Bodyboard – Isabela Sousa, campeã mundial em 2010, levou a galera ao delírio ao derrotar a atual campeã do mundo, a basca Eunate Aguirre

Isabela Souza, campeã do Rio Bodyboarding International. Foto: Pedro Monteiro / Adding.

Isabela Souza, campeã do Rio Bodyboarding International. Foto Surf: Pedro Monteiro / Adding.

Depois de uma década vários, o público que lotou as areias da praia de Copacabana, Rio de Janeiro (RJ), teve o privilégio de assistir um verdadeiro show de bodyboard. No Masculino, o marroquino Brahim Iddouch garantiu o título do Rio Bodyboarding International.

No Feminino, a cearense Isabela Sousa, campeã mundial em 2010, levou a galera ao delírio ao derrotar a atual campeã do mundo, a basca Eunate Aguirre. Isabela, que lidera o ranking deste ano, está bem próxima de conquistar o bicampeonato.

Ela arrebentou na decisão, batendo todos os recordes do evento. Levou a melhor nota (9,0) e a maior média (15,15) dos seis dias de competição, que ofereceu a maior premiação da história do esporte – US$ 75 mil.

“Eu estou muito feliz por vencer este evento aqui no Brasil. Posso dizer que é um dos melhores momentos da minha vida. Copacabana é um local muito especial. Ver a praia lotada e todos os brasileiros torcendo por mim foi algo inacreditável. Estou muito motivada para buscar esse bicampeonato mundial”, frisou Isabela.

Com a vitória na etapa, a cearense se aproximou muito do título.

Apenas Eunate e a japonesa Minami Hatekayama seguem na briga e ambas precisam vencer as duas últimas etapas do Tour – Venezuela e Porto Rico – e torcer para que Isabela não chegue às semifinais em uma das duas.

Mesmo com as duas mãos na taça e o virtual título de bicampeã mundial nas mãos, Isabela segue cautelosa. “Eu preciso me manter focada. Quero muito esse bicampeonato e vou fazer tudo para que isso aconteça já na Venezuela”, disse.

Já entre os homens, o marroquino Brahim Iddouch venceu pela segunda vez no ano, a primeira foi nas triagens do Grand Slam de Arica, Chile. Ele se aproximou muito de uma das vagas na elite do Tour Mundial em 2013.

“O Brasil é incrível. As pessoas me apoiaram muito e fiquei bastante feliz e surpreso por ter todo esse apoio na final. O público aqui é incrível, me senti em casa”, revelou.

Nas quartas-de-final do masculino, cinco brasileiros ainda brigavam pelo título. Abrindo o dia, o francês Yoan Floantin não teve muito trabalho para derrotar o marroquino Benslimane Adnan. Em seguida, Éder Luciano se classificou para a semi ao vencer o também brasileiro Roberto Bruno.

A grande surpresa desta fase foi a eliminação do hexacampeão mundial Guilherme Tâmega, que liderou sua série até o minuto final, mas acabou superado pelo catarinense Luis Villar. Outro campeão mundial, o baiano Uri Valadão, também se despediu da competição nas quartas, perdendo para o marroquino Brahim Iddouch.

“Queria muito ter ido mais longe porque estou competindo no quintal da minha casa. Mas, infelizmente não deu. Mas estou muito contente pelo Mundial ter voltado ao Rio e torço muito para que o esporte cresça novamente. Ano que vem tem mais”, disse Tâmega.

Em seguida, foi à vez de definir as quatro melhores atletas do feminino. Na primeira bateria, Soraia Rocha venceu a capixaba Maylla Venturin, enquanto Isabella Sousa levou a melhor diante de Jessica Becker. Atual campeã do mundo, a basca Eunate Aguirre comprovou o favoritismo e derrotou a brasileira Maira Vianna. Na última bateria, a brasileira Joselane Amorim deu o troco diante da porto-riquenha Luz Marie Grande.

Pódio Masculino – Foto: Pedro Monteiro

Na primeira semifinal, o catarinense Eder Luciano liderou a série de ponta a ponta, mas restando poucos segundos para o fim, o francês Yoan Floantin, que precisava de 6,90 para virar, achou uma onda vencedora que valeu 7,0 e a vaga na decisão.

Na bateria seguinte, o último brasileiro na competição também se despediu. Na disputa contra Brahim Iddouch, o brasileiro Luis Villar bem que tentou despachar o marroquino, mas não foi o suficiente para chegar à final.

Entre as meninas, Isabela Sousa confirmou o favoritismo e levou a melhor sobre Soraia Rocha, carimbando o passaporte brasileiro na finalíssima. Na outra bateria, a atual campeã mundial Eunate Aguirre mostrou uma superação incrível. Na bateria anterior, ainda nas quartas, ela caiu de mau jeito ao executar uma manobra, machucando o ombro. Contrariando a todos, a atleta basca não desistiu da briga pelo troféu e entrou no mar. Visivelmente com dores, ela superou todas as dificuldades e venceu a gaúcha Joselane Amorim, garantindo a vaga na final.

Por: Danilo Caboclo