6,00 e 4,85 e ainda não sabe se vai tentar a outra vaga para a França, que será disputada nos dias 4 e 5 de agosto em São Francisco do Sul (SC).

“Estou muito feliz e quero agradecer a Deus, meus pais, meus patrocinadores, toda a minha família e principalmente o Paulo Kid (técnico), que vem me acompanhando nos campeonatos desde o início da minha carreira”, foram as primeiras palavras de Victor Bernardo, logo que chegou ao pódio depois de ser carregado pelos amigos na praia do Pontal.

“Estou muito emocionado por ter conseguido a vaga para ir pra França de novo representar o Brasil”, continuou Victor. “Eu estava guardando os aéreos para hoje (domingo), encaixei a manobra nessas direitinhas perfeitas, fiz boas baterias e a final foi muito emocionante. A torcida vibrava, gritava, a cada onda que ele (Jackson Rodrigues) pegava. Deu uma adrenalina, mas não me abalei não. Procurei escolher bem as ondas, surfar bem e deu tudo certo”.

RECORDISTA ABSOLUTO – O paulista do Guarujá já foi para a França no ano passado, mas parou nas quartas de final. Foi derrotado pelo catarinense Yan Daberkow, que faturou o título mundial de 2011. No domingo, Victor apresentou os aéreos-reverse de frontside que arrancaram as maiores notas do campeonato. O recorde absoluto aconteceu nas quartas de final contra o pernambucano Ivan Silva. Nesta bateria acertou dois aéreos na mesma onda para receber nota 8,75 e totalizar imbatíveis 16,50 pontos.

Ele repetiu este 8,75 na semifinal contra o paraibano Elivelton Santos e na final computou uma nota 8,00 que carimbou o seu passaporte para a França. Das dez maiores notas do campeonato, seis foram de Victor Bernardo, que também encabeça a relação dos maiores placares do Quiksilver King of the Groms 2012. Na terceira fase atingiu 15,65 pontos e na final 14,35. As três marcas dele no domingo bateram o recorde do sábado, de 13,85 pontos do vice-campeão Jackson Rodrigues.

“Batalhei muito, consegui chegar na final que era o primeiro objetivo, mas não consegui vencer”, lamentou Jackson Rodrigues. “Estou muito triste, mas isso passa porque este é só o primeiro bom resultado de muitos. Quero agradecer a galera que torceu muito por mim em todas as baterias. O Victor (Bernardo) quebrou o campeonato todo, na final conseguiu achar as melhores ondas e mereceu a vitória”.

Sobre tentar a vaga na segunda seletiva do Quiksilver King of the Groms, nos dias 4 e 5 de agosto em São Francisco do Sul (SC), Jackson ainda não sabe se poderá ir. “Eu não sei, vou ter que ver com meu patrocinador, realmente não sei se terei condições de viajar pra lá”, disse Jackson. No entanto, no pódio, o prefeito de Baía Formosa, Nivaldo Melo, prometeu viabilizar a ida dele para representar a cidade em Santa Catarina.

Apesar de pequenas, as ondas do Pontal de Baía Formosa não decepcionaram e apresentaram toda a perfeição das direitas que moldaram o estilo do maior ídolo do surfe brasileiro em todos os tempos, Fábio Gouveia. No domingo, também se destacaram o paraibano Elivelton Santos e o catarinense Gustavo Ramos, que só foram barrados nas semifinais. Gustavo Ramos foi a última vítima do “local-hero” Jackson Rodrigues. O formosense já tinha passado pelo paulista Edher Reis e derrotado dois catarinenses na terceira fase, Yago Dora e Luan Wood.

“Cheguei perto da final, mas estou muito feliz porque é o meu primeiro King of the Groms ainda”, falou o catarinense Gustavo Ramos, 14 anos, que dividiu o terceiro lugar com Elivelton Santos. “Mas, vou ter uma segunda chance ainda de conseguir a vaga pra França lá em São Francisco do Sul. Eu moro lá, conheço bem a onda, nasci lá e vou com tudo pra vencer esta segunda etapa em casa”.

MUNDIAL NA FRANÇA – Realizado desde 2005, esta foi a primeira vez que o Quiksilver King of the Groms começou pela Região Nordeste do país. Mas, foi o paulista Victor Bernardo quem conquistou a primeira vaga para defender o Brasil na final mundial do evento, que será realizada junto com a etapa do ASP World Tour, Quiksilver Pro France, nos dias 28 de setembro a 8 de outubro em Hossegor, com todas as despesas de passagens aéreas, hospedagem e alimentação custeadas pelos organizadores.

A decisão do título mundial será disputada pelos classificados nas seletivas do Quiksilver King of the Groms pelo mundo, sendo dois do Brasil, dois da Austrália, dois dos Estados Unidos, dois da Europa, um da África do Sul, um do Japão, um da Nova Zelândia, um do Havaí, um do Taiti, um da Indonésia, um da Ilha Reunião e um de outro país da América Latina. O campeão na França terá direito a uma outra viagem com tudo pago para participar da triagem do Quiksilver Pro Gold Coast 2013, etapa que sempre abre o ASP Tour na Austrália.

A primeira etapa do Quiksilver King of the Groms 2012 contou com patrocínio da Quiksilver e Azul Linhas Aéreas e apoio da Emprotur e da Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer do Governo do Estado do Rio de Grande do Norte, da Prefeitura Municipal de Baía Formosa, através da SEMEL – Secretaria de Esportes e Lazer, além da rede de lojas Ecológica. O evento foi realizado pela Federação de Surf do Estado do Rio Grande do Norte (FESURF) e homologado pela Confederação Brasileira de Surf (CBSURF). Parceiros de Mídia: Revista Fluir e Waves/Terra.

FINAL DO QUIKSILVER KING OF THE GROMS EM BAÍA FORMOSA:

Campeão: Victor Bernardo (SP) com 14,35 pontos – notas 8,00 e 6,35

Vice-campeão: Jackson Rodrigues (RN) com 10,85 pontos – notas 6,00 e 4,85

SEMIFINAIS – 3.o lugar:

1.a: Victor Bernardo (SP) 13.75 x 11.40 Elivelton Santos (PB)

2.a: Jackson Rodrigues (RN) 12.10 x 9.70 Gustavo Ramos (SC)

QUARTAS DE FINAL – 5.o lugar:

1.a: Elivelton Santos (PB) 11.85 x 11.50 Jennifer de Sousa (CE)

2.a: Victor Bernardo (SP) 16.50 x 7.45 Ivan Silva (PE)

3.a: Jackson Rodrigues (RN) 10.85 x 9.65 Edher Reis (SP)

4.a: Gustavo Ramos (SC) 12.65 x 10.75 Yago Dora (SC)

TERCEIRA FASE – 3.o=9.o lugar:

1.a: 12.00-Elivelton Santos (PB), 9.85-Ivan Silva (PE), 8.95-Alcides Lopes (SC)

2.a: 15.65-Victor Bernardo (SP), 11.70-Jennifer de Sousa (CE), 8.65-Israel Junior (RN)

3.a: 13.50-Jackson Rodrigues (RN), 8.90-Yago Dora (SC), 6.30-Luan Wood (SC)

4.a: 13.50-Gustavo Ramos (SC), 7.75-Edher Reis (SP), 7.50-Lucas Silveira (RJ)

Por: João Carvalho