João Renato leva a sério as disputas de stand up

João Renato leva a sério as disputas de stand up. Foto Surf: Arquivo Pessoal

João Renato usa sua experiência no 6º Festival de Surf Ecovias, em Santos

Sua vida tem tudo a ver com atividade física e com o mar. Agora, mais ainda, levando a sério as disputas de stand up, inclusive com participação em prova no Havaí. O paulistano João Renato Moura é mais um destaque confirmado no 6º Festival de Surf Ecovias, no dia 2 de setembro, no Quebra-Mar, em Santos, e que este ano terá a competição de stand up paddle, onde o atleta usa prancha com remos.

Com vivência no longboard e no triathlon, o competidor de 38 anos iniciou no stand up em 2007, com o objetivo de aprender uma nova modalidade e aprimorar o seu condicionamento físico. “Comprei uma prancha de sup surf e comecei a me aventurar pela Baía de São Vicente”, lembra o atleta, que inicialmente preferia o surf e depois começou a treinar “Race” com Alessandro Matero, o Minduim, um dos pioneiros no esporte.

Para ele, o stand up dá uma visão totalmente diferente do que estava acostumado. “Por estar em pé na prancha o tempo todo, podemos ver o mar de outra maneira”, argumenta o atleta, empolgado com o 6º Festival Ecovias. “Acredito que a prova tem tudo para ser alucinante, pois o Quebra-Mar é um lugar show e com a proximidade do público, as disputas ficarão muito mais eletrizante”, explica.

Preparador físico, João Renato tem um centro de treinamento em São Paulo e, inclusive, foi responsável pela preparação física e reabilitação da equipe brasileira no Mundial da ISA desse ano, no Peru. Seus treinos no stand up são realizados na Raia Olímpica da USP, nas segundas, quartas e sextas, e no mar, entre São Vicente e Santos, aos finais de semana.

“Daí, faço treinos longos com o Totó (Antonio Carlos Bonfá), o Animal (Luiz Guida) e o Rogério Mendes”, conta o remador, referindo-se a três nomes destaques da modalidade. O complemento à preparação física, para aguentar as longas remadas, é feito com treino funcional e ginástica natural.

Nas competições, João Renato vem se destacando e ganhando espaço entre os principais nomes, nas provas de Race. “Em 2011 fui vice-campeão do Circuito Aloha Spirit e o 10º colocado no ranking brasileiro. Esse ano venci a primeira etapa do Circuito Ubatuba e fui o 13º colocado na categoria 20/39 anos na prova da Naish Maui Paddleboard Race, no Havaí, que foi fantástico, uma grande experiência”, completa João Renato, que compete com o patrocínio da Board House e apoios da Surftech (pranchas), DAS (acessórios) e PMG.

INSCRIÇÕES – O 6º Festival de Surf Ecovias terá este ano só competições de stand up, com os atletas divididos nas Race Elite (pranchas 12’6”), com nove quilômetros de disputa e R$ 5 mil de premiação, e na Fun (pranchas fundo reto até 10’6”), com remada de três quilômetros. Nas duas categorias, disputas masculinas e femininas. As inscrições seguem abertas e devem ser feitas exclusivamente pelo site.

RECORDE – Outra grande atração do evento será a nova tentativa de recorde mundial do maior número de surfistas numa mesma onda. A marca atual é de 110 pessoas, de 2009, na África do Sul. O Brasil já entrou no Guiness Book, o livro dos recordes em 2008, com 100 surfistas em pé na mesma onda, feito realizado no Festival Ecovias, no Quebra-Mar. Um ano antes, na edição inicial do evento, o recorde foi estabelecido, com 84 atletas.

O 6º Festival de Surf Ecovias, que faz parte do calendário oficial da Cidade de Santos, tem o patrocínio da Ecovias, com o co-patrocínio da Prefeitura de Santos. Apoio da New Advance, Guinness Book, Revista Coquetel e ABSUP. Produção: Ricosurf.