Italo Ferreira começou a defender a liderança do ranking sul-americano

Cauê Wood – Foto Surf:  Fabriciano Junior / Dendê Produções

O potiguar Italo Ferreira começou a defender a liderança do ranking sul-americano Pro Junior com vitória no Surf Eco Festival em Salvador. Já o vice-líder, Geovane Ferreira, foi barrado no primeiro confronto da quinta-feira na Praia de Jaguaribe e vai ter que aguardar o término do evento para saber se permanece entre os quatro surfistas que se classificam para o Circuito Mundial Pro Junior da ASP. Esta bateria foi vencida pelo também paulista Luan Carvalho, que defende a quarta posição e o terceiro colocado, Cauê Wood, de Santa Catarina, também avançou para a segunda fase que será iniciada às 10 horas nesta sexta-feira nas ondas do SESC Piatã na capital baiana.

Ítalo Ferreira. Foto Surf:  Fabriciano Junior / Dendê Produções

“Estou muito feliz por ter encaixado meu surfe nestas ondas, mesmo com dores no tornozelo que machuquei em um aéreo treinando antes de começar o campeonato hoje (quinta-feira) aqui”, contou Luan Carvalho. “Mesmo assim, vou forçar ao máximo porque tenho que aumentar meus pontos no ranking para continuar entre os quatro que vão pro Mundial. Pena que o Geovane (Ferreira) perdeu. Ele é meu amigo e fiquei triste porque é um guerreiro como eu e também não tem um patrocínio forte. Tomara que ele consiga a vaga ainda, já que está bem colocado (segundo lugar) no ranking”.

Acompanhe AO-VIVO

Mas, a concorrência vai ser forte, pois o quinto e o sétimo colocado, o catarinense Matheus Navarro e o paraibano Samuel Igo, respectivamente, também se classificaram nas ondas de 2-3 pés da quinta-feira de Sol, céu azul e muito calor em Salvador. Já o capixaba Krystian Kymerson, que na quarta-feira festejou a conquista do título da etapa do ASP 1-Star do Radical Wave apresenta Surf Eco Festival e ocupava a sexta posição no ranking Pro Junior, está fora da briga. Ele acabou eliminado pelo peruano Joaquin Del Castillo e o paulista Evandro Lima.

“A primeira bateria sempre tem uma expectativa de como está o mar, como os juízes estão avaliando o teu surfe, mas foi uma bateria boa”, analisou Matheus Navarro, que derrotou o irmão mais jovem de Krystian, Kallebe Kymerson, e o argentino Pablo Cosoleto na quarta bateria do dia. “Eu consegui achar umas ondinhas no começo que me deixou mais tranqüilo no restante da bateria e agora vou continuar seguindo atrás do meu grande objetivo para este ano, que é a classificação para o Circuito Mundial Pro Junior da ASP”.

Na disputa seguinte, outra vitória de Santa Catarina nas ondas do SESC Piatã na Praia de Jaguaribe, de Cauê Wood que ocupa a terceira posição no ranking e quer permanecer entre os top-4 para o ASP World Junior Championship. A bateria quase termina com uma dobradinha catarinense, mas o paulista Igor Moraes ganhou a briga pela segunda vaga de Gustavo Ramos.

“Tem muita gente na briga ainda pelas vagas para o Mundial e consegui dar só o primeiro passo para me manter entre os quatro primeiros do ranking”, disse Cauê Wood. “Agora é manter a concentração nas próximas e entrar em cada bateria como se fosse uma final. Quero aproveitar que estou entre os quatro e só dependo de mim mesmo para tentar fazer o meu surfe. O mar está difícil, mas sempre entram algumas ondas boas nas baterias, então espero que continue assim amanhã (sexta-feira)”.

TÍTULO SUL-AMERICANO – O líder do ranking, Italo Ferreira, também estreou com vitória em uma das melhores baterias do dia. Os seus aéreos fizeram a diferença de novo e quem surpreendeu foi o paulista Gabriel André, que acabou despachando o único surfista que conseguiu uma nota 10 nas ondas de Jaguaribe nesta semana, o cearense Michael Rodrigues. Gabriel passou em segundo, junto com o potiguar de Baía Formosa que já foi campeão brasileiro Pro Junior neste ano e quer o título sul-americano também para ser o melhor surfista do continente na categoria para surfistas com até 20 anos de idade.

“Foi bem difícil a bateria, as séries estão demorando muito pra entrar, mas consegui pegar boas ondas para ficar em primeiro lugar”, disse Italo Ferreira. “O meu objetivo aqui é tentar ser campeão sul-americano Pro Junior. Eu já fui campeão brasileiro esse ano e vou buscar outro título para ir pro Circuito Mundial (Pro Junior) tentar destruir as ondas de Bali (em outubro) e da Austrália (em janeiro de 2013), onde vão rolar as etapas deste ano”.

A batalha pelas quatro vagas da categoria masculina continua nesta sexta-feira com mais duas rodadas que vão definir os classificados para as quartas de final. No segundo dia da decisão do Circuito Sul-americano Pro Junior da ASP South America, as meninas também vão estrear na disputa por uma das duas vagas para o Mundial. Uma já está garantida para a paulista Juliana Meneguel e a venezuelana Rosanny Alvarez é a que está mais perto de tirar o segundo lugar no ranking da paranaense Jessica Bianca, que não veio competir na Bahia.

DESTAQUES DO DIA

O paulista Victor Bernardo, que tem idade para a categoria Mirim ainda, foi o grande destaque no primeiro dia da etapa final do ASP South America Pro Junior 2012. Ele completou os aéreos mais incríveis da quinta-feira nas ondas de Jaguaribe, computando notas 9,5 e 8,0 no imbatível placar de 17,50 pontos de 20 possíveis. Quem chegou mais perto destas marcas foi o também paulista Deivid Silva, que atingiu 17,15 pontos com notas 9,15 e 8,00 na última bateria do dia.

SEGUNDA FASE MASCULINA DO PRO JUNIOR:

1.a: Luan Carvalho (BRA), Ian Gouveia (BRA), Thiago Guimarães (BRA), Kallebe Kymerson (BRA)
2.a: Matheus Navarro (BRA), Samuel Igo (BRA), Gabriel Adisaka (BRA), Yago Dora (BRA)
3.a: Cauê Wood (BRA), Diego Michereff (BRA), Gabriel André (BRA), Artur Aguiar (BRA)
4.a: Italo Ferreira (BRA), Igor Moraes (BRA), Iago Silva (BRA), Victor Bernardo (BRA)
5.a: Lysandro Leandro (BRA), Luan Wood (BRA), Pedro Miguel (BRA), Yagê Araujo (BRA)
6.a: Rafael Teixeira (BRA), Nathan Brandi (BRA), Iann Costa (BRA), Wesley Santos (BRA)
7.a: João Paulo Abreu (BRA), Joaquin del Castillo (PER), Carlo Zapata (PER), Gabriel Farias (BRA)
8.a: Deivid Silva (BRA), Cainã Barletta (BRA), Evandro Lima (BRA), Rodrigo Cardoso (BRA)

PRIMEIRA FASE

3.o=33.o lugar (133 pontos) / 4.o=49.o lugar (75 pontos):

1.a: 1-Luan Carvalho (BRA), 2-Yago Dora (BRA), 3-Geovane Ferreira (BRA)
2.a: 1-Ian Gouveia (BRA), 2-Samuel Igo (BRA), 3-Icaro Lopes (BRA)
3.a: 1-Gabriel Adisaka (BRA), 2-Thiago Guimarães (BRA), 3-Amando Lins (BRA)
4.a: 1-Matheus Navarro (BRA), 2-Kallebe Kymerson (BRA), 3-Pablo Cosoleto (ARG)
5.a: 1-Cauê Wood (BRA), 2-Igor Moraes (BRA), 3-Gustavo Ramos (BRA)
6.a: 1-Artur Aguiar (BRA), 2-Iago Silva (BRA), 3-Maxwell Ribeiro (BRA)
7.a: 1-Victor Bernardo (BRA), 2-Diego Michereff (BRA), 3-Lucas Santos (BRA), 4-Erick Moraes (BRA)
8.a: 1-Italo Ferreira (BRA), 2-Gabriel André (BRA), 3-Michael Rodrigues (BRA)
9.a: 1-Lysandro Leandro (BRA), 2-Rafael Teixeira (BRA), 3-Derek Gomez (VEN)
10: 1-Yagê Araujo (BRA), 2-Iann Costa (BRA), 3-Lucas Silveira (BRA), 4-Yan Daberkow (BRA)
11: 1-Wesley Santos (BRA), 2-Pedro Miguel (BRA), 3-Alcides Neto (BRA)
12: 1-Nathan Brandi (BRA), 2-Luan Wood (BRA), 3-Luis Fernando Alves (BRA)
13: 1-Joaquin Del Castillo (PER), 2-Evandro Lima (BRA), 3-Krystian Kymerson (BRA)
14: 1-João Paulo Abreu (BRA), 2-Cainã Barletta (BRA), 3-Ivan Silva (BRA)
15: 1-Rodrigo Cardoso (BRA), 2-Carlo Zapata (PER), 3-Rhamon Austin (BRA)
16: 1-Deivid Silva (BRA), 2-Gabriel Farias (BRA), 3-Thalis Luis (BRA)

Por: João Carvalho