Totó é mais um nome forte na disputa do 6º Festival de Surf Ecovias de Stand Up

Totó Osório. Foto Surf: Antonio Portinari / Divulgação

 

A briga promete ser boa no 6º Festival de Surf Ecovias de Stand Up, no próximo dia 2, em Santos. Motivados pela premiação os principais nomes da modalidade estarão na disputa, que contará com nove quilômetros na disputa principal, a Race Elite (pranchas 12’6”).

Entre os cotados estará o paulistano Antonio Carlos Bonfá Júnior, o Totó, publicitário que sempre esteve ligado aos esportes com pranchas e desde 2008 pratica o Stand Up Paddle (SUP). Terceiro colocado no Circuito Brasileiro 2011, na categoria principal, ele ocupa a quarta posição esse ano e vem de vitória do Circuito Rei e Rainha do Mar, em Copacabana, Rio de Janeiro, numa disputa semelhante a de Santos.

“O Festival Ecovias tem tudo pra ser irada. Já competi algumas vezes em Santos e outras em São Vicente, mas no Quebra-Mar, de race, nunca. Ali é a história viva do surf e acho que vai rolar uma vibração única. E também tem a história do recorde mundial depois da prova. Então vai ser muito divertido”, afirma o competidor, referindo-se ao grande destaque do evento, a tentativa de quebra do recorde mundial do maior número de surfistas numa mesma onda.

Ele também tem como vantagem os treinos constantes em Santos. “Meus pais se dividem entre São Paulo e Santos. Moram ao lado do Quebra-Mar, uns 50 metros do pico. Em Santos tem tudo que gosto e fica tudo perto, surf, SUP com altas ondas e várias raias com diferentes tipos de treino para o SUP Race. É perfeito. Tem uma galera bem legal na água. Por isso tenho treinado e tem me ajudado bastante”, comenta.

Aos 39 anos, Totó também já tem experiência no Havaí com SUP. “Em 2011 competi na Triple Crown of SUP Race em Maui e ganhei as três provas, sendo uma individual, na minha categoria, a 30 a 39 anos, e duas vitórias em dupla com o Cláudio Chaim, nas travessias Maliko-Honolua Bay e Maui-Molokai”, conta o atleta.

“Estar num stand up por si só já é algo incrível. A visão da água que temos em pé, remando e se deslocando pela propulsão gerada pela própria força e percorrendo distâncias consideráveis geram um sentimento único. Poder surfar, principalmente as vagas que passam lá fora, bem além da rebentação, é um dos melhores sentimentos que se tem numa remada”, analisa.

INSCRIÇÕES – As inscrições seguem abertas até sexta-feira (24) e devem ser feitas exclusivamente no site ricosurf

RECORDE – Outra grande atração do evento será a nova tentativa de recorde mundial do maior número de surfistas numa mesma onda. A marca atual é de 110 pessoas, de 2009, na África do Sul. O Brasil já entrou no Guiness Book, o livro dos recordes em 2008, com 100 surfistas em pé na mesma onda, feito realizado no Festival Ecovias, no Quebra-Mar. Um ano antes, na edição inicial do evento, o recorde foi estabelecido, com 84 atletas.

O 6º Festival de Surf Ecovias, que faz parte do calendário oficial da Cidade de Santos, tem o patrocínio da Ecovias. Apoio da Prefeitura de Santos, Kialoa, New Advance, Guinness Book, Revista Coquetel, FPSUP e ABSUP. Produção: Ricosurf.