Michael Rodrigues faz a melhor estreia no Surf Eco Festival em Salvador

Michael Rodrigues (CE). Foto Surf: Fabriciano Junior / Dendê Produções

 

Etapa do ASP 1-Star vai até quarta-feira em Salvador e na quinta começa a decisão do ASP South America Pro Junior Series 2012 na capital da Bahia
Cenário perfeito para o início do Surf Eco Festival na segunda-feira de Sol, céu azul e boas ondas de 3-4 pés no pico do SESC Piatã na Praia de Jaguaribe, em Salvador. Vice-campeão desta etapa do ASP 1-Star na final contra o baiano Bino Lopes no ano passado, o cearense Michael Rodrigues foi o grande destaque do primeiro dia. Ele estreou na primeira bateria do campeonato e ninguém superou a nota 8,5 da sua melhor onda e nem os 14,75 pontos que totalizou na vitória sobre Daniel Silva e Gabriel Farias. A competição recomeça ás 11 horas nesta terça-feira com a entrada dos cabeças de chave na capital baiana.

“Eu venho de uma série de etapas seguidas do Pro Junior e competir logo na primeira bateria aqui foi estranho, mas achei até legal para entrar no ritmo logo”, falou Michael Rodrigues. “O campeonato já começou quente, com a primeira posição na bateria trocando a cada onda e estou amarradão em estar de volta aqui em Salvador. É um lugar que me traz ótimas lembranças e me sinto em casa aqui. No ano passado foi muito bom pra mim esse campeonato, então espero conseguir outro bom resultado nesta semana aqui”.

Ele também vai participar da primeira bateria na terça-feira, contra o pernambucano Ian Gouveia e os baianos Dennis Tihara e Aurélio Santana. Outras atrações no primeiro dia do Surf Eco Festival foram as apresentações de dois surfistas que já defenderam o Brasil na divisão de elite do ASP World Tour. A experiência fez a diferença para as vitórias do catarinense Marco Polo, 31 anos, e do potiguar Danilo Costa, 35, que já disputaram o WCT, bem como do cearense Dunga Neto, o mais velho dos participantes com 39 anos de idade.

“Eu comecei tentando pegar as direitas, mas logo vi que as melhores eram as esquerdas e competir com essa nova geração é uma grande inspiração para mim”, disse Marco Polo, que completou 31 anos de idade no dia 12 de agosto. “Eles fazem várias manobras aéreas, eu também estou arriscando e acertando algumas, então foi muito importante para mim ter estreado com vitória. Aqui na Bahia eu já tinha competido na Praia do Forte, em Stella Maris, mas não conhecia aqui e achei a onda radical, forte e rápida, muito boa mesmo”.

Marco Polo derrotou três surfistas da categoria Pro Junior ainda, com até 20 anos de idade, na quarta bateria do dia. O paulista Igor Moraes passou em segundo lugar, mas o baiano Iann Costa acabou eliminado junto com o potiguar Gustavo Sanches, irmão caçula de Danilo Costa, que só competiu no sétimo e penúltimo confronto da segunda-feira em Salvador. Ele também estreou com vitória e o jovem baiano Ian Costa ficou com a segunda vaga, despachando um ex-campeão do ASP World Star da Bahia, o cearense Márcio Farney.

“É muito bom voltar aqui pra Bahia e ouvir esse sotaque gostoso dos baianos”, falou Danilo Costa. “Eu acabei machucando o dente ontem (domingo) treinando aqui, fiquei com dores a noite toda e tive que ir ao dentista hoje de manhã. Mas deu tudo certo, consegui pegar boas ondas e é sempre muito bom você vencer a sua primeira bateria no campeonato. Agora acaba aquela expectativa e vamos ver se embala. Eu já venci um evento aqui na Bahia, o antigo SuperSurf, então tomara que eu repita a dose agora”.

Outro potiguar fez bonito na última bateria do dia. O surfista de Baía Formosa, Italo Ferreira, que vem de vitória na etapa do Pro Junior encerrada domingo no Rio de Janeiro, foi quem chegou mais perto das marcas do cearense Michael Rodrigues. Ele também usou os aéreos para conseguir notas 7,5 e 7,2 nas duas melhores ondas que surfou, totalizando 14,70 pontos contra 14,75 do recordista absoluto da segunda-feira na Praia de Jaguaribe.

Esta etapa que fecha o ASP South America Surf Series 2012 na Bahia vai até quarta-feira. Na quinta-feira, o Surf Eco Festival dá início a decisão do Circuito Sul-americano Pro Junior. Além de definir os campeões da categoria para surfistas com até 20 anos de idade, até sábado serão conhecidos os classificados para defender o continente no Circuito Mundial Pro Junior da ASP, quatro no masculino e duas na feminina.

PRIMEIRA FASE – 3.o=33.o lugar (44 pontos) / 4.o=41.o lugar (29 pontos):

1.a: 1-Michael Rodrigues (BRA), 2-Daniel Silva (BRA), 3-Gabriel Farias (BRA)
2.a: 1-Lysandro Barbalho (BRA), 2-Dennis Tihara (BRA), 3-Cesar Aguiar (BRA), 4-Joaquin Del Castillo (PER)
3.a: 1-Ulisses Meira (BRA), 2-Diego Rosa (BRA), 3-Raphael Seixas (BRA), 4-Yago Dora (BRA)
4.a: 1-Marco Polo (BRA), 2-Igor Moraes (BRA), 3-Iann Costa (BRA), 4-Gustavo Sanches (BRA)
5.a: 1-Luan Carvalho (BRA), 2-Matheus Navarro (BRA), 3-Victor Bernardo (BRA), 4-Rhamon Austin (BRA)
6.a: 1-Dunga Neto (BRA), 2-Lucas Silveira (BRA), 3-Geovane Ferreira (BRA), 4-Samuel Igo (BRA)
7.a: 1-Danilo Costa (BRA), 2-Iago Silva (BRA), 3-Marcio Farney (BRA), 4-Wilyam Santana (BRA)
8.a: 1-Italo Ferreira (BRA), 2-Krystian Kymerson (BRA), 3-Leo Villas Boas (BRA), 4-Fernando Luis Alves (BRA)

SEGUNDA FASE – entrada dos cabeças de chave (os dois primeiros relacionados nas baterias):
1.o e 2.o=Terceira Fase / 3.o=17.o lugar (59 pontos) e 4.o=25.o lugar (48 pontos):
1.a bateria: Ian Gouveia (BRA), Aurélio Santana (BRA), Michael Rodrigues, Dennis Tihara (BRA)
2.a: Deivid Silva (BRA), Rafael Teixeira (BRA), Lysandro Barbalho (BRA), Daniel Silva (BRA)
3.a: Franklin Serpa (BRA), Bruno Galini (BRA), Ulisses Meira (BRA), Igor Moraes (BRA)
4.a: Carlo Zapata (PER), João Paulo Abreu (BRA), Marco Polo (BRA), Diego Rosa (BRA)
5.a: Caue Wood (BRA), Luan Wood (BRA), Luan Carvalho (BRA), Lucas Silveira (BRA)
6.a: Cainã Barletta (BRA), Nathan Brandi (BRA), Dunga Neto (BRA), Matheus Navarro (BRA)
7.a: Saul Senna (BRA), Thiago Guimarães (BRA), Danilo Costa (BRA), Krystian Kymerson (BRA)
8.a: Sebastian Correa (PER), Diego Michereff (BRA), Italo Ferreira (BRA), Iago Silva (BRA)

Por: João Carvalho